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Coleta de lixo na avenida Ário Barnabé será feita por meio de lixeiras subterrâneas

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Foto: Arquivo RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou a implantação de um sistema diferenciado de coleta de lixo na avenida Ário Barnabé. A coleta será realizada com a utilização de containers subterrâneos para resíduos orgânicos e recicláveis no modelo que já foi implantado em 13 ecopontos da cidade. A mudança complementa a obra de requalificação da avenida. São 12 pontos distribuídos próximos aos cruzamentos da Ário. Desse total, nove já estão em funcionamento.

A coleta porta a porta do lixo orgânico permanecerá na avenida às segundas, quartas e sextas, como de costume, até a conclusão da instalação dos containers, que está prevista ainda para dezembro.

O modelo é tendência nas regiões comerciais para evitar o acúmulo de lixo nas fachadas das lojas e também para que o caminhão da coleta não interfira no fluxo do trânsito das vias onde o volume de veículos já é intenso. A comodidade de poder descartar o lixo a qualquer hora, tanto o orgânico como o reciclável, é outro benefício.

A coleta subterrânea é um conceito simples para recolher a produção de resíduos em grandes centros urbanos de forma eficiente. São caixas de até 3 mil litros enterradas,100% vedadas, onde o lixo é depositado e fica armazenado fora do alcance de pessoas, animais e mudanças climáticas. Com sua utilização não há problemas com o odor do lixo orgânico e a contaminação do solo com lixo espalhado nas ruas que propiciam o entupimento de bueiros e a proliferação de pragas e roedores. Além do benefício ambiental, o sistema também contribui para deixar a paisagem visivelmente mais bonita.

A coleta do lixo só é realizada quando o equipamento atinge mais de 75% da sua capacidade, o que é verificado por meio de sensores que emitem um sinal e avisa a empresa que executa o serviço, quando a lixeira está no limite de armazenagem. Com menos viagens para coleta dos resíduos há também menos liberação de CO2, menor consumo de combustível e mais segurança aos profissionais envolvidos na operação, que não ficam em contato direto com o material descartado.

No início da semana agentes ambientais da Corpus visitaram os comércios e orientando sobre a implantação do novo sistema de coleta com a utilização das lixeiras subterrâneas.

Endereço dos coletores subterrâneos

•Rua Jacob Lyra – Parque das Nações

02 containers resíduos Recicláveis

•Rua Reverendo Ataíde Costa – Vila Pires da Cunha

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Rua Padre Francisco P. C. Vasconcellos – Vila Pires da Cunha

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Rua Doutor Renato Riggio – Vila Pires da Cunha

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Rua José Carlos Wolf – Jardim Tancredo Neves

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Avenida Ario Barnabé – Jardim Morada do Sol (Estacionamento da Praça do Lago)

02 containers resíduos Recicláveis

•Rua Serafim Gilberto Candelo – Jardim Morada do Sol

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Rua Silvio Candelo – Jardim Morada do Sol

02 containers resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Rua Doutor Raul David do Valle – Jardim Morada do Sol

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

Próximos pontos para implantação

•Rua José Estanislau Ambiel – Jardim Morada do Sol

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Rua João Martini – Jardim Morada do Sol (Próximo ao estacionamento do Mercado São Vicente)

01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico

•Avenida Ario Barnabé – Jardim Morada do Sol (Próximo a Base da Guarda Municipal)

02 containers resíduos Recicláveis

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Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

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