Connect with us

Geral

Centros de saúde estão abastecidos para campanha de pólio e multivacinação

imagem 126

A população de Campinas pode procurar 66 centros de saúde municipais para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Os estoques estão abastecidos e a Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de manter a caderneta de vacinas em dia para evitar doenças preveníveis. A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a 4 anos, mesmo as que já receberam as doses, e a multivacinação visa atualizar doses para os menores de 15 anos. 

 

A campanha começou na última segunda-feira, dia 8 de agosto, e termina em 9 de setembro. De acordo com balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), nos dois primeiros dias, 918 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a poliomielite em Campinas. Elas também tiveram a carteira de vacina avaliada pelas equipes dos centros de saúde e puderam atualizar outras doses faltantes. 

Advertisement

 

“Mesmo as crianças abaixo de 4 anos que tenham o esquema vacinal completo para a pólio estão recebendo a dose de reforço. Por isso é importante que os pais e responsáveis levem os pequenos até um centro de saúde”, explica a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli. A meta é vacinar 95% do público-alvo de menores de 4 anos, estimado em 58.813 crianças.

 

Advertisement

Pelos dados do início da campanha, nos dias 8 e 9 de agosto, 778 crianças menores de 1 ano compareceram às salas de vacina e 614 delas receberam algum tipo de vacina. Já entre a faixa de 5 a 14 anos, foram registrados 737 pessoas, sendo vacinadas 310, que estavam com alguma dose faltando na carteira de vacinação. Para a multivacinação a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional.

 

Os dados iniciais apontam que a participação da população precisa melhorar para ampliar a cobertura vacinal, segundo Vizelli. “Os estoques de vacinas estão normalizados e as equipes disponíveis nos centros de saúde. Tem havido redução no índice de vacinação e isso pode trazer de volta doenças consideradas erradicadas, como a poliomielite. Então, vacinar é a única opção para evitar essa série de doenças preveníveis e esperamos que as famílias levem seus menores de 15 anos para participar da campanha”, reforça.

Advertisement

 

As doses estarão disponíveis em 66 centros de saúde de Campinas (apenas o CS Boa Esperança não aplica a vacina). Não há necessidade de agendamento, basta comparecer no horário de funcionamento da sala de vacinas de cada CS. Pais e/ou responsáveis precisam apresentar a carteira de vacinação e documento com foto da criança ou adolescente. Não há necessidade de intervalo após a vacinação contra a covid-19.

 

Advertisement

Dia D

 

Para pessoas que tenham dificuldade de comparecer durante a semana aos centros de saúde, está agendado para o sábado, 20 de agosto, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

Advertisement

 

Alerta da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) informa que a queda da imunização durante a pandemia de covid-19 equivale à perda de 30 anos de avanço na vacinação infantil, segundo apontado em relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

 

Advertisement

De acordo com a entidade, no Brasil, o cenário é tão preocupante como no resto do mundo: a cobertura vacinal contra a pólio (paralisia infantil) vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016. Neste ano, a porcentagem de crianças vacinadas contra o sarampo não chegou nem em 50%. E, desde o início da pandemia de covid-19, diminuiu o número de doses da vacina contra a febre amarela aplicadas em quatro regiões do País – na Norte foi registrada queda de 34,71%; na Centro-Oeste, 21,72%; na Sul, 63,50%; e na região Sudeste, 34,42%.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare