Connect with us

Geral

Campinas volta a realizar a Festa das Nações nos dias 1 e 2 de setembro

imagem 190

Campinas reviverá um evento que marcou época unindo várias etnias e culturas. Nos dias 1 e 2 de setembro, na Estação Cultura, a cidade resgata a história com a realização da Festa das Nações. Contando com a participação de 16 países, a festividade mostrará a diversidade cultural dos povos por meio da culinária, dança, música e artesanato. O evento está sendo retomado depois de mais de dez anos. No dia 1 de setembro (sábado), a festa acontece das 10h às 22h. No dia 2 (domingo), das 10h às 20h.

 

 

Advertisement

A gastronomia e costumes de 16 países estarão representadas no evento, com a participação do Brasil, Alemanha, Bélgica, China, Japão, Chile, Espanha, Peru, México, Itália, Portugal, Haiti, Países Árabes, França, Estados Unidos e Reino Unido. “A história de desenvolvimento de Campinas também passa pela contribuição das comunidades estrangeiras que escolheram nossa cidade para morar ou investir. É uma festa que une os povos e celebra diferentes culturas”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

 

 

Advertisement

 

 

O secretário destaca ainda que o evento também tem o objetivo de reforçar o ótimo relacionamento de Campinas com os consulados, embaixadas e governos de outros países. “Temos atuado para estreitar as relações internacionais e a Festa das Nações é mais uma importante ação desta aproximação com a comunidade estrangeira. O evento é resultado de um trabalho conjunto da prefeitura de Campinas com os consulados”, afirma André von Zuben.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

A Festa das Nações é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por intermédio dos departamento de Cooperação Internacional e de Turismo, e conta com o apoio da Sanasa e de vários consulados e comunidades estrangeiras. “A colônia chilena sempre participou da Festa das Nações da cidade. A última foi realizada em 2005 e estamos felizes com a volta desta festa, que é um momento de alegria e convivência entre várias comunidades. É uma oportunidade também para os imigrantes mostrarem sua cultura e culínária. Esperamos por uma grande presença da população de Campinas”, convida Berta Rosas, do departamento cultural do Consulado Honorário do Chile em Campinas.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Um dos destaques da Festa das Nações é a viagem gastronômica com uma variedade de pratos típicos dos países participantes, que terão preços acessíveis de R$ 5,00 a R$ 25,00. A parte cultural está recheada com várias apresentações dos países participantes ao longo dos dois dias.

 

 

Advertisement

 

 

A entrada é franca, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão entregues ao Banco de Alimento de Campinas, que atende 120 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare