Connect with us

Geral

Campinas vai participar de programa de Inovação em Gestão de Pessoas

imagem 127

Campinas está entre as seis cidades selecionadas para participar do Programa de Inovação para Transformação da Gestão de Pessoas, oferecido pela Comunitas. Ao todo, 23 cidades participaram da seleção.

O objetivo da ação é desenvolver soluções inovadoras para desafios de gestão de pessoas em governos municipais. Além de Campinas, foram selecionadas Fortaleza (CE), Niterói (RJ), Maceió (AL), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP).
 


O programa terá duração de oito meses, entre fevereiro e setembro de 2022. A iniciativa vai permitir a capacitação, análise dos desafios, desenho de soluções e o desenvolvimento de projetos piloto no setor abordado.

 

Advertisement

Entre os 30 critérios de seleção e sistema de pontuação definidos pela organização para escolha dos municípios, foram observados itens como pluralidade de perfis de liderança (gênero, etnia) e diversidade de regiões brasileiras. Um fator preponderante para a participação era que a cidade contasse com, ao menos, 200 mil habitantes.
 


“A Comunitas também buscou lideranças com perfil engajado e priorizou municípios cujos gestores ou gestoras acreditem na pauta e demonstrem um compromisso com o tema e desafio propostos pelo Programa”, explicou Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Ainda segundo ela, a Comunitas focou na busca por gestores com o potencial de criar um efeito multiplicador tanto em seus territórios, como nos seus entornos. Também foram priorizadas prefeituras com perfil de abertura à inovação, ou seja, que tenham disposição de conduzir processos de experimentação e geração de novas ideias tanto a nível do executivo, como a nível do secretariado e de médio escalão.

 

Advertisement

Para Dayane Reis, diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Comunitas, a escolha dos municípios foi um processo bastante desafiador para a organização e, devido a isso, foi necessário ampliar o número de prefeituras selecionadas. “Aumentar o número de selecionados demonstra o alto grau de engajamento dessas equipes com a temática de gestão de pessoas. Se formos avaliar o nível do Programa pelas inscrições, temos certeza de que finalizaremos esse processo com excelentes cases, com potencial de replicabilidade para diversos outros territórios”.

Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas


Esta é a segunda vez que Campinas é selecionada para participar de programa da Comunitas.

Advertisement


Em 2021, o município foi classificado para participar da Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, que teve o objetivo de apoiar governos municipais nos processos de iniciativas de melhoria de gestão de pessoas. O objetivo foi alcançar uma gestão mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços.

A etapa de transferência de conhecimento teve duração de quase quatro meses, envolvendo 60 pessoas de 12 municípios e quase 30 horas de encontros de formação. As reuniões contaram com apoio de diversos especialistas e convidados.


Ao final da Jornada, mais de dez atos normativos foram entregues, envolvendo temas como revisão do estatuto do servidor e regulamentação do teletrabalho, e mais de 50 projetos-piloto desenhados. Este foi o caso de Campinas, que apresentou o projeto de criação do Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas, além do incremento das ações já em desenvolvimento, como os Grupos Intersetoriais de Estudos (Políticas Afirmativas, Teletrabalho Permanente e Políticas de Gestão de Pessoas) e os grupos de discussão temáticos (Eixos) que estão ocorrendo no âmbito da Secretaria municipal de Gestão de Pessoas.

Advertisement

“Agora, no novo Programa para o qual fomos selecionados, poderemos avançar com sucesso na proposta do Laboratório de Inovação de Gestão de Pessoas”, disse a secretária.
 


O que será o Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas?

Será espaço para repensar o relacionamento entre a administração e outros atores sociais (cidadãos, academia, ONGs), fazendo uso de informações e tecnologias disponíveis para criar ferramentas, caminhos e estratégias, possibilitando gerar uma rede de apoio e de transição para uma gestão de pessoas inovadora.

Advertisement

Dessa forma, serão alcançadas políticas e sistemas mais amplos, causando um maior impacto na sociedade, promovendo mudanças estruturais e sistêmicas e, portanto, que levem a um ganho de escala no desempenho e na qualidade dos serviços públicos. Assim, será proporcinado o desenvolvimento de competências, valorização de saberes, e momentos de troca e experimentação.

Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, na vida da população.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare