Connect with us

Geral

Campinas terá 220 vagas para o programa Bolsa Trabalho

Publicado

em

A Prefeitura de Campinas renovou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o que vai permitir a abertura de 220 vagas para o programa Bolsa Trabalho. É a segunda vez que Campinas participa do programa. O objetivo do Bolsa Trabalho é gerar renda, qualificação e acesso ao mercado de trabalho com prioridade para a população desempregada, principalmente mulheres. Os bolsistas selecionados vão prestar serviços em órgão municipais por cinco meses, com carga horária de quatro horas diárias, cinco dias por semana, recebendo um auxílio de R$ 540,00 por mês. Além disso, deverão fazer um curso de qualificação.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 25 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021 pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br

Apoio

Quem não tiver acesso à internet poderá fazer a inscrição para o Bolsa Trabalho na Estação Cultura até o dia 7 de fevereiro, das 13h às 16h, onde funcionários do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas vão prestar auxílio. O serviço foi instalado na Estação para evitar aglomerações e permitir o distanciamento social.

Critérios

Podem ser inscrever moradores de Campinas, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550,00 por pessoa.

Seleção

Os participantes do programa serão selecionados por meio da análise do questionário respondido no momento da inscrição. Mulheres arrimos de família são parte do grupo prioritário do programa. Também serão levados em conta encargos familiares, tempo de desemprego e idade.

Publicidade

Qualificação

Os participantes deverão fazer um dos seis cursos profissionalizantes pela internet da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) que terão carga horária total de 80 horas.

Opções:

  • Auxiliar de Controle de Produção e Estoque;
  • Gestão Administrativa;
  • Gestão de Pessoas;
  • Organização de Eventos;
  • Rotinas e Serviços Administrativos;
  • Secretariado e Recepção.

Etapas

1- Inscrição, seleção e divulgação dos contemplados no Diário Oficial do Estado;

2- Recebimento dos termos de adesão no Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) das pessoas selecionadas pelo Governo do Estado;

Publicidade

3- Definição dos locais de trabalho dos bolsistas pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Primeira turma

Na primeira edição do Bolsa Trabalho, que teve início em setembro de 2021, foram selecionadas 220 mulheres que fizeram os cursos de qualificação e atuaram em serviços da Prefeitura de Campinas.

Para uma das bolsistas da primeira turma, Adeildes Maria dos Santos, de 33 anos, moradora do Jardim Itayu, o programa foi uma oportunidade para conseguir um novo emprego. Ela foi encaminhada para ajudar na triagem no atendimento no CPAT. Ao término da bolsa, ela recebeu uma proposta da empresa privada que faz a vigilância do local. Adeildes tem dois filhos, é formada em administração de empresas, e estava desempregada desde 2018. “Tinha formação, mas a falta de experiência era uma barreira para conseguir uma oportunidade. Agora vou trabalhar como recepcionista na empresa de vigilância. Estou muito feliz e vou dar o meu melhor para crescer ainda mais”, comemora a ex-bolsista.

Publicidade

Geral

Piquenique do Centro de Saúde Bassoli alerta para hipertensão e diabetes

Publicado

em

Por

O Centro de Saúde Bassoli levará cerca de 40 pessoas dos grupos de hipertensão e diabetes para participarem de um piquenique na Lagoa do Taquaral na manhã desta quinta-feira, dia 19 de maio. O passeio encerra o trabalho do grupo atualmente em atividade, que será substituído com a seleção de novos integranes. O transporte foi fornecido gratuitamente pela empresa de ônibus Zanca.
Direcionado ao autocuidado e ao conhecimento sobre as patologias, o grupo se reúne sempre às quintas-feiras pela manhã. Segundo a coordenadora da unidade, Elaine Rampazzo, “atividades e palestras são ministradas aos participantes pela equipe multidisciplinar da unidade, que conta com profissionais de odontologia, farmácia, enfermagem, educação física, nutrição, fisioterapia, além dos agentes comunitários de saúde”.
Para o passeio, também foram convidados os participantes do grupo anterior, cuja programação já terminou. A coordenadora do CS contou que a unidade também tem outros grupos, como o de saúde da mulher e da caminhada, focados no bem-estar. Mesmo após o encerramento oficial dos grupos, os usuários podem continuar participando das ações voltadas ao autocuidado. 
Profissionais da residência multidisciplinar, uma técnica de enfermagem e uma agente de saúde vão monitorar o passeio.

Continue Lendo

Geral

VemSer leva diversos serviços gratuitos para a região do Vista Alegre

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda promove neste sábado, dia 21 de maio, o evento VemSer, que vai oferecer diversos serviços gratuitos nos bairros por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) em parceria com entidades públicas e privadas. A primeira edição do evento será realizada no CEI Senador João Medeiros Calmon, no bairro Vista Alegre.

 

 

Entre os serviços oferecidos estão o balcão de empregos do CPAT com cadastramento de trabalhadores no Sistema Nacional do Emprego (SINE), serviços estéticos (corte de cabelo, escova, manicure), inscrições para cursos de qualificação profissional, aferição de pressão cardíaca, orientações jurídicas, atendimento para Microempreendedor Individual (MEI), Sebrae Móvel, algodão doce para as crianças, entre outros. Ao todo são 14 parceiros públicos e privados envolvidos na ação.

 

 

O objetivo da Secretaria de Trabalho e Renda é promover o VemSer periodicamente em regiões estratégicas do município, preferencialmente em escolas por já possuírem infraestrutura adequada para receber o público.

 

 

Evento

 

 

VemSer

 

 

Data: 21 de maio de 2022

 

Horário: das 9h às 12h

 

Local: CEI Nave Mãe Senador João Medeiros Calmon

 

Endereço: rua Antônia Avelar Ridal, s/n. Parque Vista Alegre, Campinas (SP)

 

 

Parceiros e serviços gratuitos

 

 

Atendimento SINE

 

Cadastramento para vagas de emprego

 

 

CPAT

 

Inscrições para cursos de qualificação profissional

 

 

Casa do Empreendedor

 

Atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI)

 

 

Senai

 

Divulgação e inscrições para cursos gratuitos

 

 

Sebrae Móvel

 

Atendimento ao Microempreendedor Individual e sorteios de livros

 

 

Guarda Municipal

 

Demonstração de cães adestrados

 

 

Sesi

 

Divulgação das ações do Sesi

 

 

Fumec

 

Divulgação de cursos profissionalizantes e trilhas de carreira para jovens

 

 

Embelleze

 

Manicure, corte de cabelo feminino e masculino

 

 

DG Cursos

 

Aferição de pressão e de oxigênio no sangue

 

 

EGDS Iracy

 

Workshop de reflexologia

 

 

Faculdade Anhanguera

 

Medição do índice de massa corporal e orientação nutricional

 

 

Senac

 

Massagem rápida, orientação sobre cuidados com os pés e com a pele

 

 

Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Orientação jurídica, preparação para entrevista de emprego, elaboração de currículo e atendimento fraterno com capelão

 

 

Emdec

 

Minicidade de educação para mobilidade

 

Algodão doce

Continue Lendo

Geral

‘Vamos correr, garotas’ promove qualidade de vida para mulheres

Publicado

em

Por

Campinas recebe neste domingo, 22 de maio, mais uma corrida de rua, a Let ‘s Run Girls, das 7h às 12h, no Kartódromo da Lagoa do Taquaral. Esta nova etapa tem o intuito de incentivar as mulheres a buscarem mais qualidade de vida por meio da corrida.
Esta fase em Campinas acontece após a realização, em 2021, de sete etapas presenciais e quatro on-line (devido à pandemia da Covid-19). O evento tem apoio das Secretarias de Cultura e Turismo, de Esportes e Lazer e Sanasa. 
O projeto nasceu das idealizadoras Marina Vidotti, Priscilla Mengate e Vanessa Agnelo, que tiveram suas vidas transformadas pela corrida. O objetivo é inserir cada vez mais mulheres no esporte, e o Let ‘s Run Girls vem sendo um espaço para quem sempre teve vontade de conhecer e praticar a corrida de rua, começando de uma forma sadia e muito divertida.
Além da corrida, haverá durante a manhã de domingo alongamento com Norton Mello, aula de zumba com Dance Raul, sorteios e tendas com produtos voltados para corrida e ações dos patrocinadores.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram oficial do evento https://www.instagram.com/letsrungirlsbr.

Continue Lendo

Populares