Connect with us

Geral

Campinas terá operações para coibir aglomerações durante o fim de semana

imagem 181

A Guarda Municipal de Campinas fará operações para coibir aglomerações e verificar o cumprimento das medidas sanitárias de contenção a Covid em Campinas, a partir das 19h desta sexta-feira, 25, até as 5h de segunda-feira, 28.
Haverá blitze do Toque de Recolher com o objetivo de orientar as pessoas que estiverem na rua a partir das 19h a voltarem para casa se o deslocamento não for por uma razão de emergência ou trabalho. Os estabelecimentos comerciais também devem encerrar as atividades presenciais às 19h, conforme decreto municipal. Só podem funcionar o delivery (entrega), farmácias e serviços de emergência, como hospitais.
Entre os dias 1 e 24 de junho, 3.352 veículos foram abordados e 4.538 pessoas orientadas sobre os protocolos sanitários durante as barreiras do Toque de Recolher.
Operação Aglomeração Zero
Com o objetivo de dispersar ou inibir agrupamento de pessoas, a Guarda Municipal intensifica o patrulhamento em todas as regiões da cidade de sexta-feira à noite até a manhã de segunda, priorizando locais onde ocorre consumo de bebida alcoólica, como em vias públicas, praças, postos de combustíveis e proximidades de bares e adegas.
A corporação também está reforçando a concentração de viaturas em locais já mapeados a partir de dados estatísticos e denúncias no 153 e 156, como pontos de aglomeração e nos bairros com maior incidência de casos de coronavírus no município.
No primeiro final de semana da Operação Aglomeração Zero – sexta, sábado e domingo da semana passada – , a Guarda Municipal dispersou um total de 4.709 pessoas.
Conforme os decretos municipais em vigor, pessoas que forem flagradas consumindo bebidas alcoólicas nas vias públicas ou em postos de combustíveis serão multadas em R$ 1.515,44 (400 UFICs). Os proprietários de postos onde estiver havendo o consumo receberão multa de R$ 3.030,88 (800 UFICs). Em caso de reincidência, a multa será em dobro e o local será lacrado.
Organizadores e frequentadores de festas clandestinas também estão sujeitos a multa.
Fiscalizações
Entre 1º e 24 de junho, os setores de fiscalização da Prefeitura realizaram 2.808 vistorias em estabelecimentos comerciais para a verificação do cumprimento das regras dos decretos em vigor, o que resultou em 118 fechamentos e 13 lacrações.
Além da Guarda Municipal, as fiscalizações são feitas por agentes da Coordenadoria da Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Setec e Procon.
Mesmo com todos os esforços da Prefeitura, é importante ressaltar que o combate à pandemia é uma tarefa de todos os cidadãos. As pessoas devem usar máscaras e evitar aglomerações, principalmente em locais com o uso de bebida alcoólica.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 ou 156.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare