Connect with us

Geral

Cartilha unifica atendimento a famílias em situação de violência doméstica

imagem 248

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura de Campinas disponibilizou, nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, uma cartilha com orientações aos profissionais que atuam nos serviços de assistência às famílias que apresentam algum tipo de violência doméstica.
A edição virtual está à disposição de todos os interessados no assunto e pode ser acessada no endereço eletrônico http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/assistencia-social-seguranca-alimentar/capacitacaomediacomplfever2021.pdf. A cartilha recebeu o nome de Capacitação sobre o Trabalho da Proteção Social Especial de Média Complexidade.
O material foi elaborado pelos técnicos municipais com o objetivo de dar unidade aos acompanhamentos realizados pelos serviços. A cartilha também vai orientar os trabalhadores da proteção social especial de média complexidade – como são classificados casos de violência doméstica – quanto as possibilidades de intervenções diante de situações desse tipo.
A coordenadora de Proteção Social de Média Complexidade, Maria Angélica  Bossolane Batista, explica que os atendimentos prestados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e as respectivas entidades parceiras são considerados essenciais, por se tratarem de serviços que trabalham com situações de violência instalada no grupo familiar.
Por isso, não poderíamos deixar de fazer o acompanhamento mas, também, devido à pandemia, tivemos que pensar em estratégias para garantir a proteção dos trabalhadores e das famílias, a fim de evitar tanto o contágio quanto o agravo das situações de violência. Assim, nasceu a ideia da construção desse material para dar uma unidade na prestação desses serviços e garantir o atendimento das famílias que, de alguma forma, têm seus direitos violados, sejam seus membros crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência ou mulheres”, explicou.
Dessa forma, a cartilha traz as orientações técnicas na perspectiva de manter os profissionais como referência para as famílias em situação de violência durante o período de pandemia. O texto apresenta ações estratégicas e metodologia de trabalho detalhando os cuidados necessários para garantir a proteção dos trabalhadores e das famílias que estão em acompanhamento.
Há ainda relatos de experiências de atendimentos remotos que valorizam a proteção e garantia de direitos no enfrentamento à violência. A cartilha também mostra a importância da manutenção dos acompanhamentos presenciais, tanto nas sedes dos serviços como nos atendimentos domiciliares realizados durante o ano passado.
A secretária Vandecleya Moro lembra que a divulgação desse material é uma das ações estratégicas anunciadas na última semana, pelas redes sociais do prefeito Dário Saadi. “Desde que assumimos a gestão estamos construindo, com os técnicos da Secretaria, estratégias para aperfeiçoar o atendimento, em estreita articulação com o Sistema de Garantia de Direitos”, comentou.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare