Connect with us

Geral

Carnaval de rua reúne 44 blocos em desfiles por toda a cidade até dia 29

imagem 7

O Carnaval já é assunto no cotidiano da cidade. Em Campinas, 44 blocos sairão às ruas durante este mês de fevereiro. Até o dia 29 próximo, comunidades e coletivos mostrarão o trabalho de um ano inteiro para trazer à população alegria e cultura. Para conferir a programação completa com a agenda dos blocos, clique aqui.

 

Neste próximo sábado, dia 8 de fevereiro, três blocos fazem a animação: RUA – Unidos pela Música, na Praça Bento Quirino; Bloco Z, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e o Grêmio Carnavalesco e Cultural Bloco Vô Jajá, no Parque Prado. 

Advertisement

 

No sábado, dia 15, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral, enquanto no mesmo dia, no Distrito de Sousas, o tradicional Unidos do Candinho mostra sua evolução. No domingo, dia 16, dez blocos comandam a folia em diversos bairros da cidade. 

 

Advertisement

Estrutura

A organização dos desfiles é coordenada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornece suporte institucional aos desfiles.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidam da segurança pública. O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência. 

Advertisement

A Setec cuida da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período.

A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Secretaria de Cultura também fornece banheiros químicos em todos os trajetos dos desfiles.

 

Advertisement

Carnaval pacífico

O diretor de Cultura de Secretaria de Cultura, Alexandre Randi, enfatiza que “o trabalho conjunto entre os órgãos públicos, a sociedade civil, as associações dos comerciantes e os blocos de rua tem resultado em um Carnaval cada vez mais organizado, trazendo a confiança do público. Os efeitos dessa articulação vêm em mais segurança e no aumento da economia local”. 

 

Advertisement

Randi destaca também a importância da conscientização do folião para um Carnaval pacífico. “É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade. Fizemos um guia com algumas dicas que ajudam na execução de um Carnaval com menos impacto. São lembretes simples que fazem a diferença, como, por exemplo, ‘Se beber, não dirija’,’Não leve copos e garrafas de vidro’, ‘lixo é no lixo’, ‘Não é não!’, entre outros”, acentua.

 

Dicas para o folião

Advertisement

Se beber, respeite a vida; não dirija. Respeite a vida.

Use transportes alternativos/app/ táxi. Haverá linhas especiais de ônibus.

Caso tenha crianças acompanhando, faça crachá ou  pulseira com a identificação da criança.

Advertisement

Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.

Em caso de situação suspeita, informe às autoridades presentes no local.

Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.

Advertisement

Lixo é no lixo. Preserve a cidade em que vivemos.

Não é não! Respeito na hora da paquera é obrigatório.

Proteja-se! Use camisinha.

Advertisement

Sexo em lugar público é atentado ao pudor.

Brinque de forma pacífica.

Não leve copos e garrafas de vidro.

Advertisement

É proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare