Connect with us

Geral

Cerca de 2 mil pessoas participam da “Caminhada Laço Rosa”

Publicado

em

A Praça Arautos da Paz, em Campinas, foi o ponto de largada para a Caminhada Laço Rosa na manhã deste domingo, dia 21 de outubro. Vestidas de rosa, cor símbolo da campanha de prevenção do câncer de mama, as cerca de 2 mil pessoas participantes deram uma volta em torno da Lagoa do Taquaral até retornar ao ponto de origem. O percurso teve cerca de quatro quilômetros.

 

 

 

 

O evento foi promovido pela Prefeitura de Campinas, em parceria com a ONG Rosa e Amor e o Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher (Caism). No mesmo dia e local, as participantes puderam participar das aulas de zumba e dança do ventre. Teve também massagem terapêutica e pintura de unhas.

 

 

 

 

A caminhada teve a presença da primeira-dama de São Paulo, Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo; da primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, além de secretários municipais e autoridades legislativas.

 

 

 

 

A primeira-dama Sandra Ciocci ressaltou que a presença de cada participante foi muito importante para a caminhada. “Esse momento é feito para convencermos uma mulher a fazer o exame de câncer de mama”.

 

 

 

 

Sandra contou que as atividades vão até o último dia do mês de outubro. “Nós temos ainda algumas palestras e o encerramento do Outubro Rosa no Caism, quando as fotos que estão na mostra no Galleria Shopping e no Iguatemi Campinas serão levadas para ficar expostas lá durante o ano todo”.

 

 

 

 

De acordo com ela, o mais importante é que no mês de outubro “a gente conscientize uma mulher que está ao nosso redor e que nunca fez mamografia da necessidade de fazer o exame. Não temos mais fila de espera em nossa cidade, mas temos muitas mulheres que têm a resistência ao exame e a um provável diagnóstico. Quanto mais cedo ela descobre, maior probabilidade de cura. As mulheres da nossa cidade tem que vencer esse medo, o medo do diagnóstico e começar a cuidar da saúde. Prevenção ainda é o melhor remédio”.

 

 

 

 

Lúcia França destacou a grande adesão à caminhada e a importância da atividade para a conscientização. “A imagem é linda. É muito rosa colorindo a cidade, é muita energia boa”.

 

 

 

 

A presidente do Fundo Social destacou que tem andado muito pelos municípios do estado de São Paulo e Campinas é o primeiro com a fila de espera para mamografia zerada. “Poder brindar esse dia com vocês é um prazer. Cuidamos de tanta coisa, de casa, do trabalho, dos filhos, da vida da família, mas não podemos deixar de cuidar da gente. É um mês em que temos que parar, olhar para a gente e buscar ajuda”.

 

 

 

 

Camisetas foram vendidas no local do evento e em pontos de venda. O valor arrecadado será revertido para a ONG Rosa e Amor e para o Caism. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também vendeu agendas e CDs para reverter a renda para o Hospital de Amor. A Rosa e Amor também vendeu os produtos da ONG como bonés, guarda-chuva, ecobag, necessaire, broches e outros.

 

 

 

 

O Outubro Rosa em Campinas é realizado pela Prefeitura de Campinas, EPTV, Transforma Campinas e Unimed. Diversas empresas e instituições apoiam o evento. A edição deste ano tem como tema “Mulheres fortes, eu venci”.

 

 

 

 

Atividades restantes do Outubro Rosa:

 

 

 

 

Dia 24

 

 

Palestra “Vamos falar sobre câncer de mama?”

 

Hora: às 19h15, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas.

 

 

Palestrantes:

 

Prof. Dr. Cássio Cardoso Filho

 

Médico Oncologista, especialista em Mastologia

 

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médias da Universidade Estadual de Campinas.

 

Pós-Graduação: Mestrado (2007) e Doutorado (2012), na área de concentração de Oncologia Ginecológica e Mamária, pelo DTG/FCM/UNICAMP

 

 

Convidadas:

 

 

Dra Márcia Camargo Franzese – Presidente do Grupo Rosa e Amor

 

Médica pediatra pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Pós-graduação em Homeopatia e Saúde Pública pela UNICAMP

 

 

Karla Costa

 

Seleção Olímpica de Basquete

 

Jogou as Olimpíadas de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres 2012.

 

Em 2014 tornou-se sargento da aeronáutica tornando-se bicampeã mundial militar e em 2015 foi eleita a melhor jogadora do mundial.

 

 

 

Dia 31

 

 

Às 10h – encerramento da campanha no Caism Unicamp.

 

 

 

 

Geral

Liberadas mais vagas para vacinar gestantes da área da saúde contra Covid

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reabrir, a partir das 19h desta quarta-feira, 5 de maio, o agendamento para a vacinação de trabalhadoras de saúde
No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas as profissionais que têm graduação ou curso técnico na área e as mulheres que trabalham no setor, incluindo recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadoras da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outras que trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros, além de cuidadoras de idosas registradas por empresas da área.
Profissionais de saúde devem apresentar o registro no Conselho de Classe e/ou outro comprovante, além de comprovante de trabalho no setor, que pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função) ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa.
Grávidas e puérperas terão que levar o cartão pré-natal (caderneta da gestante). As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Todas as agendadas terão que apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem em seu celular, documento oficial com foto e comprovante de residência no município em seu nome.

Continue Lendo

Geral

Aberto agendamento para vacinação de pessoas a partir dos 60 anos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Campinas zera fila de espera por leitos de enfermaria e UTI-Covid

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares