Connect with us

Geral

Cetesb inaugura uma nova sede de Agência Ambiental em Campinas

imagem 105

A nova sede da Agência Ambiental da Cetesb em Campinas foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro. O prédio, na Avenida Brasil, foi cedido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e passou por uma ampla reforma nas instalações. O secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou da abertura oficial do espaço junto ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

 

 

Advertisement

 

Nas mesmas instalações está a divisão de Laboratório de Campinas. Com 16 funcionários com formação técnica especializada, atende diretamente demandas de oito agências da Cetesb, que respondem por 40 cidades e envolvem cerca de 3,3 milhões de habitantes. A Agência de Campinas abrange nove municípios: Campinas, Capivari, Elias Fausto, Louveira, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Valinhos e Vinhedo.

 

Advertisement

 

 

A Cetesb é a companhia ambiental do Estado de São Paulo, agência do governo do estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Segundo o secretário Estadual Marcos Penido foi uma satisfação poder comemorar a inauguração da nova sede da agência em Campinas, pontuando também a importância da Cetesb para o Estado de São Paulo. “É muito importante que possamos dar melhores condições para que as pessoas possam desenvolver o seu trabalho e possam ter mais satisfação em trabalhar. A Cetesb é uma guardiã do meio ambiente, não é uma opositora. Através dela possamos fazer com que o desenvolvimento se dê de forma correta. A companhia defende a qualidade de vida de todos nós. O meio ambiente é onde vivemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e a terra de onde tiramos nosso alimento. Esse é o meio que temos que cuidar”, afirmou.

 

 

Advertisement

 

Segundo o prefeito Jonas Donizette não é possível pensar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade como questões separadas, mas indissociáveis. Ele também destacou a posição de Campinas no cenário nacional e estadual e cumprimentou a equipe da Cetesb. “Campinas é uma cidade privilegiada que não é capital mas tem muitos órgãos de administrações estaduais e federais que são muito importantes para o desenvolvimento do município. Faço um agradecimento e cumprimento pelo aproveitamento dessa região. Espero que vocês possam continuar com essa produtividade. O trabalho dos pesquisadores brasileiros é reconhecido no país e no mundo”, disse dirigindo-se aos funcionários da Agência de Campinas.

 

Advertisement

 

 

Também presente na inauguração, a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, fez um apanhado do trabalho que vem sendo realizado pelo órgão. “Tivemos em 2019 um trabalho extenso que resultou no ano mais eficiente da Cetesb em 51 anos. A Companhia é composta por pessoas e os resultados vêm dos esforços de cada um que trabalha na empresa”, contou. De acordo com ela, com a mudança da Agência de Campinas, a Cetesb deixou de pagar o aluguel e as instalações foram modernizadas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare