cinema

Destinado especialmente a crianças de 04 a 10 anos, que estão começando a se abrir para arte do audiovisual, o projeto cineclubista Cine Infância tem uma agenda este ano de 32 sessões de exibição de filmes brasileiros, em 08 escolas públicas de Campinas. O projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.

Cada sessão do Cine Infância envolve, além da exibição de um curta-metragem brasileiro, uma roda de conversa planejada especialmente para o público infantojuvenil, ou seja, com atividades artístico-culturais que estimulem o pensamento crítico sobre as temáticas levantadas pelos filmes, mas com interação entre as crianças, de forma lúdica e bem descontraída.

Além das sessões de cinema, o Cine Infância contempla, ainda, a promoção de atividades formativas. Em Campinas, o projeto vai realizar uma oficina de exercícios de animação e filmagem com estudantes entre 08 e 11 anos da EMEF Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia, em Campinas, nos dias 20 e 27 de agosto. Serão beneficiados 30 alunos no total, divididos em duas turmas.

A atividade terá colaboração de profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Dirigido pelos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi e prestes a completar 50 anos de atuação, o Núcleo desenvolveu uma didática própria para o ensino de animação através de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no país e do mundo neste segmento.

Neste formato de oficina, a escola se transforma num verdadeiro estúdio de animação por algumas horas. Os participantes experimentam a produção de uma sequência de desenho animado tradicional, a chamada animação 2D, de forma totalmente prática, em todas as suas etapas. Os desenhos são criados na mesa de luz, coloridos de modo artesanal e fotografados com aplicativo próprio no celular, na mesa de filmagem, para a criação do filme.

Animação é um dos formatos das obras que fazem parte do projeto Cine Infância, que priorizou a diversidade na seleção das produções. A maioria dos filmes que serão exibidos ao longo do ano integra o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando diferentes abordagens estéticas, com documentários e ficção, além das animações, e abordando diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas, além de contarem com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. “Temos uma seleção ampla também nas suas origens, com produções de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás”, comenta Fernanda Teodoro Viana, curadora e idealizadora do Cine Infância.  “A partir de um diálogo com a escola, definimos a obra a ser apresentada, que pode conversar com o projeto pedagógico, com o perfil dos alunos, enfim, a ideia do Cine Infância é proporcionar às crianças experiências estéticas acessíveis, ampliando seu repertório não somente com relação à arte, mas também ao contexto sociocultural brasileiro”, detalha Fernanda.

Por lei, desde 2014, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. “Mais do que isso, o contato com filmes brasileiros na infância faz com que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. E a oficina vem para incentivar o protagonismo dessas crianças e jovens, no aspecto instrumental e técnico, mas também como criadores e narradores de suas próprias histórias”, completa Fernanda.

Saiba Mais

O Cine Infância é um projeto realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo,  Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.

Esta edição conta com apoio da Metrô Filmes, que desde 2017 produz filmes de ficção e documentários com foco em temáticas sociais e políticas.

A concepção do Cine Infância é de Fernanda Teodoro Viana,  produtora responsável por todas as exibições do projeto. Com formação acadêmica em Letras – Inglês/Literaturas pela UERJ e Cinema (UFSC), é pós-graduada em Literatura Inglesa e Americana e em Direito do Entretenimento. Membro da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas, que produz a Mostra Amilar Alves em Campinas desde 2018, e do ICINE (Fórum do Cinema do Interior Paulista), lançou em 2022 o documentário de curta-metragem “Haitianas”, vencedor do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas, no qual atuou no roteiro, direção e produção.

Para acompanhar a agenda e as novidades do Cine Infância, contemplado pelo FICC, LPG Municipal e Estadual, o canal do instagram é @cineinfancia. Mais informações podem ser obtidas pelo [email protected].