Connect with us

Geral

Campinas recebe Caravana sobre educação no trânsito nesta segunda-feira

garotoLendo

Projeto é voltado para alunos de Escola Municipal entre 6 e 10 anos de idade

Caravana Renovarte – que passou por 12 cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais atendendo cerca de 15 mil crianças – chega a Campinas nesta segunda-feira, 22, encerrando sua temporada. Abordando o tema Educação no Trânsito, o projeto será realizado na EMEF João Alves dos Santos, em dois horários: às 9h e às 14h. A escola será contemplada com a distribuição de 500 revistinhas informativas, além de uma programação de atividades totalmente online, incluindo vídeos produzidos com animação e experiência imersiva em realidade 360°, e o espetáculo teatral Amigos do Baobá em De quem é a rua?.

A iniciativa lançará um olhar transformador a respeito do trânsito seguro para crianças, trazendo a Turma do Trânsito em uma série de vídeos, cada um abordando um valor essencial: atenção, respeito, empatia e cuidado – inclusive, o conteúdo sobre cuidado conta com uma experiência de realidade virtual 360°. Ao final de cada vídeo, os estudantes aplicam seus conhecimentos por meio de desafios.

Advertisement

Em paralelo, os alunos terão acesso a outros materiais, como o jogo de tabuleiro Uma aventura na cidade, que vem acoplado à revista informativa. A proposta é reforçar os aprendizados por meio de atividades gamificadas, possibilitando que a criança seja estimulada a jogar com seus pais, a fim disseminar os conhecimentos no núcleo familiar.

TEATRO Os personagens que acompanham toda essa jornada educativa, nos desenhos e vídeos, também vêm interagir com as crianças através da magia do teatro de bonecos. A peça Amigos de Baobá em De quem é a Rua? será transmitida online e com referências específicas de cada escola, como nomes dos professores e dos alunos. Para envolver o imaginário dos ‘pequenos defensores’ são utilizadas ainda animações audiovisuais no decorrer da narrativa.

A história do espetáculo inicia com o João, um estudante que recebe uma tarefa muito complicada: escrever uma redação com o tema De quem é a rua?. Estimulado por essa questão, e amparado por amigos de várias partes do mundo, ele entra em uma grande aventura pelas trilhas do conhecimento. Nesse caminho, construído também com toques de humor e poesia, João passa a compreender o poder do respeito e da boa convivência em tornar qualquer lugar muito especial.

Advertisement

CARAVANA RENOVARTE Este projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da SABIC (Saudi Basic Industries Corporation), uma das principais empresas petroquímicas do mundo e líder na produção de polietileno, polipropileno, entre outros termoplásticos avançados, além de glicol, metanol e fertilizantes.

A produção da Caravana é da Renovarte Produtora Culturalempresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis incentivo, em parceria com a empresa Núcleo Cultural. A EMEF João Alves dos Santos fica na rua Manoel Thomáz, 288 – Jardim Regina, Campinas (SP).

SERVIÇO:
Caravana Renovarte – Educação no Trânsito 
Data: 22/11
Horário: 9h | 14h
Local: EMEF João Alves dos Santos – rua Manoel Thomaz, 288 – Jardim Regina, Campinas (SP)

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare