Connect with us

Geral

Cerca de 2 mil pessoas participam da “Caminhada Laço Rosa”

imagem 174

A Praça Arautos da Paz, em Campinas, foi o ponto de largada para a Caminhada Laço Rosa na manhã deste domingo, dia 21 de outubro. Vestidas de rosa, cor símbolo da campanha de prevenção do câncer de mama, as cerca de 2 mil pessoas participantes deram uma volta em torno da Lagoa do Taquaral até retornar ao ponto de origem. O percurso teve cerca de quatro quilômetros.

 

 

Advertisement

 

 

O evento foi promovido pela Prefeitura de Campinas, em parceria com a ONG Rosa e Amor e o Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher (Caism). No mesmo dia e local, as participantes puderam participar das aulas de zumba e dança do ventre. Teve também massagem terapêutica e pintura de unhas.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

A caminhada teve a presença da primeira-dama de São Paulo, Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo; da primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, além de secretários municipais e autoridades legislativas.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A primeira-dama Sandra Ciocci ressaltou que a presença de cada participante foi muito importante para a caminhada. “Esse momento é feito para convencermos uma mulher a fazer o exame de câncer de mama”.

 

 

Advertisement

 

 

Sandra contou que as atividades vão até o último dia do mês de outubro. “Nós temos ainda algumas palestras e o encerramento do Outubro Rosa no Caism, quando as fotos que estão na mostra no Galleria Shopping e no Iguatemi Campinas serão levadas para ficar expostas lá durante o ano todo”.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

De acordo com ela, o mais importante é que no mês de outubro “a gente conscientize uma mulher que está ao nosso redor e que nunca fez mamografia da necessidade de fazer o exame. Não temos mais fila de espera em nossa cidade, mas temos muitas mulheres que têm a resistência ao exame e a um provável diagnóstico. Quanto mais cedo ela descobre, maior probabilidade de cura. As mulheres da nossa cidade tem que vencer esse medo, o medo do diagnóstico e começar a cuidar da saúde. Prevenção ainda é o melhor remédio”.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Lúcia França destacou a grande adesão à caminhada e a importância da atividade para a conscientização. “A imagem é linda. É muito rosa colorindo a cidade, é muita energia boa”.

 

 

Advertisement

 

 

A presidente do Fundo Social destacou que tem andado muito pelos municípios do estado de São Paulo e Campinas é o primeiro com a fila de espera para mamografia zerada. “Poder brindar esse dia com vocês é um prazer. Cuidamos de tanta coisa, de casa, do trabalho, dos filhos, da vida da família, mas não podemos deixar de cuidar da gente. É um mês em que temos que parar, olhar para a gente e buscar ajuda”.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Camisetas foram vendidas no local do evento e em pontos de venda. O valor arrecadado será revertido para a ONG Rosa e Amor e para o Caism. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também vendeu agendas e CDs para reverter a renda para o Hospital de Amor. A Rosa e Amor também vendeu os produtos da ONG como bonés, guarda-chuva, ecobag, necessaire, broches e outros.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Outubro Rosa em Campinas é realizado pela Prefeitura de Campinas, EPTV, Transforma Campinas e Unimed. Diversas empresas e instituições apoiam o evento. A edição deste ano tem como tema “Mulheres fortes, eu venci”.

 

 

Advertisement

 

 

Atividades restantes do Outubro Rosa:

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Dia 24

 

Advertisement

 

Palestra “Vamos falar sobre câncer de mama?”

 

Advertisement

Hora: às 19h15, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas.

 

 

Advertisement

Palestrantes:

 

Prof. Dr. Cássio Cardoso Filho

Advertisement

 

Médico Oncologista, especialista em Mastologia

 

Advertisement

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médias da Universidade Estadual de Campinas.

 

Pós-Graduação: Mestrado (2007) e Doutorado (2012), na área de concentração de Oncologia Ginecológica e Mamária, pelo DTG/FCM/UNICAMP

Advertisement

 

 

Convidadas:

Advertisement

 

 

Dra Márcia Camargo Franzese – Presidente do Grupo Rosa e Amor

Advertisement

 

Médica pediatra pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Pós-graduação em Homeopatia e Saúde Pública pela UNICAMP

 

Advertisement

 

Karla Costa

 

Advertisement

Seleção Olímpica de Basquete

 

Jogou as Olimpíadas de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres 2012.

Advertisement

 

Em 2014 tornou-se sargento da aeronáutica tornando-se bicampeã mundial militar e em 2015 foi eleita a melhor jogadora do mundial.

 

Advertisement

 

 

Dia 31

Advertisement

 

 

Às 10h – encerramento da campanha no Caism Unicamp.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare