Campineiros projetam mais cultura nas resoluções para o novo ano que está chegando

Janeiro costuma trazer promessas de novos hábitos, como começar a treinar, estudar mais ou mudar a alimentação. Mas, para 2026, os moradores de Campinas também querem somar cultura às metas do ano novo. Frequentar museus, ampliar a leitura, ir a shows e acompanhar a programação artística da cidade aparecem entre os principais desejos de quem pretende viver Campinas para além da rotina.

 

O bibliotecário Marcos Queiroz, de 35 anos, natural de Araçatuba e morador de Campinas, já planeja ampliar a presença de hábitos culturais. “As programações gratuitas em espaços abertos são importantes porque aproximam as pessoas e democratizam a disseminação da cultura na cidade. Em 2026, eu quero aumentar essa presença cultural na minha rotina”, afirmou.

 

A editora de livros infantis, Gabriella Cordeiro, de 33 anos, descobriu a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas durante as férias da filha e, desde então, os concertos viraram compromisso. “A minha apresentação favorita, até agora, foi a primeira que assisti, com a participação do violinista Guido Sant’Anna”, lembrou. Após assistir a duas apresentações em 2025, Gabriella já planeja o novo ano. “Amei. Agora sempre acompanho. No ano que vem quero ir muito mais”, promete.

 

Entre as manifestações culturais citadas com frequência entre os moradores estão apresentações de hip-hop e concertos da Sinfônica. O campineiro inclui, também, em suas resoluções a promessa de ler mais em 2026.

 

Mais leitura

 

Especialista Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Marcela Bonetti avalia que o hábito da leitura vive um momento de fortalecimento na cidade, impulsionado pelo crescimento de clubes literários. “Campinas tem visto surgir cada vez mais encontros presenciais de leitura, com grupos semanais que fomentam o hábito e criam comunidades. Isso reflete uma demanda real da população por espaços de encontros , conversas e troca de livros.

 

Marcela também projetou um cenário promissor para 2026, com programações que dialogam com múltiplos públicos e linguagens. Ela relata que a cidade tem recebido grandes nomes do cenário nacional, shows de MCs do hip-hop, apresentações da Orquestra, rodas de samba,

jazz na praça, festivais consolidados, eventos circenses e blocos de carnaval.

 

Para além dos grandes espetáculos, a especialista reforça que a cultura também está no cotidiano. “Campinas é diversa e culturalmente rica, com forte presença de manifestações afro, rodas de samba e tantas outras expressões populares. Precisamos reconhecer também as práticas cotidianas como cultura”, concluiu.

 

Para ajudar nas metas culturais, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas concentra os eventos da cidade no Calendário de Eventos da Prefeitura de Campinas: https://campinas.sp.gov.br/eventos.

Exit mobile version