Geral

Cohab-Campinas participa da Feira de Empreendedorismo do Espro

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 30 de novembro, no Centro Universitário Unimetrocamp Wyden, o encerramento da 3ª Feira do Empreendedorismo promovida pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro). A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) foi convidada para o evento e foi representada pelos assessores especiais Andrea de Deus e pelo coordenador do Trabalho Técnico Social (TTS), Daniel Rocha. O assessor especial da Secretaria da Habitação (Sehab), Edgar Diniz, também estava presente.

 

 

O Espro é uma organização sem fins lucrativos que oferece capacitação socioprofissional para a inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho por meio do Programa de Formação para o Mundo do Trabalho e Socioaprendizagem, que se solidifica através do Jovem Aprendiz.

 

 

Jovem Aprendiz é um programa de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego implantado como política de juventude importante para diminuir o índice de desemprego dos jovens.

 

A feira teve como objetivo reforçar que a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração. Esta formação acontece por meio de programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras legalmente qualificadas.

 

Segundo o coordenador do TTS da Cohab-Campinas, Daniel Rocha, os jovens sempre precisam de uma primeira chance. “É importante que, cada vez mais, as entidades e associações ofereçam oportunidades aos jovens no sentido de proporcionar a eles uma oportunidade real de inserção no mercado de trabalho. A partir disso é só eles darem sequência na vida profissional”, disse.

 

O assessor especial da Secretaria da Habitação (Sehab), Edgar Diniz, disse que o empreendedorismo é a porta de entrada para os jovens e adolescentes no mercado de trabalho. “Foi um evento de muita importância, principalmente porque pudemos ver o brilho nos olhos dos jovens aprendizes. Certamente, este programa vai proporcionar a eles muitas oportunidades no presente e também no futuro”, afirmou.

 

Para a assessora especial Andréa de Deus a Cohab-Campinas pode atuar fazendo com que jovens atendidos no TTS possam ser inseridos nos programas de formação para o mundo do trabalho e jovem aprendiz. “Os programas de formação do Espro transformam a realidade e as perspectivas dos jovens, mostram que formação e a educação são caminhos para a mobilidade social”, disse.

 

 

 

Perfil

 

O aprendiz é o jovem com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em curso de aprendizagem profissional e admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Os jovens aprendizes beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem em instituições qualificadoras reconhecidas responsáveis pela certificação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock