Connect with us

Geral

Centro da cidade ganha mural em prédio para exaltar a figura feminina

Publicado

em

O artista Fabiano Carriero Eiras, de Campinas, realiza sua primeira pintura em uma empena – a lateral livre de um prédio – no centro da cidade. A obra pode ser vista no edifício Dona Othilia, cruzamento das avenidas Dr. Moraes Sales com Júlio de Mesquita. Trata-se do projeto “Carne de Caju – Fabiano Carriero Eiras”, premiado pelo edital ProAc Expresso da Lei Aldir Blanc n° 51/2020. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa. O artista terminou a pintura neste sábado, 16 de outubro, e agora está na fase de retirar os andaimes. 
A pintura tem 30m x 6.5m e a concepção poética da obra, intitulada “Carne de Caju”, tem inspiração na música “Morena Tropicana”, composta por Alceu Valença e Vicente Barreto, presente no disco Cavalo de Pau (1982). “Assim como nesta composição, a obra tem a intenção de exaltar a força, a beleza e a importância da figura feminina, sem deixar de lado a necessidade de reiterar o respeito devido a todas as mulheres, em um sentido amplo, rompendo com padrões de beleza e uniformizações estéticas”, explica o artista.
Neste projeto, premiado pelo histórico de realização em artes visuais, Carriero deu um passo à frente em sua carreira de muralista, por meio da realização de seu primeiro trabalho em uma empena. O resultado foi uma obra original com grandes proporções, que terá destaque e impacto visual na paisagem urbana. Valendo-se de técnicas de pintura com pincel, com rolo de pintura e, eventualmente, com o stencil, o artista utillizou tintas próprias para pintura de paredes externas, conferindo maior durabilidade à obra.
De maneira geral, o projeto ‘Carne de Caju’ busca ampliar o acesso à cultura, construindo com a população o entendimento de que a pintura de empena e o muralismo ressignificam a urbanização, transformando a paisagem formada pelos prédios em uma exposição a céu aberto que reúne uma arte viva e genuinamente pública”, disse o artista.
Sobre o artista
Fabiano Carriero nasceu em Campinas em 1981 e passou parte da infância e adolescência em em Araruama-RJ, onde aprendeu muito com a vivência de moleque descalço. De volta à cidade em 2003, fez cursos de HQ e caricatura na Escola Pandora, com os cartunistas Bira Dantas e Paulo Branco.
A partir de 2007, Carriero manteve assiduamente o seu “cantinho” na Praça Imprensa Fluminense, o Centro de Convivência de Campinas, onde todo fim de semana é realizada a Feira Hippie. Até pouco antes da pandemia, o artista expunha seus trabalhos no local, divulgando a produção para um enorme número de pessoas interessadas em artes, artesanato, quitutes e antiguidades. Começou nesta feira como caricaturista, mas nos últimos tempos focou mais na venda de quadros e gravuras, conquistando, assim, não só um viver da arte, mas também a possibilidade de espalhar a reflexão de uma obra.
Em 2011, Carriero inaugurou seu primeiro ateliê, localizado na Av. Barão de Itapura, espaço em que realizou inúmeros debates artísticos, nove exposições, muitos encontros e feiras, e onde ficou até meados de 2014. Um ano antes, em 2013, havia ingressado na PUC-Campinas, graduando-se em Artes Visuais após alguns semestres aperfeiçoando sua técnica em gravuras, sob influência do artista e mestre Paulo Cheida Sans. Adquiriu, então, intimidade com as diferentes linguagens das artes plásticas.
Em 2016, após se formar, Carriero continuou dedicando seu tempo à pintura, à gravura e às diferentes vertentes das artes urbanas – ou públicas, como gosta de chamar – tais como “lambe-lambe”, stickers e o próprio muralismo. No mesmo ano, inaugurou um novo espaço criativo, o Ateliê Folha, localizado na Vila Industrial, local em que continuou realizando encontros, exposições e feiras até o início de 2020. 

Geral

Comissão de Humanização busca qualificar serviço prestado no Ouro Verde

Publicado

em

Por

O presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni, instituiu, por meio de resolução publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 30 de novembro, a Comissão de Humanização no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). 

 

A comissão, formada por 16 integrantes de diversas áreas, com mandato de dois anos, desenvolverá projetos e ações envolvendo profissionais da unidade, gestores e usuários com estratégias de humanização direcionadas para o atendimento digno, ao acolhimento e a dissolução de conflitos.

 

Segundo a coordenadora de Humanização da Rede Mário Gatti, Lucimeire Martini, alguns projetos que já são desenvolvidos no Hospital Mário Gatti, como capelania, acolhimento psicológico, prontuário afetivo serão implantados no Ouro Verde, além de outros que serão exclusivos da unidade. Na próxima semana, a comissão se reunirá para definir projetos que serão implementados em 2022.

 

No próximo ano serão instituídas comissões também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas unidades de pronto atendimento (UPA).

 

A instituição das comissões atende a Política Nacional de Humanização, que busca por em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, para produzir mudanças nos modos de gerir e cuidar. A política nacional estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto.

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura entrega urbanização da Praça da Jaqueira, em Barão Geraldo

Publicado

em

Por

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou, na manhã desta terça-feira, dia 30 de novembro, a urbanização da Praça Vicente Luciano de Carvalho, no Residencial Vitória Ropole, distrito de Barão Geraldo. A área, conhecida como Praça da Jaqueira, fica na Rua João Walter Vanucci. A população beneficiada é de 10 mil pessoas, do bairro e da região.

A área tem cerca de 2,5 mil metros quadrados. Com investimento de R$ 306 mil, o local recebeu campo de areia, academia ao ar livre, parquinho, calçada em concreto, iluminação, instalação de bancos, plantio de grama e paisagismo. A antiga jaqueira, que precisou ser retirada porque estava condenada e oferecendo riscos, foi transformada em mesas e bancos.

 

O nome da praça homenageia o morador do bairro Vicente Luciano de Carvalho, falecido em 24 de outubro deste ano. Ele adorava a natureza, os animais e conversar com os vizinhos.

 

“Esta obra de urbanização da área proporciona mais qualidade de vida às pessoas. E prestamos esta homenagem ao Vicente, muito querido aqui na região e que, de onde estiver, estará feliz. Estas entregas de áreas de lazer mostram a nossa retomada após o período mais difícil da pandemia, mas sem esquecer dos cuidados”, disse o prefeito, Dário Saadi.

 

A família do homeageado, a esposa Abadia Nogueira e os irmãos Vanuce, Mari e Daniel, participaram da cerimônia. “É uma honra ter na praça o nome do nosso irmão, que tanto gostava deste lugar.”, disse Vanuce. Emocionada, ela leu um poema. A esposa, Abadia, disse que tem certeza de que Vicente está feliz com a homenagem e, de onde estiver, vai cuidar da praça.

 

Também participaram da entrega o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Luís Cláudio Mollo, que estava representando o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; o subprefeito de Barão Geraldo, Osvaldo Kaize; os vereadores Luiz Rossini, que estava representando o presidente da Câmara Municipal, Zé Carlos, e Nelson Hossri; o líder de bairro, Michel Siqueira; funcionários e moradores do bairro, inclusive crianças, que já aproveitaram para brincar nos novos equipamentos.

 

Sobre Vicente Luciano de Carvalho

 

Era morador de Barão Geraldo, faleceu no dia 24 de outubro deste ano, aos 65 anos. Trabalhava na PUC-Campinas. Adorava a natureza e os animais. Deixa a esposa, Maria Abadia Nogueira, não tem filhos. Quem está denominando a praça é o vereador Luiz Rossini.

 

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura convoca 21 agentes de educação infantil aprovados em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, está convocando 21 agentes de educação infantil aprovados em processo seletivo simplificado. A convocação pode ser consultada na edição desta quinta-feira, 30 de novembro, do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial).

 

São vagas restantes da reunião realizada nesta segunda-feira, dia 29, e, para estas, foram chamados mais candidatos aprovados no processo seletivo realizado em 2019, cujo edital se encerra no dia 3 de dezembro e não poderá mais ser prorrogado.

 

A reunião para preenchimento destas vagas será realizada amanhã, dia 1º de dezembro, às 14h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

 

Para a reunião, os convocados devem levar um documento de identidade original com foto. Caso esteja com sintomas gripais ou não consiga comparecer, o candidato deve indicar um representante legal para a escolha da vaga e este deverá apresentar uma procuração simples, datada e assinada pelo candidato, além da cópia do documento de identidade (do candidato) e o documento de identidade original do procurador. A ausência do candidato ou de seu representante legal implicará  perda dos direitos legais decorrentes do processo seletivo simplificado.

 

A Prefeitura já enviou um email aos 21 convocados com as informações sobre as vagas. Caso a pessoa veja seu nome no Diário Oficial, mas não localizou o email, deve enviar uma mensagem para o endereço eletrônico para a Coordenadoria de Concursos ([email protected]) e esta área encaminhará as informações novamente. É importante que a pessoa tire todas as dúvidas via email antes da reunião, para dar mais agilidade no processo de preenchimento da vaga.

 

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas ressalta também que, caso sobrem vagas, uma última convocação será feita na quinta-feira, dia 2/12. 

 

A previsão é de que as pessoas convocadas neste certame para agente de educação infantil comecem a trabalhar no início de 2022. O prazo do contrato é de até 12 meses.

 

Como complemento ao Diário Oficial, os candidatos aprovados em concursos públicos e processos seletivos também podem acompanhar as convocações e demais informações sobre os certames pelo link “Concursos e Empregos”, disponível no site da Prefeitura e no endereço (https://novo.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/pagina/concursos-e-empregos).  Na página, o candidato tem acesso às convocações já feitas, vagas aceitas ou recusadas e a relação completa de classificados.

 

Serviço

 

Convocação de agentes de educação infantil

 

Data da convocação: 30 de novembro

 

Onde conferir a convocação: Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

 

Reunião de preenchimento de vagas: 1 de dezembro, quarta-feira

 

Horário: 14h30

 

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal (Avenida Ancheita, 200 – Centro – Campinas)

Continue Lendo

Populares