Campinas soma 194 atendimentos a pessoas em situação de rua entre 27 e 30 de abril
May 4, 2026
Reading: 4 min
O Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua registrou 194 atendimentos entre os dias 27 e 30 de abril. O total reúne 148 abordagens nos bairros e 46 atendimentos em sede, com atuação das equipes em todas as regiões da cidade.
A região Central concentrou o maior volume da semana, com 78 registros distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, de segunda a quinta feira. As equipes realizaram atendimentos em sede, encaminhamentos para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPS AD Sudoeste, contato com cartório em Novo Cruzeiro, em Minas Gerais, pedido de certidões pelo Centro de Integração da Cidadania, CIC, fornecimento de vale almoço e encaminhamentos para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro POP Sares I e II.
Também houve participação em reunião da Média Complexidade, articulações com a coordenação técnica da rede de atenção à população em situação de rua e contato com o Serviço de Abordagem Social de Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho Infantil.
Na região Sul, foram registradas 27 abordagens, 33 articulações, 16 atendimentos em sede, quatro contatos com familiares e uma busca ativa. A semana incluiu inserção e acompanhamento no abrigo Santa Dulce dos Pobres, acompanhamento ao Samim, encaminhamento à Defensoria Pública do Estado, DPE, quatro encaminhamentos ao Cadastro Único, três ao Poupatempo, dois ao Consultório na Rua, dois ao CAPS AD, dois ao Distrito de Assistência Social, DAS, e um encaminhamento ao cartório eleitoral. A região Sul apresentou o maior número de articulações da semana.
No entorno do Centro, foram 25 abordagens. As equipes realizaram quatro atendimentos a solicitações do serviço 156, duas discussões de caso com o Consultório na Rua e uma discussão de caso com o Samim.
Na região Noroeste, foram sete abordagens em bairros como Jardim Florence, Sírius, Cosmo e Cidade Satélite. As ações incluíram um agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional, CIN, um acompanhamento e encaminhamento para CIN, um encaminhamento ao Cadastro Único, quatro atendimentos a solicitações do serviço 156, uma busca ativa e uma articulação com o CAPS AD Antônio Orlando.
Na região Norte, também foram registradas sete abordagens, além de dois contatos telefônicos e discussões de caso com o Consultório na Rua da Prefeitura Municipal de Campinas, dois contatos com a Instituição Dias da Cruz e um contato com o Centro POP Sares II.
Na região Leste, houve três abordagens, um atendimento a solicitação do serviço 156, acompanhamento de usuário ao banco da Caixa Econômica Federal e um agendamento no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, IIRGD.
Na região Sudoeste, foi registrada uma abordagem, além de uma articulação com o Centro de Atenção Psicossocial III Davi Capistrano, quatro atendimentos em plantão de sede, uma articulação com o CIC e solicitação e encaminhamento para emissão da CIN.
Operação Inverno
Na tarde de quarta feira, 30 de abril, último dia do período analisado, as equipes da região Central participaram de uma reunião de coordenação sobre a Operação Inverno junto com o Samim, albergue municipal. A operação foi iniciada no dia seguinte, 1º de maio, com o objetivo de ampliar a rede de acolhimento para a população em situação de rua durante o período mais frio do ano.
“A Operação Inverno reforça esse compromisso em um período que exige ainda mais atenção. A ampliação do acolhimento e a articulação com serviços como o Samim, Centro POP, CAPS AD, Consultório na Rua e demais equipamentos da rede são fundamentais para garantir cuidado, proteção e dignidade às pessoas em situação de rua”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Balanço desde o início do ano
Com os 194 registros da semana de 27 a 30 de abril, o Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua encerrou abril com 3.147 registros acumulados em 2026, ultrapassando a marca de três mil atendimentos desde o início do ano.
O total reúne abordagens no território e atendimentos em sede. A região Central segue como principal polo de demanda, seguida pela região Sul, que se destaca pelo volume de articulações, e pelo entorno do Centro.
A documentação civil permanece como um dos eixos centrais da atuação ao longo do ano. O serviço registrou encaminhamentos para emissão de Registro Geral, RG, e Carteira de Identidade Nacional, CIN, retirada de certidões pelo Centro de Integração da Cidadania, CIC, atendimentos junto ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, IIRGD, agendamentos em cartórios de diferentes municípios e articulações com Junta de Serviço Militar e cartório eleitoral. Sem documentação, o acesso ao Cadastro Único, a benefícios sociais e a serviços públicos fica comprometido.
Na área da saúde, o serviço mantém articulações com o Consultório na Rua, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPS AD, Unidades Básicas de Saúde, UBSs, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, e hospitais.
Na assistência social, os encaminhamentos envolvem o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, o Centro POP Sares I e II e o Samim. A rede de proteção inclui ainda contatos com a Defensoria Pública, o Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, e a Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF).