Connect with us

Geral

Ceamo celebra 16 anos com 28 mil atendimentos a 10,6 mil mulheres

imagem 176

O Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) comemora 16 anos nesta terça-feira, dia 25 de setembro. Para celebrar a data, serão realizadas atividades entre o dia 24 e 26 de setembro incluindo palestras e rodas de conversa, além de festa para as mulheres atendidas no serviço e seus filhos.
O órgão, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, já realizou 28 mil atendimentos desde sua fundação. Como cada mulher pode passar várias vezes pelo serviço, para auxílio e acompanhamento, o total de atendidas passa de 10.600. O trabalho do Centro inclui orientação jurídica, atendimento social, psicológico, além de encontros em grupo.
A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, ressalta que equipamentos de referência como o Ceamo são fundamentais para facilitar o rompimento do ciclo de violência doméstica contra mulheres. “Sua atuação é importante principalmente para agir preventivamente a essa grave violação de Direitos Humanos e, neste sentido, o CEAMO sempre esteve na vanguarda”.
A Coordenadora do Ceamo e da Coordenadoria da Mulher, Elza Frattini Montali, afirma que é uma grande satisfação comemorar mais um ano de aniversário do Serviço. “Já são 16 anos de trabalho e dedicação no enfrentamento à violência contra a mulher, construindo futuros à luz da liberdade. Acima de tudo, o Ceamo mostra que é possível viver de forma digna quando resgatamos a cidadania”.
Elza destaca que o Ceamo propicia um local de acolhimento, orientação e escuta a mulheres em situação de violência doméstica de gênero, visando romper o ciclo da violência e a reconstrução da sua autoestima. “O aniversário é nosso, mas os parabéns ficam para todas as mulheres que, corajosamente, batalham no dia a dia e em todos os espaços para terem seu valor reconhecido dentro de uma realidade cultural tão machista”.
Programação
As atividades começam com um ciclo de palestras e roda de conversa sobre o “Sistema Jurídico para mulheres em situação de violência doméstica em Campinas”, na segunda-feira, dia 24 de setembro, das 13h às 17h, no auditório do Sindicato dos Comerciários. O evento é voltado para profissionais da área de assistência social, direito e segurança, além de estudantes e demais interessados no tema. O espaço tem capacidade para 80 pessoas e não é necessário fazer inscrição.
A abertura contará com a apresentação da Banda da Polícia Militar e uma mesa com autoridades. Entre outros participantes, estarão presentes a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, e a Coordenadora do Ceamo e da Coordenadoria da Mulher, Elza Frattini Montali.
Após breve introdução, terão início as palestras da promotora Maria Paula Machado, da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; delegada Lícia Couto, da 1ª Delegacia da Mulher de Campinas; Maria Helena Jóia, da  2ª Delegacia da Defesa da Mulher; e da advogada Thaís Cremasco, do projeto Mulheres pela Justiça. Após as palestras, haverá uma sessão de perguntas e roda de conversa entre os participantes.
As atividades seguem com uma festa para mulheres atendidas pelo Ceamo e pelo Abrigo Sara M, além de seus filhos. O evento é fechado e será realizado no dia 25 de setembro.
A programação especial se encerra na quarta-feira, dia 26 de setembro, com uma roda de conversa em comemoração aos 16 anos do órgão, das 13h às 17h. O evento reunirá participantes da rede de serviços que atende mulheres em situação de violência em Campinas, como a ONG SOS Ação Mulher e Família, Casa Abrigo SARA M, Programa Guarda Amiga da Mulher da Guarda Municipal de Campinas, Caism Unicamp, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de representantes de movimentos da sociedade civil organizada. O evento tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre os
participantes. Não é preciso fazer inscrição.
Durante os eventos, haverá arrecadação de doações de produtos de higiene, em especial escova/pente de cabelo, aparelho de barbear, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador, entre outros. Os itens serão destinados a mulheres em situação de violência que utilizam os serviços da rede de proteção à mulher.
Com profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Direito, o Ceamo proporciona atendimento humanizado a mulheres em situação de violência de gênero no âmbito doméstico, com o intuito de romper o ciclo de violência. Sua missão é contribuir para a defesa dos direitos humanos das mulheres e a construção da igualdade nas relações de gênero, respeitando as diversidades, na perspectiva de uma cultura de paz.
Localizado na Avenida Francisco Glicério, 1269, 6º andar, no centro de Campinas, o Ceamo funciona das 9 às 17h de segunda a sexta-feira. A unidade pode ser contatada pelos telefones  (19) 3236-3619 / 0800 777 1050, além do e-mail [email protected].
Programação de Aniversário do Ceamo
Ciclo de palestras “Sistema Jurídico para mulheres em situação de violência doméstica em Campinas
Data: 24 de setembro, das 13h às 17h
Local: Auditório do Sindicato dos Comerciários – Rua Ferreira Penteado, 865, Centro
Não é necessário fazer inscrição
Festa para usuárias do Ceamo e do Abrigo Sara M
Data: 25 de setembro, às 13h
Evento fechado.
Roda de Conversa em comemoração aos 16 anos do Ceamo
Data: 26 de setembro, das 13h às 17h.
Local: Auditório do Sindicato dos Comerciários – Rua Ferreira Penteado, 865, Centro
Não é necessário fazer inscrição

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare