Connect with us

Geral

Campinas ultrapassa 500 abrigos instalados por concessão, e ação continua

imagem 156

No mês em que Campinas celebra 248 anos, a cidade ultrapassou a marca de 500 novos abrigos implantados por meio de concessão pública. Foram 504 novos equipamentos “padrão Glicério” instalados desde o início da concessão, firmada em 2018. O número correspondente a 56,4% dos 894 abrigos previstos no contrato. 
O quingentésimo abrigo foi implantado no início de julho, na Rua Dr. Salles Oliveira, na Vila Industrial, em frente à Praça Castro Mendes. A renovação dos equipamentos busca ampliar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público coletivo, resultando em mais conforto, segurança e acessibilidade. Como mais um benefício, ocorre a transformação da paisagem urbana das regiões contempladas.  
Somente no período de janeiro até o início de julho de 2022, foram 203 abrigos implantados, num raio de cinco quilômemtros do Centro e nos principais corredores do transporte público, onde há maior demanda de embarque de passageiros. Além dos 504 novos mobiliários implantados, outros 45 abrigos estão sob gestão da concessionária, totalizando 549 abrigos.  
Alcançar o número de 500 novos abrigos implantados neste mês é um presente simbólico para Campinas. Essa frente de trabalho se soma às inúmeras ações que estamos realizando em benefício dos usuários do transporte público, incluindo monitoramento e ajustes contínuos para otimizar itinerários e ampliar a frota em operação”, detalha o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   
O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, ressalta que “a marca atingida está alinhada ao nosso compromisso com a população de melhorar a qualidade do transporte público coletivo, desde a espera pelo ônibus no ponto”, disse.  
Características dos abrigos “padrão Glicério”: 
Quatro assentos individuais; 
Cobertura resistente a impactos; 
Iluminação em LED; 
Acessibilidade: espaço para cadeirantes e piso podotátil no entorno; 
Tomadas USB para recarga de celulares; 
Informação visual: relação das linhas atendidas pelo ponto.  
A empresa Eletromidia é a atual responsável pela implantação e manutenção dos abrigos em Campinas, já que adquiriu a empresa Moohb. Os recursos para renovação e manutenção dos mobiliários são provenientes da exploração publicitária dos pontos de parada, através dos chamados MUPIs (Mobiliários Urbanos para Informação).  
Os MUPIs estão sendo modernizados pela Eletromidia, que vem substituindo os painéis estáticos por digitais em pontos estratégicos da cidade. Já são 50 painéis digitais instalados.  
Estamos muito felizes em poder presentear a cidade com a instalação de 500 abrigos de ônibus pelas ruas de Campinas. Nosso objetivo é impactar positivamente o momento de espera dos usuários do transporte público. Assim, continuaremos trabalhando em conjunto com a Prefeitura para melhorar o bem-estar e transformar a experiência urbana da população”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia. 
Mais de 14,2 mil ações de conservação
Para garantir o bom estado de conservação dos mobiliários instalados, a concessionária também é responsável pela manutenção e limpeza dos abrigos sob sua gestão.  
Entre os meses de janeiro e junho de 2022, já foram realizadas 14.205 ações de manutenção. Foram 10.521 vistorias realizadas, 2.786 ações de limpeza, 168 frentes para retirar panfletos colados irregularmente e 46 ações para eliminar pichações, entre outros serviços realizados. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare