Connect with us

Geral

“Carta de Campinas contra o Racismo no Futebol” marca início de campanha

imagem 197

O prefeito Dário Saadi assinou a “Carta de Campinas contra o Racismo no Futebol”, nesta terça-feira, dia 17 de maio, na Sala Azul, do Paço Municipal, iniciativa do Movimento Negro e fundadora da Associação dos Religiosos de Matriz Africana de Campinas e Região (Armac). O ato marcou também o lançamento da campanha “Esporte sim. Racismo não”, da Prefeitura Municipal. O evento reuniu o vice-prefeito Wanderley Almeida, vereadores, secretários, líderes de movimentos sociais, dirigentes esportivos, ex-jogadores, jornalistas e radialistas ligados ao Esporte.

 

Indignado com a situação, o prefeito Dário Saadi, ao assinar a carta de Campinas contra o Racismo no futebol, afirmou: “O racismo é algo horroroso. A participação de todos é a forma inteligente de contestar com o que não concordamos. É importante o Poder Público enfrentar com firmeza esta situação”.

Advertisement

 

Os intermináveis casos de injúria racial nos jogos de futebol instigaram Edna Almeida Lourenço, ativista do Movimento Negro e fundadora da Associação dos Religiosos de Matriz Africana de Campinas e Região(Armac), a idealizar um documento para sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade do problema. “A luta de combate ao racismo, originalmente nascida em Campinas, já chegou a Bahia, Manaus, Rio de Janeiro, Acre. Fomos ouvidos. Força na luta!”, exaltou Edna.

 

Advertisement

 

Campanha “Esporte Sim. Racismo não”

A Prefeitura de Campinas elaborou a campanha por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O secretário Fernando Vanin detalhou, durante o evento, as primeiras medidas a serem colocadas em prática. 

Advertisement

 

A divulgação da campanha fará parte dos Congressos Técnicos do Futebol Amador na Série Ouro B e Série Ouro A. Parceria com a Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, promoverá palestras sobre o tema para todos os participantes dos congressos.

Grande mobilização

Advertisement

 

 A “Carta de Campinas contra o Racismo no Futebol” recebeu contribuições e tem centenas de assinaturas de pessoas e entidades como movimentos antirracistas,clubes de futebol, universidades, secretarias municipais, comissões de direitos humanos, sindicatos,  vereadores, presidentes de partidos políticos e religiosos.

 

Advertisement

Durante a solenidade, também se pronunciaram o vice-prefeito Wanderley Almeida; o vereador Luis Carlos Rossini; o ex-jogador Ronaldão; o presidente do Bragantino, Marco Antônio Abi Chedid. Eles foram unânimes em condenar “esta doença chamada racismo”, que precisa ser combatida e eliminada com a conscientização de todos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare