Connect with us

Geral

Ceasa Campinas conquista prêmio RAC-Sanasa com trabalho do ISA

Publicado

em

A Ceasa Campinas conquistou nesta quinta-feira, 14, o Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental 2017, na categoria Terceiro Setor/Organizações, pelo trabalho do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) – ONG criada pelos comerciantes da central de abastecimento para combater a fome e o desperdício de alimentos e que é mantida pelos permissionários em parceria com a Ceasa Campinas.

 

É a segunda vez que a Ceasa recebe a premiação – a primeira foi em 2008, com o projeto do sistema de gestão de resíduos do entreposto. A entrega do prêmio foi realizada no auditório Capivari, na sede da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa), em Campinas, e contou com a presença do diretor administrativo-financeiro da Ceasa Campinas, Miguel Nicolau, e do presidente do ISA, o empresário João Antônio Benassi, que receberam o prêmio.

 

O trabalho do instituto foi destacado na reportagem “ISA elimina o desperdício e garante alimento a famílias”, de autoria da repórter Sheila Vieira, publicado no último dia 20 de abril pelo jornal Correio Popular, do Grupo RAC. Outras duas reportagens de projetos sociais da Ceasa – sobre o Banco Municipal de Alimentos e a Cooperativa de Reciclagem Unidos da Vitória – também foram publicadas ao longo da série de matérias que concorreram ao prêmio. No total, foram contemplados seis projetos dentre 34 iniciativas, todas destacadas em matérias especiais publicadas pelo jornal.

 

“Para nós, da Ceasa Campinas, uma empresa pública que pertence à Prefeitura, é motivo de muito orgulho ter um trabalho social como o ISA reconhecido. Em nome de toda a direção da Ceasa, meu muito obrigado aos organizadores e a toda a equipe do ISA”, disse Miguel Nicolau, que representou o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, ausente por estar em viagem.

 

Participaram da cerimônia o diretor-presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo – que fizeram a entrega da premiação aos contemplados -, além do o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, convidados e representantes de empresas e entidades participantes.

 

 

Critérios e trabalho

 

Entre os critérios avaliados pelo Comitê Julgador do prêmio estão o impacto das iniciativas como contribuição para o desenvolvimento sustentável, considerando os impactos dos projetos e ações divulgadas e, ainda, a associação dos trabalhos com os cinco pilares da sustentabilidade: ambiental, social, econômico, cultural e político.

 

O ISA é uma ONG que funciona dentro da Ceasa Campinas. Idealizada em 1984 pelo empresário José Antonio Fernandes da Silva, o Zé Mineiro, foi fundada como instituto dez anos mais tarde, em 25 de agosto de 1994, e é administrada pelos permissionários (comerciantes), com apoio da Ceasa. A entidade surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes do entreposto.

 

O modelo de sucesso do instituto – uma parceria entre os comerciantes e a Ceasa – é mantido até hoje. Frutas, verduras e legumes que não são comercializados, mas ainda muito bons para o consumo humano, são doados pelos comerciantes, recolhidos e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento, após passarem por triagem de qualidade e higienização no instituto.

 

A entrega dos alimentos às famílias cadastradas acontece nos bairros de maior vulnerabilidade social de Campinas e algumas cidades da região, totalizando 46 pontos de distribuição. O instituto atende cerca de 22,5 mil pessoas por mês e arrecada, em média, 233 toneladas/mês de frutas, legumes e verduras.

 

Projetos premiados da Ceasa Campinas:

 

 

 

Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental

 

2008 – Sistema de Gestão de Resíduos

 

2017 – Trabalho do ISA de combate ao desperdício e à fome

 

 

 

 

Prêmio Responsabilidade Social CPFL-RAC

 

2010 – Banco Municipal de Alimentos

 

 

 

 

Prêmio Josué de Castro

 

2013 e 2017 – Banco Municipal de Alimentos

 

 

 

 

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

 

2004 – Alimentação Escolar

Geral

Pancadas de chuva isolada na região, especialmente no sábado

Publicado

em

Por

Segundo a previsão do tempo do Cepagri da Unicamp, a partir da tarde dessa sexta (22), a formação de nuvens cumuliformes poderá resultar em pancadas de chuva leve a moderada em pontos isolados da região.

Para o final de semana, a previsão é de condição variando entre predomínio de sol e céu parcialmente nublado.

A instabilidade termodinâmica moderada deverá proporcionar um ambiente para a formação de nuvens mais profundas, principalmente do tipo “cumulus congestus”, resultando em pancadas de chuva isolada na região, especialmente no sábado.

Sem indicativos de mudanças nas condições atmosféricas, as temperaturas ficam entre 21 e 31ºC.  A segunda-feira deve manter essas características. 

Continue Lendo

Geral

Unicamp divulga aprovados para a segunda fase do Vestibular 2021 e mudança na data das provas

Publicado

em

Por

Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2021, juntamente com uma mudança na data de aplicação das provas da segunda etapa. A lista está disponível na página da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br). 15.470 candidatos estão aprovados para a segunda fase.

A Comvest está transferindo os dois dias de aplicação da segunda fase de 7 e 8 de fevereiro de 2021 para os dias 8 e 9 de fevereiro, considerando a hipótese de candidatos do Vestibular Unicamp que também estejam inscritos na modalidade digital do Enem e para evitar aglomeração decorrente da maior circulação de estudantes na mesma data. Os locais de prova poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir do dia 29 de janeiro, na página do Vestibular Unicamp 2021.

A Comvest também está disponibilizando na internet, as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase. Já as notas obtidas individualmente pelos candidatos na primeira fase, estarão à disposição para consulta a partir desta sexta-feira, 22 de janeiro. Este ano, 66.936 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada nos dias 6 e 7 de janeiro. No ingresso pelo Vestibular Unicamp 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Segunda fase
A segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2021, com duração de cinco horas em cada dia. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

Continue Lendo

Geral

Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular do 1º semestre de 2021

Publicado

em

Por

Está disponível em vestibularfatec.com.br a lista de classificação geral do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2021. O mesmo endereço eletrônico traz a primeira relação dos convocados para matrícula. Em respeito ao distanciamento social necessário para o controle da pandemia, os procedimentos para matrícula serão totalmente online.

Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), os classificados devem fazer o upload legível no site do Vestibular, dos documentos requisitados para matrícula, relacionados na Portaria, obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG – veja relação abaixo.

Convocação e matrícula online

Os candidatos receberão confirmação da convocação por e-mail (é importante não esquecer de verificar caixa de lixeira e spam). Os convocados deverão realizar o requerimento de matrícula por meio da interface do site do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O envio dos documentos não garante a efetivação da matrícula, que dependerá da conferência, pela Secretaria Acadêmica da Fatec, dos documentos obrigatórios anexados pelo próprio candidato.

Quem não tiver acesso ao sistema poderá comparecer à Fatec, no período de matrícula, para utilização de um terminal de computador com acesso à internet, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a unidade está sediada. Os interessados devem entrar em contato com a Fatec para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portariado Vestibular são de inteira responsabilidade do candidato.

Confira as próximas datas importantes:

21 e 22 de janeiro – Envio de documentos para requerimento de matrícula;

28 e 29 janeiro – Matrícula dos convocados na primeira chamada;

1º de fevereiro – Divulgação da segunda lista de convocação;

2 de fevereiro – Matrícula dos convocados na segunda lista.

Caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas na segunda chamada, novas listas serão publicadas exclusivamente nos sites das unidades. Cabe ao candidato acompanhar a convocação.

Documentos para matrícula

Para requerer a matrícula, os convocados para os 81 cursos superiores tecnológicos devem fazer o upload legível dos seguintes documentos:

  • documento de identidade – RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar, cédula de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • cadastro de pessoa física (CPF) ou documento contendo o número do CPF;
  • foto 3X4 de rosto recente, fundo neutro;
  • documento de quitação com o serviço militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • histórico escolar completo do Ensino Médio (frente e verso);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso).

Para os aprovados que concluíram o Ensino Médio por estudos equivalentes no exterior, no todo ou em parte, também é necessário o upload do parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso).

Documentos em língua estrangeira devem estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Os beneficiados pelo item “escolaridade pública” do Sistema de Pontuação Acrescida devem fazer upload do histórico escolar ou declaração comprovando que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudaram.

Quem pretende obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada e histórico escolar da instituição de origem – mais detalhes no Manual do candidato.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

Continue Lendo









<





Populares