Connect with us

Geral

Casa da Criança e Círculo Militar são homenageados por parceria com Saúde

imagem 199

Gratidão foi a palavra que deu o tom de uma cerimônia de entrega de homenagens da Prefeitura de Campinas à Casa da Criança Paralítica e ao Círculo Militar na manhã desta quinta-feira, dia 26 de agosto. Reunidos na Sala Azul do Paço Municipal, o prefeito Dário Saadi e o secretário de Saúde, Lair Zambon, ao lado de diretoras da pasta, agradeceram aos representantes das entidades por cederem espaços para instalação de centros de imunização na campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

 

 

Advertisement

As duas entidades foram representadas por seus presidentes: Jonas Lobo da Silva, da Casa da Criança; e coronel Carlos Henrique Teixeira Costa, do Círculo Militar de Campinas. O diretor da Defesa Civil e coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade, Sidnei Furtado, também participou da homenagem, ao lado da diretora de Saúde Deise Hadich. O vereador Paulo Haddad representou a Câmara Municipal no evento.

 

 

Advertisement

As diretorias da Casa da Criança Paralítica e do Círculo Militar aceitaram ceder gratuitamente seus espaços para a Secretaria de Saúde por quase seis meses. A parceria entre a sociedade civil no papel das entidades e a Administração Municipal em um momento difícil como o da pandemia da Covid-19 foi celebrada no encontro de hoje. “Agradeço em nome da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, das pessoas que fazem a gestão da Saúde e da população da cidade. O sucesso neste enfrentamento, com dificuldades, mas com sucesso, teve esse sistema moderno de parceria que temos que celebrar. Quando a gente olhar para trás, para os anos de 2020, 2021 e 2022, vai ver que a sociedade de Campinas se uniu”, frisou o prefeito Dário Saadi.

 

 

Advertisement

O secretário de Saúde lembrou o papel importante das entidades na colaboração próxima com a Prefeitura e a “energia positiva que passaram naquele momento” para a equipe da Saúde. “Os centros de vacinação se instalando, as vacinas chegando e a cidade se inserindo como um modelo para o País. Esse modelo de enfrentamento que Campinas adotou, como vocês nos ajudaram, vai ser guardado para sempre como uma coisa moderna para o País. O espírito de uma ação moderna, da sociedade ajudando o poder público neste momento tão difícil”, disse Lair Zambon.

 

 

Advertisement

União de forças

 

 

Advertisement

“Vocês entraram para a história. Foi um esforço muito grande e sem vocês não teríamos conseguido espaços tão adequados”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, durante a cerimônia. Ela lembrou também as iniciativas da coordenadora do Distrito de Saúde Norte, Rosana Maria von Zuben Pacchi, e da coordenadora do Distrito de Saúde Sul, Simone Vanzetto Minari, que buscaram as parcerias e conseguiram organizar a ação conjunta para vacinar a população nas sedes das duas entidades. “Foram lugares muito elogiados por todos”, afirmou.

 

 

Advertisement

Para o presidente da Casa da Criança, a vocação da entidade está em consonância com colaborar neste momento de pandemia. Jonas Lobo da Silva lembrou que há 67 anos um grupo de jovens e senhoras se uniu para atender vítimas de outra doença, a poliomielite, que na época deixava sequelados em todo o mundo e hoje está controlada com a vacinação. “Nós procuramos fazer uma união com o poder público, uma parceria”, contou. “A Casa da Criança se sente muito honrada.”

 

 

Advertisement

“Estamos envaidecidos com essa homenagem”, disse o presidente do Círculo Militar de Campinas. Para o coronel Carlos Henrique Teixeira Costa, os 14 mil associados do clube são parte da cidade e quando foram procurados pela coordenadora do Distrito de Saúde Norte, “de maneira muito afável”, procuram a ajudar neste momento de pandemia. “E vamos continuar ajudando neste problema que ainda não acabou”, afirmou.

 

 

Advertisement

Vacinação

 

 

Advertisement

Os dois locais funcionaram como centros de aplicação das vacinas contra o novo coronavírus nas regiões Sul e Norte de Campinas por quase seis meses, entre os dias 1º de março e 25 de agosto deste ano. Neste período, mais de 101 mil pessoas foram imunizadas nas instalações do Círculo Militar e mais de 88 mil na Casa da Criança Paralítica, considerando a aplicação de primeira e segunda doses.

 

 

Advertisement

Casa da Criança e Círculo Militar fizeram parte dos centros de imunização instalados inicialmente para atender a população nas cinco regiões da cidade e agora estão sendo desativados, junto com os Centros de Imunização do Centro do Idoso (CVI) no Taquaral, NAED Noroeste e CAIC da Vila União.

 

Atualmente, a vacinação em Campinas está sendo realizada em 64 Centros de Saúde nos bairros e no Centro de Imunização CIS Guanabara, em parceria com a Unimes. A apenas o CS Boa Esperança, CS Carlos Gomes e CS Campina Grande não estão aplicando a vacina contra a Covid neste momento.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare