Connect with us

Passeios & Viagens

Carnaval em São Paulo: opções para quem quer festa e para quem prefere sossego

Publicado

em

brotas

O Estado de São Paulo reúne opções das mais diversas para quem está pensando em passar o feriado do carnaval por aqui. A Secretaria de Turismo separou alguns desses destinos para ajudar quem ainda não definiu o que fazer.

Na capital, as alternativas vão dos desfiles da escola de samba aos centenas de bloquinhos previstos para ocupar as ruas da cidade. Já no litoral e no interior, ficam alguns dos destinos para quem está procurando natureza e sossego.


Capital
Com o crescimento dos bloquinhos, a capital paulista passou a ser um dos destinos mais procurados no país durante o feriado. São mais de 800 opções, espalhadas por toda a cidade, incluindo as opções ideais para levar as crianças.

A cidade tem também os desfiles no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. As escolas do grupo especial desfilam nos dias 21 e 22 de fevereiro. As escolas do grupo de acesso saem nos dias 23 e 24 de fevereiro. É possível comprar ingressos pela internet.

Brotas


Além de rafting, boia cross e tirolesa, Brotas, a 240 quilômetros da capital paulista, também tem blocos de carnaval. O ponto de encontro é na Praça Amador Simões, onde os turistas podem curtir os tradicionais blocos Força na Peruca, Pira no Pepira, Abelhudos, Vira-latas e Diretoria, que juntos totalizam mais de três mil integrantes.

Para quem prefere uma festa reservada, o Clube de Campo oferece shows durante cinco noites e matinês para as crianças – aquele tradicional “carnaval de antigamente” que faz tão bem. A Secretaria de Turismo da cidade estima que 20 mil pessoas devem visitar Brotas no Carnaval deste ano — para o turismo de aventura e para os blocos — cinco mil a mais que em 2019.

Santos
Santos está recheada de atrações: mais de 60 bandas para divertir turistas e moradores. As orlas da Pompeia, Gonzaga, Boqueirão e Embaré terão bailes para alegrar os foliões nas matinês e fins de tarde do feriadão de Carnaval.

No centro histórico, o destaque é o já tradicional Carnabonde, que chega à sua 20ª edição no dia 22 de fevereiro. Devidamente decorado para a ocasião, o bonde turístico vai puxando o povo ao som de marchinhas antigas e batalhas de confetes. Quem gosta de escolas de samba deve se antecipar. Em Santos, as 17 agremiações divididas em três grupos desfilarão nos dias 14 e 15 fevereiro.

A cidade praiana também tem história, com destaque para dois museus únicos: o do Café, que situa a importância do grão para a economia e o crescimento do Estado, e o Museu do Pelé, dedicado ao Rei, ao atleta que elevou o futebol à categoria de arte. E, o melhor: entre um e outro dá para ir a pé em apenas cinco minutos. Santos ainda oferece o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, e o famoso Orquidário, com mais de 120 espécies, em José Menino.

Votuporanga
A 520 quilômetros da capital, Votuporanga veio disposta a ocupar lugar de destaque no Carnaval. O Oba Festival deverá reunir milhares de pessoas em sua 14ª edição, de 22 a 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Helder Henrique Galera, um espaço gigantesco com infraestrutura para receber milhares de visitantes. Serão mais de 40 horas de música, trio elétrico e festas temáticas.

Entre as atrações confirmadas estão Batom na Cueca, Bonde do Tigrão, Chemical Surf, Ludmilla, Wesley Safadão, Banda A Zorra, Dilsinho, DJ GBR, Gusttavo Lima, MC Kevinho, Léo Santana, Atitude 67, Banda Eva, Cat Dealers, Dennis DJ, Monobloco, Thascya, Tomate, Zé Neto e Cristiano.

Socorro
Outra cidade do interior que une festa e sossego, aventura e recolhimento, é Socorro. A 135 quilômetros da Capital, a cidade organiza o #CarnaHelp, entre 21 e 25 de fevereiro, garantindo um carnaval especial para moradores e turistas.

O Bloco do Turista sairá no domingo, 23 de fevereiro. É organizado pelos hotéis e pousadas, que incluem abadá e uma caneca para os hóspedes – deve reunir pelo menos mil visitantes que serão embalados pelos sons dos carnavais de antigamente. A cidade também reforçará um novo viés que vem trabalhando para atrair mais turistas: o “Socorro Duas Rodas”, para se posicionar como o melhor destino nacional para fãs de motos e bicicletas.

Para os mais animados e com veia artística, até 17 de fevereiro é possível se inscrever no Festival de Marchinhas. As 20 melhores composições serão apresentadas no dia 21 na Praça da Matriz.

Localizada na porção nem sempre associada à Mantiqueira, Socorro é uma boa opção para quem quer aproveitar o período para relaxar em meio à natureza. Oferece opções de rapel, escalada, trekking, exploração de cavernas, voo livre, caiaque e canoagem pelo Rio do Peixe. Além disso, a gastronomia regional, especialmente a produção artesanal de doces, sempre encanta os turistas.

São Luiz do Paraitinga

Para os pierrôs, arlequins ou colombinas em busca de um carnaval de rua tradicional, com marchinhas e bonecos típicos, a dica é passar a folia na histórica cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, a 180 quilômetros de São Paulo.

A 1º edição do Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga aconteceu em 1984 e nasceu com intuito de incentivar a produção de canções inéditas para que fosse constituído um carnaval com repertório próprio. Após anos de festival e carnaval, São Luiz do Paraitinga construiu um acervo de aproximadamente 2.000 músicas, consolidando-se como “terra das marchinhas”.

Para a edição de 2020, São Luiz do Paraitinga contará com 25 cortejos de blocos, com 12 horas de programação diária gratuita, mais de 100 músicos locais e 14 shows musicais distribuídos pelos cinco dias de festa, que homenageia ícones da cultura local. Até o repertório musical é exclusivo e tem como base a tradição local.

Atualmente, o carnaval de São Luiz do Paraitinga exporta bandas e blocos para diversas cidades do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Litoral Norte. Com 10.700 habitantes, a Prefeitura espera receber mais de 100 mil turistas durante toda a folia.

Iporanga e Apiaí
Se você é avesso ao confete e à serpentina, mas quer aproveitar o feriado para descansar e contemplar a natureza do Estado de São Paulo, um bom destino são as cidades de Iporanga e Apiaí, no Vale do Ribeira, onde se localiza Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar, que abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

É o local de algumas das paisagens mais encantadoras da natureza e provavelmente irá fornecer uma boa experiência para o feriado de carnaval. As protagonistas são as cavernas que levam ao mundo subterrâneo e as dezenas de cachoeiras e rios de águas transparentes, convite irrecusável para um mergulho ou boia cross. Além disso, o som da natureza e a tranquilidade despertam a emoção da experiência de explorar um “novo planeta” chamado Petar.

100 cidades
No meio do pedaço paulista da Serra da Mantiqueira, a surpresa de encontrar uma das manifestações mais antigas do carnaval de rua: os bonecões apresentados pela Casa e Memorial do Zé Pereira, na sossegada São Bento do Sapucaí — mais conhecida pela icônica Pedra do Baú. A Serra da Mantiqueira estende-se por três estados: São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. É atualmente um dos destinos mais celebrados do País, tendo sido escolhida pelo Ministério de Turismo para a primeira experiência de ação integrada – o Destino Mantiqueira. Entre os três estados, são cerca de cem cidades.

Além de São Bento, há locais mais conhecidos – como Campos do Jordão – e outros, menos famosos, mas que surpreendem por estarem escondidos ali na Serra, caso de São Francisco Xavier – distrito de São José do Campos e vizinho de Monteiro Lobato.

Passeios & Viagens

Veja 4 ilhas para conhecer durante o feriado do carnaval

Publicado

em

Por

O litoral paulista conta com uma lista com mais de 50 ilhas. Somente no arquipélago de Ilhabela, existem ilhas com mais de 40 praias e muitas cachoeiras, e 80% de seu território é coberto por vegetação de mata atlântica. São boas opções de passeio para quem gosta de natureza e tranquilidade. Abaixo, veja quatro destinos para quem ainda não decidiu o que fazer no feriado de carnaval.

Vale lembrar que existem normas para visitação desses espaços e o respeito a eles é fundamental para garantir tanto a preservação dos locais quanto o sucesso do passeio. Não é permitida a entrada de animais domésticos; é proibido fazer fogueiras, churrasco, queima de fogos ou qualquer ato que possa provocar incêndio no interior da Unidade de Conservação. Para saber mais sobre outras Unidades de Conservação, acesse o site Guia de Áreas Protegidas.


PE Ilha Anchieta
O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) protege a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado de São Paulo. São 17 quilômetros de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. Criado em 1977, o PEIA tem como objetivos a proteção e conservação dos ecossistemas naturais, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a realização de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza.

Os visitantes podem usufruir de caminhadas ecológicas, mergulhar em águas claras, explorar um rico patrimônio histórico cultural ou apenas contemplar a paisagem exuberante. Os principais ecossistemas do parque são o marinho, a floresta ombrófila densa, a restinga e a vegetação de costões rochosos, típicos do bioma Mata Atlântica. Há diversas espécies de aves, répteis e anfíbios, como sabiás, juritis, macacos, tartarugas, garoupas, lagartos e quatis. Há também animais marinhos, como as estrelas-do-mar, algas e peixes.

Serviço
Município: Ubatuba
Endereço: Av. Plínio de França, 85 – Saco da Ribeira
Telefone: (12) 3842-1231
e-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br
Quando: de quinta a terça-feira, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 16


PE Ilha do Cardoso
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) está localizado no município de Cananeia, extremo sul do Estado. A Unidade de Conservação integra a maior área contínua de Floresta Atlântica do Brasil e está inserida no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananeia e Paranaguá, considerado pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) como o terceiro estuário do mundo em termos de produtividade primária e um dos mais bem preservados, o que lhe confere prioridade na conservação. A região ainda é reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (UNESCO, 1999), Zona Núcleo da Reserva da Biosfera (UNESCO, 2005). O PEIC integra ainda a área tombada da Serra do Mar e de Paranapiacaba.

A Ilha do Cardoso abriga diversos ambientes: costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas por florestas.

O PE da Ilha do Cardoso possui 49 embarcações credenciadas, responsáveis pela travessia da Ilha de Cananéia até o parque, principalmente até a Praia do Itacuruçá/Pereirinha, no Núcleo Perequê, local de maior fluxo de visitação da Unidade. A Praia do Itacuruçá/Pereirinha tem limite de visitação pública de mil pessoas por dia. Os interessados em conhecer a Unidade de Conservação devem procurar a Associação de Monitores Ambientais de Cananeia (Amoamca). Importante levar calçado fechado, protetor solar e repelente.

Serviço
Município: Cananéia
Endereço: Av. Professor Wladimir Besnard, s/n – Bairro Morro São João
Telefone: (13) 3851-1108
e-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br
Quando: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: gratuito

PE Marinho Laje de Santos
Criado em 1993, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é único parque marinho do estado e um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país. Ele foi criado com o objetivo de assegurar a proteção integral dos ecossistemas marinhos. Está distante 22 milhas náuticas da costa (42 quilômetros) e inclui a Laje de Santos, parcéis e os rochedos conhecidos como Calhaus, totalizando 5.000 hectares de área preservada.

O parque faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas são protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas.

Serviço
Município: Santos
Carta Náutica, 1711
Telefone: (13) 3567-1495
e-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 16

Ilha das Couves
Embora as ilhas ao longo da costa brasileira estejam sob domínio da União, a Ilha das Couves, com área de 582 m², está inserida na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, sob gestão da Fundação Florestal. É um dos passeios mais procurados pelos turistas no Litoral Norte.

Para regular o número de turistas, a Fundação Florestal publicou em dezembro de 2019 uma Portaria Normativa que dispõe sobre a capacidade de turistas na Ilha das Couves. O documento estabelece que a área só poderá receber 177 pessoas simultaneamente, número bem inferior aos estimados dois mil visitantes contabilizados em outras ocasiões.

A Ilha das Couves oferece duas praias aos visitantes passarem o dia. A Praia Menor, com água em tom de verde esmeralda, forma uma grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul, e o visual é surpreendente. Esta última é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia. O acesso se dá por uma curta trilha de apenas cinco minutos a partir da Praia Menor.

O passeio até a Ilha das Couves é feito em lanchas e barcos que partem de diversas praias de Ubatuba, sendo que a principal rota é a partir da Praia de Picinguaba. O tempo da viagem é de apenas 15 minutos.

Serviço
Município: Ubatuba
A visitação é organizada pelos operadores: Comunidade de Picinguaba, Comunidade da Almada, do Estaleiro e Ubatumirim em três turnos, manhã 8h às 11h, almoço 11 às 14h e tarde, das 14h às 17h, respeitando o número de 177 visitantes por período.

Continue Lendo

Passeios & Viagens

Carnaval em Ilhabela – Tudo que você precisa saber!

Publicado

em

Por

As melhores festas, esquentas e blocos que prometem animar o carnaval em Ilhabela! Reserve já e garanta sua presença.

Ainda dá tempo de garantir hospedagem e presença no carnaval mais animado do litoral: Ilhabela e Carnaval foram feitos um para o outro!


Se ainda não decidiu onde vai passar o feriadão mais esperado do ano, dá uma olhada nessas festas que a galera do portal Ilhabela listou para vocês!

Programação oficial do Carnaval 2020 em Ilhabela

Ilhabela preparou um Carnaval inesquecível: Tem blocos, desfile de escola de samba, trio elétrico, baile de rua e festas imperdíveis pra curtir com a galera.  Serão cinco dias de festa com atrações variadas.

Organizada pela Prefeitura, a programação oficial acontece todas as noites, de sexta a terça-feira, na Vila (Centro Histórico), e fica assim:


Sexta – 21/02: Abertura do Carnaval / Desfile dos Blocos de embalo
Sábado – 22/02: Baile de Rua com Trio Elétrico – novidade em Ilhabela!
Domingo – 23/02: Desfile dos Blocos Oficiais
Segunda- 24/02: Desfile das Escolas de Samba de Ilhabela
Terça – 25/02:
Durante o dia – Banho da Dorotéia
Durante a noite – Desfile da Campeã e Baile de Rua

Continue Lendo

Passeios & Viagens

Carnaval Radical: Em São Roque (SP), parque de diversões tem esportes de montanha e atrações para toda a família durante o feriado

Publicado

em

Por

Próximo à capital paulista, Ski Mountain Park é ideal para unir a família com diversão e atrações como Ski, Snowboard, Tirolesa, Arco e Flecha, entre outros.

Carnaval é época de diversão. Blocos, muita música e dança animam os brasileiros em todos os estados. Em São Paulo, o feriado se tornou referência e muitos paulistas pretendem ficar na capital para aproveitar o descanso ou a folia.


Para quem pretende viajar para cidades do interior e próximas à capital paulista, uma ótima opção é o Ski Mountain Park, em São Roque (cerca de uma hora de São Paulo).

O parque de diversões reúne atrações para toda a família. No complexo radical, estão disponíveis atividades como arvorismo, trilhas ecológicas, paintball, torre de alpinismo, teleférico, tobogã, arco e flecha e, claro, a maior atração: as pistas de esqui.

Além das atividades típicas de montanha, o Ski Mountain Park oferece ar puro e lindas paisagens a 1.200 metros acima do nível do mar, com toda a infraestrutura necessária para atender a família, incluindo restaurante, cafeteria, choperia, doceria, fraldário, berçário e ambulatório.


Esportes radicais

O parque também conta com as suas famosas pistas de esqui e snowboard que estarão funcionando normalmente para aqueles que gostam ou tem a curiosidade de conhecer esportes na neve. A pista de iniciantes com 100 metros, conta com instrutores treinados, aptos para dar dicas e ensinar o esporte para quem não souber esquiar. Assim, com segurança, todos podem sentir a gostosa sensação de esquiar ou fazer snowboard. 

Para os mais treinados, o Ski Mountain Park apresenta sua recém-lançada pista intermediária de esqui e snowboard. A nova rampa conta com 3 mil metros quadrados e 400 metros de comprimento, já considerada a maior do Brasil.

O parque também conta com a ecopista de patinação. O brinquedo conta com 220 metros quadrados e foi projetado com material ecológico. A atração proporcionará aos visitantes a oportunidade de se divertir e ter a sensação de estar patinando no inverno nova iorquino. 

Em uma torre de sete metros de altura, é possível praticar escalada. Quando se chega no topo, os visitantes além de se refrescarem, fazem um delicioso passeio aéreo pelas árvores do parque e, para finalizar a atração, a descida é feita pela atividade mais comemorada: a tirolesa. 

No paintball, a área simula uma mata com obstáculos, onde é possível sentir adrenalina alta e montar um grupo para se divertir com os amigos. 

Para treinar um esporte diferenciado que exige concentração e coordenação, o local apresenta o arco e flecha. O circuito é elaborado para essa prática e tem monitores explicando a melhor forma de acertar o alvo. 

Crianças

Já os pequenos podem passar o dia no playground com monitoras que acompanham na hora da diversão em brinquedos como gira-gira, escorregador, gangorra, balanço e até na caverna dos esquilos. Para mais entretenimento há também jogos pedagógicos.

Gastronomia

Em matéria de comidas e bebidas o Ski Mountain Park apresenta um complexo gastronômico composto por dois restaurantes.  Além disso, cafeteria, vinhateria, casa de doces também estão espalhados pelo parque.

Serviço:

Local: Ski Mountain Park

Data: Carnaval – de 21/02 a 25/02.

Horário: das 10 às 17 h

Entrada: R$ 30 por veículo. Atrações à parte ou na compra de passaportes.

End.: Estrada da Serrinha s/nº – São Roque

Continue Lendo

error: Content is protected !!