Connect with us

Geral

Campinas sugere à RMC modelo de retomada de eventos e esportes coletivos

imagem 52

A Prefeitura de Campinas apresentou a proposta de retomada de eventos e esportes coletivos aos demais municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas), na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, por meio de reunião virtual. O prefeito Dário Saadi explicou que a proposta foi formulada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas e as cidades têm autonomia para utilizar e adaptar de acordo com a situação de cada município.

É uma sugestão que Campinas está fazendo. Entendemos que cada cidade tem autonomia, mas vamos apresentar o modelo às cidades da RMC antes de publicar o decreto. Importante manter as orientações”, disse o prefeito Dário Saadi.

As medidas valem a partir do dia 17 de agosto, conforme o Plano São Paulo, do governo do Estado e os detalhes serão publicados em decreto no Diário Oficial do Município. A apresentação “Medidas sanitárias para volta responsável às atividades” foi feita pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, com a participação do secretário de Saúde, Lair Zambon.

Advertisement

Este modelo que estamos preparando está longe de ser considerado ‘liberação geral’. São medidas que temos que adotar com parcimônia e deixar claro que este ano o uso de máscara ainda será fundamental, não deveremos tirar”, disse o secretário de Saúde, Lair Zambon.

Consideramos premissas básicas para a retomada de eventos e esportes coletivos”, disse a diretora da Devisa, Andrea von Zuben. Os protocolos com as regras para eventos e esportes coletivos serão publicados em breve no portal da Prefeitura de Campinas, no https://covid-19.campinas.sp.gov.br/

A proposta de Campinas:
Eventos corporativos e sociais (formaturas, casamentos, aniversários)
– Controle de entrada (nos corporativos, evitar fila); planilha dos participantes (nos corporativos); disponibilizar
álcool gel; distância mínima de um metro; uso de máscara; sem aglomeração; respeito aos protocolos sanitários e vacinação dos participantes, trabalhadores e prestadores de serviços. Nos eventos sociais as mesas com distância mínima de um metro e proibição de
pista de dança e aglomeração.

Advertisement

Esportes coletivos
– Proibido torcida, vedada aglomeração; uso de máscara; protocolos sanitários e
vacinação dos participantes, trabalhadores e prestadores de serviços. Também é recomendado triagem dos sintomas antes do início da atividade; avaliação de contatos; planilha dos participantes; verificação de temperatura; preferência ao ar livre; portas e janelas abertas; uso individual de objetos.

Shows com público em pé, torcidas e pistas de dança estão proibidos em qualquer tipo de evento, inclusive os já autorizados.

O convite para que a cidades conheçam o modelo de Campinas foi do Conselho da RMC, presidida pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis. “É importante termos o suporte e a expertise de Campinas para esta reabertura. Os cidadãos são metropolitanos”, destacou Reis.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare