Connect with us

Geral

Campo Grande reúne 40 pessoas em audiência sobre a concessão do transporte

imagem 46

Palco da sétima audiência pública sobre a concessão do transporte coletivo municipal, o Ginásio Municipal de Esportes “Jorge Mendonça”, no Parque Floresta, na região do Campo Grande, recebeu cerca de 40 pessoas na manhã desta quarta-feira, dia 4 de maio. O debate envolveu munícipes, autoridades, representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transportadores e lideranças comunitárias.  
Os encontros são coordenados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp). Compuseram a mesa de abertura o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; o assessor executivo da Presidência da Emdec, André Aranha Ribeiro; e o vereador Cecílio Santos, representando a Câmara Municipal.  
Também estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Ercindo Mariano Júnior; a presidente do Centro Comunitário da Criança do Parque Itajaí, Gizele Cardoso Araújo; e o representante da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Bruno Lauria. Contratada pelo município, a FIPE realiza a revisão e adequação do termo de referência e edital da nova licitação. 
Para ampliar a transparência e abrangência desse processo, optamos por realizar 11 audiências públicas e não apenas uma, conforme prevê a lei. O intuito foi ouvir a sociedade, em todas as regiões, para que possamos construir juntos um projeto que atenda a toda a cidade de Campinas”, explicou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 
O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, destacou que “as audiências servem, principalmente, para coletar sugestões de políticas públicas junto à população. É importante pactuar um sistema que leve em conta todas as questões pensadas junto com a população, para construirmos um sistema seguro, confiável e de qualidade para todos”, disse.  
Termos da concessão  
Riverete, Caires, Aranha e Folgozi apresentaram os termos da proposta que definirá o futuro do transporte coletivo, além de contextualizar o cenário atual do sistema. A concessão terá vigência de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. Estão previstas seis áreas operacionais e dois lotes, modelo que se apresenta mais vantajoso para o município, resultando na redução de custos fixos. O Lote 1 contemplará as regiões Norte, Oeste e Noroeste; o Lote 2, as regiões Leste, Sul e Sudoeste.  
Os futuros operadores deverão investir em estações de recarga de ônibus elétricos; na manutenção e segurança dos corredores, estações e terminais; e na instalação de painéis de mensagens variáveis. A proposta também prevê investimentos em inovação tecnológica, por meio de câmeras CFTV para monitoramento da demanda de passageiros; terminal de computador de bordo para acompanhar a condução do veículo; acessibilidade; internet; wi-fi e tomadas USB. “Teremos tecnologia gerando mais informações confiáveis e em tempo real sobre a operação do transporte”, disse Riverete.  
Outros pontos destacados foram a operação dos Corredores BRT, com frota 100% elétrica; e a previsão de 20% da frota com ônibus movidos a combustível limpo. Estão previstos 128 veículos elétricos desde o primeiro ano da concessão, a maioria atrelados à operação do BRT.  
O modelo de bilhetagem projetado prevê ainda ampliação e diversificação dos meios de pagamento. Além da utilização do Bilhete Único e do QR Code, o pagamento poderá ser feito por meio de cartão bancário, PIX e tecnologia NFC (aproximação).  
Haverá diferenciação entre a tarifa pública (valor pago na catraca) e tarifa de remuneração. Isso porque a remuneração direcionada às concessionárias será proporcional à qualidade do serviço. Para o cálculo, serão avaliados índices como regularidade, segurança, satisfação do usuário e condições da frota. 
Após o detalhamento do projeto, os participantes puderam apresentar dúvidas e sugestões, por escrito ou verbalmente. As manifestações incluíram relatos sobre a operação atual do sistema de transporte coletivo e integração entre o transporte público e a ciclomobilidade.  
Ciclo de audiências 
Mais de 370 pessoas já participaram das seis audiências públicas anteriores, realizadas entre os dias 28 de abril e 3 de maio. Até o próximo dia 7 de maio, outros quatro encontros serão realizados, conforme cronograma abaixo: 
04/05 (quarta-feira) – 18h às 20h – Jardim Londres | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolen, 171)     
05/05 (quinta-feira) – 18h às 20h – Amarais | SEST SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1395)  
06/05 (sexta-feira) – 18h às 20h – Barão Geraldo | Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226) 
07/05 (sábado) – 10h às 12h – Padre Anchieta | Espaço Cultural Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº) 
Precisamos da ajuda da população para construir o transporte ideal”, reforçou o presidente da Emdec ao final da audiência. No hotsite (www.emdec.com.br/novotransporte), é possível acessar todos os detalhes sobre o processo, incluindo a apresentação detalhada das audiências e formulário eletrônico para submeter dúvidas e sugestões sobre o transporte público coletivo.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare