Connect with us

Geral

Cerimônia virtual mantém tradição da Lavagem da Escadaria da Catedral

imagem 137

“Esse ato simbólico é fruto de uma luta histórica de vocês, uma conquista por toda construção que vocês fizeram ao longo de anos, enfrentando racismo, preconceito religioso, todo tipo de dificuldades para exercer a religiosidade, que é direito básico do cidadão”, disse o prefeito aos representantes das comunidades de matriz africana.

Dário Saadi reforçou o compromisso do governo de “portas abertas contra o racismo, contra a intolerância religiosa, contra o preconceito religioso”. E acrescentou: “em 2023, estaremos em frente à Catedral, sem ameaça de vírus e sem ameaça de pandemia. Tenho certeza de que será uma festa linda”.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu e parabenizou a iniciativa de manter a tradição da lavagem das escadarias ao longo de 37 anos. “A gente fica muito feliz por receber essa cerimônia, essa manifestação que mostra o respeito à diversidade e como a cultura é importante e tão transversal, que também enaltece e garante os direitos humanos”.

Advertisement

Alexandra apresentou uma mostra de fotos da servidora pública Fabiana Ribeiro, que registrou imagens da cerimônia de lavagem no período de 2013 a 2019. As fotos podem ser vistas pelo público no Saguão da Estação Cultura.

Cultura de Paz

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacou a importância da cerimônia “que nasceu da junção de culturas diferentes, que nos enriquece e nos mostra a luta em busca da superação”. “Ações como essa nos apontam um caminho de entendimento, de superação, de promoção da cultura de paz. Isso faz com que possamos ainda acreditar que é possível construir um futuro melhor”.

Advertisement

As religiosas do candomblé de nação angola, Mãe Corajacy e Mãe Dango, são as idealizadoras da lavagem. Mãe Corajacy abriu a celebração pedindo a benção de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Campinas. Mãe Dango foi representada pela sua filha, a Mãe Nbonikuambele e falou da história, da luta da celebração.
O ato é de suma importância, não somente um fato cultural, mas um ato religioso que traz para Campinas uma limpeza espiritual. É a oportunidade de demonstrar a nossa celebração de fé, que ajuda muita gente e essa energia traz um amanhã melhor”.

A organizadora da lavagem, Edna Lourenço, reiterou e agradeceu o esforço de todos para a realização da cerimônia. “Essa atividade de hoje é o reconhecimento da luta das duas mulheres negras que a primeira vez que foram para a rua não sabiam nem o que ia acontecer. Quero parabenizar essas mulheres que sedimentaram esse caminho porque hoje a lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas faz parte do calendário nacional do Ministério de Turismo”.

Participaram também da cerimônia a vereadora Guida Calixto, o diretor de Turismo, Eros Vizel, a coordenadora do Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir,), Jaqueline Damásio Armando e, virtualmente, o e-vereador e ex-deputado estadual, Sebastião Arcanjo, o Tiaõzinho.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare