Connect with us

Geral

Castro Mendes recebe B.r.U.s, espetáculo de percussão e sapateado

imagem 151

O Teatro Castro Mendes recebe nesta sexta-feira, 23 de julho, e sábado, 24 de julho, às 19h, o espetáculo B.r.U.s., um show de percussão e tap dance (sapateado). A apresentação é gratuita, com capacidade para até 120 pessoas por noite, por conta da pandemia do Covid-19. Os ingressos devem ser retirados no local, com antecedência de 30 minutos. A TV Câmara também vai transmitir ao vivo. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

 

O público verá um espetáculo de uma hora de duração com  música é tocada ao vivo e por meio da dança o tempo todo. A bailarina, tap dancer (sapateadora) e instrumentista Chris Matallo toca sax tenor e sapateia simultaneamente, ao lado do ritmista norte-americano e tap dancer Jim Hamilton, que também toca pandeiro e sapateia.

Advertisement

 

“B.r.U.s. é um espetáculo completamente diferente e interdisciplinar, no qual quem dança toca e quem toca dança”, comenta Chris Matallo. Segundo ela, esse trabalho já esteve em turnê 2 anos consecutivos pela Europa e Estados Unidos e, será apresentado pela primeira vez em Campinas. “Estamos felizes e ansiosos para levar nosso maior tesouro, nossa arte com muito carinho para toda a cidade”. 

 

Advertisement

Chris Matallo é campineira e, desde 1993, pesquisa possibilidades da fusão entre movimento e som. Por meio deste processo, mistura as linguagens ao tocar sax tenor e sapatear simultaneamente. Formada em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), desenvolveu projetos multidisciplinares na universidade ao longo de dez anos, tornando-se pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora.

 

Como coreógrafa, dirigiu e produziu shows internacionais. Como educadora, ministrou oficinas em todo o Brasil e diversos países. Como atriz e cantora, atuou no elenco de New York, New York – O Musical, dirigido por José Possi Neto, entre 2011 e 2013, e participou da turnê nacional.

Advertisement

 

Ocupou a cadeira de sapateado americano no departamento técnico de teatro musical do Sesi-SP em 2014 e 2015. Foi preparadora e supervisora de tap dance no musical Crazy for You no Brasil, dirigido por José Possi Neto e estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em 2014. Coreografou o musical Singing In the Rain em São Paulo, ganhando diversos prêmios em 2017.

 

Advertisement

Neste mesmo ano, foi convidada para coreografar House of Murals (Casa dos Murais), resultado de um processo de pesquisa de grafites, murais e comunidades, ao lado da sapateadora Corinne Karon e da Dra. Leslie Elkins no Departamento de Dança e Teatro da Rowan University em New Jersey, nos Estados Unidos.

 

É diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 1999 e criou e realizou durante seis anos o Sapateia São Paulo, em celebração ao Dia Internacional da Tap (25 de maio). Fez turnê pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha ao lado do baixista Gilberto de Syllos, com o espetáculo Da Corda pro Pé, que une contrabaixo acústico e elétrico com sapateado.

Advertisement

 

Jim Hamilton

 

Advertisement

Nasceu e cresceu em um estúdio de dança na Pensilvânia, nos Estados Unidos, junto aos pais, que eram bailarinos e sapateadores, entusiastas da arte corporal e percussiva.

 

Dirigiu Tension Rod, importante estúdio de gravação com diversos trabalhos como percussionista. Projetos envolvendo sua pesquisa incluem The Patch Ensemble, Trio Globo, The Prism Saxophone Quartet e The Pandeiro Repique Duo Mais. Tocou no Festival de Jazz de Montreal em 2002 e no Grammy Awards com Boyz II Men em 1995 e 96.

Advertisement

 

Percorreu a Europa e Japão com Ursula Rucker, Sound Sculptor e Tim Motzer, com quem gravou três álbuns. Tocou com artistas em diversos continentes e durante 25 anos se dedicou a pesquisar a cultura e ritmos no Brasil.

 

Advertisement

Sua pesquisa envolve os sons por meio do corpo, uma linguagem própria de fundir movimento e som, em sincronia entre dança e música. Performático, trabalha no cenário da música¸ dança e teatro, focando a percussão por meio dos pés e mãos.

 

O espetáculo B.r.U.s. conta com patrocínio da MB Engenharia. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare