Connect with us

Geral

Centro POP II comemora com festa aniversário de cinco anos de fundação

imagem 163

 

O Centro POP II, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos comemorou cinco anos de fundação na última terça-feira, dia 16 de outubro, com uma festa para os usuários do serviço. Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo espaço, localizado na Rua José Paulino, 603, desde sua inauguração. Elas acessaram serviços como banho, lanche, vale-almoço, atividades socioeducativas e participação em grupos de acolhida, além de usarem o espaço de convivência.

 

Advertisement

 

 

A comemoração contou com o embalo de músicos que cantaram canções escolhidas pelos usuários. Os participantes puderam brincar com os jogos de tabuleiro como dama, dominó e xadrez. No momento da festa, foram exibidas fotos do Centro POP II desde sua inauguração, pelo Prefeito Jonas Donizette, em 16 de outubro de 2013. A celebração se uniu à comemoração de aniversário dos usuários, realizada a cada dois meses no espaço. Um bolo decorado com um grande “5” em glacê verde e guloseimas adoçaram a tarde.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Durante o evento, foi realizada uma oficina de cartões, em que os participantes puderam escrever recados sobre a importância do Centro POP em suas vidas. As mensagens foram variadas, desde “POP, o nome já diz tudo”; “Vocês foram a melhor coisa que encontramos aqui em Campinas depois que chegamos. Muito obrigado a todos vocês Centro POP e assistentes sociais”; até mensagens pedindo bençãos para os funcionários do espaço.

 

 

Advertisement

Histórico e serviços oferecidos

 

 

Advertisement

Entre os mais de sete mil atendimentos feitos pelo Centro desde sua fundação, quase quatro mil foram de pessoas que passaram por acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos. Mensalmente, são atendidas 550 pessoas, sendo 130 delas formadas por pessoas que acessaram o serviço pela primeira vez. São servidos mais de dois mil cafés e lanches e oferecidos 1.200 vales-almoço.

 

 

Advertisement

Segundo a coordenadora do serviço, a assistente social Marilda Gonçalves Paim, o Centro POP tem como objetivo macro o acolhimento das pessoas em situação de rua. “Elas recebem café da manhã ou café da tarde, podem guardar suas bagagens, e lavar as roupas. Além disso, recebem um vale-almoço para comer no restaurante Bom Prato”.

 

 

Advertisement

Fora esse atendimento diário, os usuários recebem atendimento com psicólogos e assistente sociais. Eles recebem ajuda com documentação civil e inserção em serviços de saúde da rede pública municipal. São 17 funcionários da Prefeitura atuando no local, além de profissionais terceirizados, responsáveis pela limpeza e segurança.

 

 

Advertisement

No espaço também podem participar de grupos como o de Cidadania (uma vez por semana), de Mulheres (duas vezes por semana), além do grupo de acolhida. Os usuários do serviço também podem assistir a filmes no “Cine Diário”. Nesse caso, eles mesmos escolhem os temas. Também há sessões de “Cine Direcional”, em que um técnico do serviço escolhe um filme ou documentário e discute com os participantes.

 

 

Advertisement

O espaço abre de segunda a sexta-feira, entre 8h20 e 17h. Há 120 vagas, divididas entre 60 no período da manhã e 60 à tarde. Às 7h15, os usuários já podem acessar o serviço e aguardar em um espaço coberto a abertura do Centro POP II às 8h20. Eles podem ficar no local até 12h. No período da tarde, eles podem acessar o serviço entre 13h e 17h. No local também há um telecentro do programa Juventude Conectada, em que os usuários podem acessar a internet e um posto do Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal.

 

 

Advertisement

Campinas já conta, desde 2010, com um Centro Pop. A primeira unidade da cidade funciona na Rua Regente Feijó, 824 – Centro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare