Connect with us

Geral

Centro de Atenção Pisicossocial (Caps AD) é inaugurado no Parque Itália

imagem 192

O Caps AD (Centro de Atenção Pisicossocial – Álcool e Drogas) Parque Itália foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 28 de junho, em Campinas. A unidade fica na Avenida Prefeito Faria Lima, nº 560, no Parque Itália e sua construção faz parte do programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Prefeitura, o Estado de São Paulo e o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A inauguração foi feita pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, e pelo coordenador do Saúde em Ação, Ricardo Tardelli.

 

O prédio tem 635 metros quadrados de área construída e conta com três salas de atendimento individualizado, além de salas de medicação, de enfermagem, de atividades coletivas e um espaço de convivência. Foram investidos R$ 2,4 milhões para sua construção.

Advertisement

 

Segundo o prefeito Jonas Donizette, a unidade terá capacidade para fazer 800 atendimentos por mês e é estruturada com equipes multidisciplinares para atender a população. “Daquilo que Campinas investe em Saúde, sete por cento é para a saúde mental. É um bom investimento porque tem aumentado muito o número de pessoas com problemas psicológicos. Essas pessoas precisam desse apoio e dessa ajuda.”

 

Advertisement

O prefeito ressaltou que o serviço funciona no mesmo terreno onde está sendo construído o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), próximo ao Hospital Mário Gatti, ao Hospital de Amor e ao Centro de Saúde do São Bernardo. “Num raio de no máximo um quilômetro temos todos esses equipamentos de saúde. O que já está sendo considerado pela população como uma cidade da saúde, com equipamentos múltiplos e variados para poder atender a população.”

 

Avanço civilizatório

Advertisement

 

O coordenador do programa Saúde em Ação afirmou que a Prefeitura de Campinas tem sido muito parceira do Estado em projetos da área da Saúde e destacou a importância dos Caps. “É uma reposta moderna e atual àquele cenário que existia no século passado dos sanatórios onde as pessoas ficavam depositadas por décadas e, às vezes, até por uma vida inteira. O Caps traz um resgate de cidadania e uma evolução muito mais humanizada. A entrega de um Caps é sempre um sinal de avanço civilizatório e nos traz muita alegria”, destacou Ricardo Tardelli.

 

Advertisement

O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, ressaltou que o Programa de Saúde Mental de Campinas é exemplar e detém números impressionantes. “Nós fazemos 75 mil procedimentos por mês, quase um milhão por ano, dentro dessa rede que é da atenção básica. Muitos estão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Caps e nas outras unidades gerenciadas por nós ou pelo Serviço de Saúde ‘Dr. Cândido Ferreira’. Nós temos mais de 47 mil pacientes de saúde mental sendo atendidos. Essa nova unidade resume, dentro de sua estrutura, a questão da política antimanicomial que foi desenvolvida no Brasil. Além disso, está nesta região do Parque Itália que está se tornando uma cidade da saúde.”

 

O Caps AD Parque Itália está funcionando desde 1º de abril, das 8h às 18h. Em 2020, passará a atender 24 horas. Com a nova unidade, Campinas amplia de três para quatro o número de Caps Álcool e Drogas. A nova unidade é coordenada pela enfermeira Roberta Silveira dos Reis.

Advertisement

 

O Caps é um serviço de saúde para tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, entre outros. Nos casos em que há dependência química, o atendimento é feito pelos Caps AD. Além da parte médica, os pacientes recebem suporte para reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 

Advertisement

É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. Nos Caps, as pessoas ficam durante o dia e, depois, voltam para as suas famílias. Se necessário, podem ficar internadas por curtos períodos até estarem estabilizadas e poderem voltar ao convívio social.

 

AME

Advertisement

 

O prefeito também aproveitou a ocasião para fazer uma visita às obras do Ambulatório Médico de Especialidades, o AME, que fica do lado do Caps AD Vila Itália e deve ser inaugurado em breve. A visita também foi acompanhada pelo coordenador do programa Saúde em Ação. De acordo com o prefeito Jonas Donizette, o AME de Campinas será o maior do Estado de São Paulo e contará com 35 especialidades médicas.

 

Advertisement

No total, os investimentos feitos pelo Estado serão de cerca de 45 milhões entre construção e aquisição de equipamentos. A Prefeitura doou o terreno e o Estado está construindo e gerenciará o ambulatório. A verba prevista para operar a unidade será de R$ 7,5 milhões por mês, também com recursos do Estado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare