Carnaval com segurança: Saúde de Campinas oferece prevenção, testagem e profilaxias contra ISTs

Neste sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, os foliões podem aproveitar 11 centros de saúde de Campinas para a retirada de camisinha e realização de testagem rápida para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O Hospital Mário Gatti também mantém atendimento 24 horas para situações de urgência, como a profilaxia pós-exposição (PEP), que pode ser acessada no máximo em até 72 horas após situação de risco.

As ISTs são contraídas principalmente por relações sexuais desprotegidas (anal, vaginal ou oral). No caso do HIV, a transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de instrumentos perfurocortantes sem esterilização, como seringas e alicates de unha.

Os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e a dispensação de camisinha estarão disponíveis neste sábado nos seguintes Centros de Saúde até as 13h: Aurélia, Florence, Valença, Ipê, São Quirino, Aeroporto, Capivari, DIC I, Santa Lúcia, Santo Antônio, Vista Alegre e União dos Bairros. Os endereços podem ser consultados no link: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Em dias úteis, os 69 CSs do município disponibilizam os serviços.

O teste é simples, sigiloso e o resultado sai em minutos. A testagem preventiva permite diagnóstico precoce e tratamento adequado, evitando a transmissão e garantindo qualidade de vida. Afinal, proteger-se é também proteger o outro.

PrEP

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um método preventivo que combina dois medicamentos antirretrovirais que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo em caso de exposição. Quando usada corretamente, a PrEP oferece alta proteção contra a infecção pelo vírus.

Em Campinas, a PrEP é disponibilizada em 12 Centros de Saúde distribuídos pelos distritos da cidade, além do Centro de Referência e do CS Santos Dumont que funcionam em dias úteis.

Os CSs que oferecem acolhimento de PrEP neste sábado (14) são:

– São Quirino (também fornece os medicamentos)
– Aurélia (somente acolhimento)
– Aeroporto (somente acolhimento)
– Santa Lúcia (também fornece os medicamentos)
– Vila Ipê (também fornece os medicamentos)

PEP

A profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) é indicada para situações de risco, como relação sexual desprotegida ou ruptura do preservativo. O atendimento deve ser buscado o mais rápido possível, idealmente nas primeiras duas horas e no máximo até 72 horas após a exposição.

A pessoa precisa tomar antirretrovirais durante 28 dias e, mesmo tendo corrido risco de exposição ao HIV, o medicamento, quando tomado da forma correta, impede a infecção.

Onde buscar a PEP:

– Dias úteis: Centro de Referência em IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, das 7h às 20h, localizado na rua Regente Feijó, 637, Centro.
– 24 horas: Pronto-socorro do Hospital Mário Gatti, localizado na avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália.
 

Exit mobile version