Connect with us

Geral

Castramóvel volta gradativamente e já operou 600 gatos nesta semana

imagem 222

 

 

 

Advertisement

 

Durante esta semana, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DEPBEA) da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realizou a castração de gatos e cães nas dependências do órgão, na Vila Boa Vista. A cirurgia foi feita dentro do Castramóvel – ônibus adaptado que percorria os bairros da cidade para castrar animais domésticos, e que agora está estacionado no pátio, na sede do departamento.

 

Advertisement

 

O atendimento está voltado exclusivamente para animais sob responsabilidade de cuidadores e de ONGs de proteção animal cadastrados no banco de dados do DPBEA. Foram castrados aproximadamente 600 animais em quatro dias de trabalho. “Este trabalho é importante para o controle populacional dos animais”, explica o diretor do DPBEA, Vagner Bellini.

 

Advertisement

 

“No período da pandemia, o Castramóvel deixou de operar por recomendação sanitária, para não causar aglomerações desnecessárias e prevenir a transmissão da covid-19. A retomada das atividades ocorre gradativamente, começando com quantitativos menores”, explica o secretário do Verde, Rogério Menezes.

 

Advertisement

 

Para evitar aglomerações, o programa atende apenas gatos, que são entregues e retirados dentro de caixas, com hora marcada. “Não podemos trabalhar com a castração de cães porque a presença dos responsáveis é necessária até o momento de aplicação da anestesia, o que compromete as medidas de segurança contra o coronavírus”, explica Bellini. “Fizemos cerca de 50 cachorros apenas, de situações específicas”, completa.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare