Connect with us

Geral

Clínicas Veterinárias Móveis já realizaram 660 atendimentos a cães e gatos

imagem 53

Lançado oficialmente na última segunda-feira, dia 1º de agosto, mas operando de forma experimental para a realização de testes e aprimoramento do serviço desde o dia 18 de julho, o programa das Clínicas Veterinárias Móveis já atendeu 660 animais domésticos, entre cães e gatos.

A iniciativa é mais uma ação da política de proteção e bem-estar dos animais praticada pela Prefeitura. O trabalho é executado por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

As clínicas estão instaladas em duas unidades móveis – contêineres adaptados – que percorrem os bairros prestando atendimento médico veterinário ambulatorial gratuito aos moradores. O investimento previsto é de R$ 2 milhões ao longo de cada ano de atendimento. A escolha da empresa responsável – a Clinicão Clínica Veterinária – foi feita por licitação.

Advertisement

Atualmente, unidade 1 da Clínica está operando na abrangência do bairro Boa Vista, na rua Humberto Avenienti esquina com a rua dos Jequitibás, onde permanecerá até o dia 18 de agosto. Já a unidade 2 ficará até 15 de agosto na Praça da Juventude, na Rua Abigail Zenir Nader, 551, no DIC 5, região do Ouro Verde. 

O horário de atendimento de ambas as unidades é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Não é preciso agendamento. É necessário levar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas, e o responsável pelo animal precisa ser maior de 18 anos. Para ser atendido, o dono do cão ou gato não precisa ser morador do bairro ou região onde a Clínica está, basta morar na cidade. 

Pioneirismo e prevenção

Advertisement

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, disse que este modelo de programa de clínicas veterinárias móveis é um trabalho pioneiro no País. “Embora existam outras iniciativas, médico veterinário ‘em campo’, nos bairros, em consultório móvel, é o primeiro no Brasil. Campinas mais uma vez inova e lidera as políticas e proteção e bem-estar animal no Brasil”, informou.

Ainda segundo o secretário, o foco é atender a população mais carente, que tem dificuldade em pagar uma consulta com um médico veterinário. “A partir de agora serão atendimentos contínuos para resolver a maior parte dos assuntos, tais como vacinação, doenças de pele do animal, problema alimentar, uma orientação e procedimentos simples que resolvem a maior parte das questões”, explicou o secretário, que lembrou que os cães e gatos precisam ficar saudáveis para que as pessoas também não tenham doenças transmitidas pelos animais.

O trabalho nas clínicas é orientado para a prevenção de doenças, segundo o diretor do Dpbea, Vagner Bellini. “Todos os animais serão michochipados e, se tiverem indicação, receberão a vacina. Além deste primeiro atendimento para procedimentos de baixa complexidade, o principal objetivo da clínica veterinária móvel é trabalhar na veterinária preventiva”.

Advertisement

Bellini explica que cerca de 70% das doenças poderiam ser prevenidas e evitadas como, por exemplo, a cinomose, a parvovirose, a hepatite canina, a leptospirose, a parainfluenza. “A equipe está preparada para orientar e esclarecer como cuidar de forma correta dos animais como, por exemplo, na prevenção de carrapatos e pulgas, que podem se transformar em doenças mais sérias”, completou.

Estrutura

Cada unidade conta com três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para o cadastramento dos interessados. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de senha.

Advertisement

Além do trabalho ambulatorial, as clínicas também prestam atendimento de prevenção e promoção da saúde dos animais, com microchipagem e vacinação. Orientam, ainda, sobre a importância da guarda responsável dos animais.

Próximos bairros

Os próximos bairros a serem atendidos pelas Clínicas Veterinárias são os que ficam nas proximidades do Parque das Águas (Jardim Nova Europa, Parque Jambeiro, Parque Prado, Vila Ipê, Jardim Amazonas, entre outros), na região Sul, a partir do dia 22 de agosto.

Advertisement

Simultaneamente, outra unidade estará nas proximidades do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Estação Cidadania – Cultura Thaís Fernanda Ribeiro, na Vila Esperança (Jardim São Marcos, Jardim Campineiro, Recanto da Fortuna, Jardim Santa Mônica e outros no eixo dos Amarais), região Norte, a partir de 19 de agosto. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare