Connect with us

Geral

Campinas recebe mais de 100 abrigos padrão “Glicério” no quadrimestre

imagem 127

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) segue ampliando o conforto dos usuários do transporte público coletivo durante a espera pelos ônibus no ponto. Entre os meses de janeiro e abril de 2022, 103 novos abrigos foram implantados por meio de concessão pública.   

 

Os equipamentos são instalados nos principais corredores do transporte público coletivo e no raio de 5 km a partir do Centro, onde há maior demanda de embarque de passageiros.   

Advertisement

 

Entre as vias contempladas pelos novos abrigos estão Barão de Itapura, Brasil, Saudade, Ângelo Simões, Dr. Moraes Salles, Francisco de Paula Oliveira Nazaré, Governador Pedro de Toledo, João Penido Burnier, Luiz Smânio, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Juscelino, Prestes Maia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Dr. Salles Oliveira, Duartina e Saldanha Marinho.  

 

Advertisement

“A força-tarefa realizada pela Emdec para melhorar a qualidade do transporte público coletivo inclui vigilância na operação, ajustes contínuos nas linhas e, também, promover mais dignidade ao usuário na espera pelos ônibus”, detalha o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

 

Os novos abrigos implantados são do padrão “Glicério” e possuem quatro assentos individuais, cobertura de material leve e resistente a impactos e iluminação LED. O modelo adotado também favorece o acesso das pessoas com mobilidade reduzida ao transporte público, já que conta com espaço para cadeirantes e piso podotátil no entorno.  

Advertisement

 

Durante a espera pelo ônibus, os usuários podem recarregar os celulares nas tomadas USB disponíveis nos abrigos. Os mobiliários também exibem a relação de linhas atendidas pelo ponto. 

 

Advertisement

A concessão que promove a renovação dos abrigos foi firmada em 2018 e soma 404 novos mobiliários implantados e outros 44 abrigos sob sua gestão. Ao final do contrato, serão 894 novos abrigos instalados. A renovação do mobiliário e sua manutenção é proveniente da exploração publicitária, com exclusividade, dos pontos de parada concedidos, através dos chamados MUPI’s (Mobiliários Urbanos Para Informação).  

 

Atualmente, a empresa Eletromidia é a responsável pela implantação e manutenção dos abrigos em Campinas, já que adquiriu a empresa Moohb, acelerando o ritmo de implantações. A Eletromidia também está modernizando os MUPI’s, que estão sendo substituídos por painéis digitais em pontos estratégicos da cidade.  

Advertisement

 

Ações de preservação chegam a 7.759 

 

Advertisement

A concessionária também é responsável pela manutenção, conservação e limpeza dos abrigos sob sua gestão. Entre os meses de janeiro e abril de 2022, foram realizadas 7.759 ações de manutenção, envolvendo vistoria, limpeza, retirada de panfletos e de pichações.  

 

As ações buscam corrigir atos de vandalismo, preservar os mobiliários e manter o conforto aos usuários do transporte público coletivo.  

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare