Connect with us

Indaiatuba

Ciclismo de Indaiatuba fecha 2018 com atletas no topo do ranking brasileiro

imagem 6

Foto: Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI

A vitoriosa temporada de 2018 da equipe de ciclismo de Indaiatuba foi coroada com três atletas no topo do ranking brasileiro de ciclismo. O time comandado pelo técnico Armando Reis da Costa Camargo realizou excelente temporada e viu Armando Camargo Filho ‘Piá’ campeão no ranking individual na Elite Masculino. Os atletas Alice Tamirys Leite de Melo e Bruno Campos de Sá Pinto, também foram os campeões da Elite Feminino e Júnior Masculino, respectivamente. Indaiatuba ficou na 3ª colocação no Ranking Nacional de Estrada da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com 1.263 pontos.

‘Na lista por atletas, Piá faturou o título com 563 pontos, quase cem pontos à frente do vice-campeão, Alessandro Ferreira Guimarães, do Rio de Janeiro Cycling Team, com 464 pontos e Rodrigo Araújo de Melo da equipe São Francisco Saúde/Klabin/SME de Ribeirão Preto (363 pontos). “A palavra-chave para conseguir ir bem no ranking nacional é ‘regularidade’. E nós conseguimos fazer isso muito bem neste ano. Não apenas disputamos provas, mas conseguimos muitas vitórias e pódios. Estamos em um momento muito bom, fizemos uma temporada excelente e estamos satisfeitos com essa conquista”, comentou o técnico Armando Camargo.

Advertisement

Na Elite Feminino, Alice liderou o ranking com 604 pontos com margem expressiva sobre a 2ª colocada Tamires Fanny Radatz da equipe Avaí/FME Florianópolis/APGF (498 pontos) e Wellyda dos Santos Rodrigues da ABEC de Rio Claro (455 pontos). “Uma temporada vitoriosa coroada com títulos importantes e de peso. Os títulos individuais são resultado de muito esforço dos atletas, da comissão técnica e também de todos os parceiros e patrocinadores que apoiam a equipe para que esse projeto seja possível. Além disso, pela primeira vez obtivemos três títulos individuais’, ressaltou o treinador.

Outro destaque foi o ciclista Bruno de Sá que também conquistou o título na categoria Júnior ao somar 388 pontos, cinco à frente do 2º colocado, Fernando Duarte Mendes da equipe Avaí F,C/São José/APGF com 383 pontos. Vinicius Rangel Costa (345 pontos) do Rio de Janeiro Cycling Team ficou na 3ª colocação.

Temporada 2018

Advertisement

Presente nas principais competições do País, os atletas de Indaiatuba colecionaram vitórias e pódios. Foram 11 títulos individuais e também por Equipes. Entre os quais o 51º Circuito do Boa Vista (Joinville-SC), Volta do Ceará (Fortaleza-CE), XXXIV Macapá Verão de Ciclismo (Macapá-AP), 74ª Prova Ciclística São Salvador (Campos dos Goytacazes-RJ), Volta de Brusque (Brusque-SC), 4ª Prova de Ciclismo Cidade de Ubatuba (Ubatuba-SP), 2º GP Gustavo Pattero (Arapongas-PR), entre outras.

O staff local também teve resultados expressivos no Campeonato Brasileiro de Pista, realizado no início do mês no Velódromo de Indaiatuba. A Equipe sagrou-se vice-campeã, conquistando seis medalhas, sendo três ouros, duas pratas e um bronze. “Não é uma surpresa. Estamos em um bom momento e fizemos boas provas, com destaque claro para as provas individuais, onde conquistamos excelentes resultados e consequentemente pontos importantes para o ranking”, comentou Piá.

Nova Geração

Advertisement

Além de Piá, outro destaque de 2018, foi Alice Tamirys, de 22 anos, na Elite Feminina, que desbancou as ciclistas Wellyda Rodrigues da ABEC de Rio Claro e Tatielle Valadares da Funvic de São José dos Campos, consideradas no início do ano, as favoritas ao título de campeã brasileira e o aspirante à equipe principal, Bruno Campos de Sá, de apenas 18 anos. Ele provou, ao time, ser um dos mais versáteis atletas do País: além de ajudar o elenco em diversas conquistas na Estrada, faturou títulos em outros tipos de provas e terrenos.

Bicampeão

Ser campeão do ranking brasileiro de ciclismo de estrada já é um feito histórico, imagine sagrar-se bicampeão?! Vale lembrar que é a segunda vez que Piá termina a temporada como líder do ranking nacional. Em 2008, ele havia realizado o feito competindo pela equipe Memorial de Santos.

Advertisement

Ciclista há mais de duas décadas, Armando Filho, de 36 anos, ingressou no esporte pelas categorias de base. O atleta começou competindo na categorial infantil, aos 13 anos de idade, incentivado pelo pai – que é ciclista e o atual treinador. “Hoje, campeão brasileiro pela segunda vez, olho para o início e me lembro do incentivo e lições que recebi do meu pai e dos amigos que sempre me incentivaram, como o senhor Indalécio Coral e o filho Sandro Coral, que junto com o meu pai fizeram meu início acontecer e, é algo que nunca vou me esquecer”, contou emocionado.

Fórmula 1

Conhecida como Fórmula 1 do ciclismo e com status de profissional, competir na categoria elite é para poucos. Prestes a entrar na 23ª temporada, o atleta segue conquistando títulos e sua marca na história do esporte nacional. “Da minha parte vale lembrar que ganhei o ranking em 2008 e lembro de quando acabou pensei na dificuldade que foi vencer e como seria difícil chegar de novo nessa posição”, ressaltou. “Para mim foi mesmo um desafio lutar mais uma vez por esse feito, pois, eu já sabia como é muito difícil, devido ao calendário imenso de janeiro ao final de novembro”, contou.

Advertisement

Segundo ele, a fórmula para a liderança no ranking individual foi a regularidade imprimida durante toda a temporada 2018. “E você não tinha direito nem de pensar em ficar doente mesmo assim, isso ocorreu em dois momentos. Um realmente não consegui largar na prova que foi a Volta de Guarulhos. Não bastava apenas correr tinha que obter bons resultados e diretamente com os melhores atletas e as grandes e tradicionais equipes do país”, afirmou. “Não que nós, hoje não configure uma grande equipe, mas, em termos da rotatividade dos ciclistas nossa equipe tem uma quantidade menor de atletas e, isso é fundamental para chegarmos entre as grandes equipes”, reiterou. “Eu não tenho dúvida que isso só foi possível devido a gestão do nosso prefeito Gaspar, voltada ao esporte. Assim como em outras áreas investiu em nossa equipe através da Secretaria de Esportes e do nosso secretário Marquinhos que nos acompanhou de perto e sempre nos deu todo suporte para essa grande conquista. Sem eles, tudo isso não seria possível”, ressaltou.

RANKING ESTRADA ELITE MASCULINO

1º – Armando Reis da Costa Camargo Filho – Secretaria de Esportes de Indaiatuba – 563 pontos

Advertisement

2º – Alessandro Ferreira Santos Guimarães – Rio de Janeiro Cycling Team – 464 pontos

3º – Rodrigo Araújo de Melo – São Francisco Saúde/Klabin/SME/Ribeirão Preto – 363 pontos

RANKING ESTRADA ELITE FEMININO

Advertisement

1º – Alice Tamirys Leite de Melo – Secretaria de Esportes de Indaiatuba – 604 pontos

2º – Tamires Fanny Radatz – Avaí F.C/FME Florianópolis/APFG – 498 pontos

3º – Wellyda Regisleyne dos Santos Rodrigues – ABEC/Rio Claro – 455 pontos

Advertisement

RANKING ESTRADA JUNIOR MASCULINO

1º – Bruno Campos de Sá Pinto – Secretaria de Esportes de Indaiatuba – 388 pontos

2º – Fernando Duarte Mendes – Avaí F.C/FME Florianópolis/APFG – 383 pontos

Advertisement

3º – Vínicius Rangel Costa – Rio de Janeiro Cycling Team – 345 pontos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare