Connect with us

Eventos

Campinas Shopping recebe projeto Reciclarte

Reciclarte

O Campinas Shopping recebe a partir do dia 19 de agosto a exposição do artista sustentável Alfredo Borret. A exposição integra o projeto Reciclarte, criado especialmente para atender jovens entre 14 e 25 anos em situação de vulnerabilidade social, e o objetivo é ensinar como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, através dessa prática, promover a melhoria do meio ambiente e gerar mais renda para a comunidade.

Borret é um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa. Natural do Rio de Janeiro e com grande consciência ambiental, ao observar que havia um volume muito grande de tampas metálicas sendo descartadas de forma incorreta na natureza criou o projeto Ecotampas, que transforma  esse lixo em broches, chaveiros, imãs de geladeira e até quadros. “Já retirei mais de 10 (dez) toneladas de tampinhas das ruas. Através da minha iniciativa, desperto um novo olhar para os micros lixos, em especial as tampinhas de metal. Meu objetivo é chamar a atenção das empresas fabricantes de bebidas, multiplicar essa atitude e deixar esse legado”, diz Alfredo.

O projeto Reciclarte é patrocinado pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul, em parceria com a Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas e a NTICS Projetos. “Vamos levar conhecimento sobre reciclagem, design de objetos e a criação de arte a partir de materiais recicláveis. Essas práticas são capazes de promover mudanças duradouras e profundas. Essa tem sido nossa missão há 20 anos, proporcionar mudança através do conhecimento”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Advertisement

Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis” que serão realizadas no dia 26 de agosto. Também será oferecido no dia 19 de outubro o workshop digital sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”. O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa pet.

Reforçando o compromisso da Whirlpool Corporation com práticas cada vez mais sustentáveis e alinhadas à agenda ESG, as oficinas darão especial atenção ao descarte correto de resíduos. “Como sociedade, precisamos avançar quando o assunto é reciclagem, e as empresas têm um papel fundamental nessa virada de chave. Na Whirlpool, temos orgulho de contribuir para um presente e futuro melhores com ações práticas, como, desde 2015, zerar o envio de resíduos para aterro em todas as fábricas no Brasil. Do ponto de vista de conscientização e como levar o tema para as comunidades, apoiar iniciativas como esta nos enche de orgulho. A arte sustentável, além de expressão artística e fonte de renda, ajuda na preservação do meio ambiente”, explica Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para a América Latina.

Em Campinas, o projeto RECICLARTE irá disponibilizar 50 vagas para o Workshop de Produção Cultural e 100 vagas para as oficinas de Artes Plásticas e Workshop sobre Empreendedorismo, que serão oferecidas para jovens entre 14 e 25 anos.

Advertisement

SERVIÇO

PROJETO RECICLARTE – 2ª edição

Exposição: 19 de agosto a 15 de setembro

Advertisement

Campinas Shopping

Informações pelo site: https://www.ntics.com.br/reciclarte2/

Sobre a Sustentabilidade e Cultura

Advertisement

A Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas é uma produtora, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare