Connect with us

Geral

Centro de Saúde do Oziel promove ação do Dia Mundial da Tuberculose

imagem 189

Usuários e funcionários do Centro de Saúde do Parque Oziel estão recebendo bótons com a imagem de um pulmão como parte da campanha de sensibilização, conscientização e prevenção contra a tuberculose, para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado nessa quarta-feira, 24 de março.

Cartazes estão afixados na unidade, com o alerta de que tosse por mais de duas semanas é um sinal da doença e que o médico deve ser procurado para avaliação. Outra orientação é quanto ao tratamento, que precisa ser seguido até o final.

Durante a semana, funcionários aproveitarão o tempo que os pacientes do centro de saúde aguardam o atendimento, para orientar em relação às formas de transmissão, os sintomas, e os tratamentos.

Advertisement

Uma pessoa infectada pelo bacilo que causa a tuberculose pode transmitir a doença para 10 a 15 pessoas por ano. Quem faz o tratamento corretamente, que dura seis meses, deixa de transmitir o bacilo entre 15 a 20 dias após o início da medicação. Interrupções no tratamento tornam o bacilo mais resistente”, alerta a coordenadora da unidade, Madalena Conceição da Silva Araújo.

Essa unidade de saúde tem atualmente oito pacientes em tratamento, mas o número de pessoas com a doença pode ser maior na área de abrangência do centro de saúde. É que, com a pandemia, que obriga ao isolamento social, as equipes não estão fazendo busca ativa na comunidade.

Os pacientes do Centro de Saúde passam por monitoramento diário para garantir que estão tomando a medicação corretamente. Em alguns casos, a medicação é levada na casa do paciente, para terem certeza que o tratamento não foi interrompido.

Advertisement

Tuberculose
Infecciosa e transmissível, a tuberculose matou 1,2 milhão de pessoas e outras 10 milhões adquiriram a doença em todo o mundo, segundo dados do Relatório Global 2020. O Brasil está entre os 30 países que concentram 90% de todos os casos no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o país registrou 96 mil novos casos e 6,7 mil mortes em 2019, ano de referência do relatório global.

A doença é transmitida de uma pessoa para outra. Quando o doente não tratado tosse, espirra ou escarra, lança para o ar grande número de bacilos que podem infectar outras pessoas através da respiração. Objetos pessoais como roupas, pratos, copos e talheres não transmitem a doença.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare