Geral

Cão Swat da GM Campinas conquista primeiro lugar em prova de faro de entorpecentes

O K9 Swat, da Guarda Municipal de Campinas, conquistou o 1º lugar em detecção de entorpecentes no 14º Campeonato Nacional de Cães de Polícia das Guardas Municipais. O evento foi realizado no último sábado, dia 15 de junho, no Parque Cidade, em Limeira. Swat é um cão da raça pastor belga-malinois e tem dois anos de idade. Desde junho de 2022 ele faz parte da equipe de K9 (cão policial, que soa no idioma inglês como canine, é um cão criado e adestrado especificamente para ajudar a polícia e outras forças de segurança pública). 

Swat e o seu treinador, Bathuel Silva de Souza, competiram com 26 equipes da prova de detecção. A disputa simulou uma situação de uma ocorrência real e o cachorro que encontrasse a droga em menor tempo seria o campeão, em um tempo máximo de cinco minutos. Swat completou a prova em dois minutos e oito segundos, tempo que levou para localizar o entorpecente e, assim, levar a primeira colocação. 

“Ganhar o primeiro lugar em um evento de cães policiais no faro de entorpecentes representa reconhecimento e validação do nosso trabalho árduo e da nossa dedicação empenhada. Isso demonstra que a equipe está no caminho certo”, avalia Bathuel.

Na Guarda Municipal, os cães policiais acompanham operações e atuam como farejadores de entorpecentes, de armas, munições e também de ataque e de proteção. Quando encontram substâncias ilícitas, por exemplo, eles deitam ao lado do objeto suspeito para chamar a atenção do guarda que o acompanha.

O Canil da GM conta com nove cães que são: Flecha, Cheddar, Hunter, Swat, Joe, Tupã (todos eles da raça pastor belga de malinois), a Jin e o Khorus (pastores alemães), além do beagle Bart.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock