Connect with us

Geral

Ceasa-Campinas apresenta Programa de Alimentação Escolar aos vereadores

imagem 147

 

 

Gestores da Ceasa-Campinas e da Secretaria Municipal de Educação apresentaram o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas para um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Campinas. A reunião foi realizada última terça-feira, dia 14 de dezembro.

Advertisement

 

 

O encontro aconteceu a convite do presidente da Ceasa-Campinas, Valter Greve, e do Secretário Municipal de Educação, professor José Tadeu Jorge. A apresentação foi feita pela gerente de Alimentação Escolar da Ceasa, Julia Amorim, e pela responsável técnica pelo programa na Secretaria da Educação, Maria Helena Antonicelli.

Advertisement

 

 

Participaram do encontro os vereadores Gustavo Petta, presidente da Comissão de Educação, professor Alberto, Cecílio, Paulo Gaspar, Salvetti e Carlinhos Camelô.

Advertisement

 

 

Conforme o presidente da Ceasa-Campinas, Valter Greve, a proposta da apresentação foi informar e orientar os vereadores sobre o funcionamento do programa, tornando mais fácil para os legisladores esclarecer dúvidas da população sobre o tema. “É também uma forma de implementar o projeto por meio das demandas dos munícipes encaminhadas aos vereadores”, ressalta Válter Greve.

Advertisement

 

 

No encontro, o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, enfatizou que os bons resultados da alimentação escolar de Campinas se fundamentam na parceria de sucesso entre a Ceasa e SME.

Advertisement

 

 

O programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas atende a 549 unidades educacionais das redes estadual, municipal e de entidades conveniadas. São oferecidas aproximadamente 300 mil refeições/dia.

Advertisement

 

 

Ao final do encontro, foram servidos alguns itens que compõem a alimentação das crianças e jovens das escolas da rede municipal de ensino. No cardápio estavam bolo de chocolate com abobrinha, bolo de maçã, pão e requeijão caseiros, vitamina de banana e café, suco de melancia com gengibre e outros, tudo sem açúcar.

Advertisement

 

 

Programa Municipal de Alimentação Escolar

Advertisement

 

 

A operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) é realizada pela parceria entre a Ceasa-Campinas e a Prefeitura Municipal de Campinas através de convênio firmado por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Advertisement

 

 

O modelo de parceria da alimentação escolar de Campinas é referência nacional em termos de qualidade e já conquistou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo uma das mais bem avaliadas do país.

Advertisement

 

 

A missão do Programa é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola e promover hábitos alimentares saudáveis, oferecendo uma alimentação de qualidade adequada às faixas etárias e às condições socioeconômicas, sempre respeitando a cultura e os hábitos locais.

Advertisement

 

 

O departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas conta com uma equipe composta por nutricionistas, técnicos em nutrição, assistente contábil e administrativo, analista fiscal, motoristas, operadores de carga e almoxarife.

Advertisement

 

 

Uma equipe da Coordenadoria de Nutrição é responsável por elaborar os cardápios; desenvolver receitas e aplicar testes de aceitabilidade; supervisionar as escolas municipais, estaduais, núcleos e entidades conveniadas; gerenciar, treinar e capacitar as cozinheiras.

Advertisement

 

 

Também é de sua responsabilidade ministrar palestras e oficinas de educação alimentar e nutricional para alunos, pais, professores e diretores; atender os alunos com restrições alimentares; gerenciar estágios com universidades parceiras, além de realizar o controle de qualidade dos alimentos recebidos na Ceasa Campinas.

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare