Connect with us

Geral

Campinas recebe 1ª edição da Virada Esportiva Inclusiva na próxima sexta

EsportivaInclusiva

Campinas recebe na manhã da próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, a 1ª edição da Virada Esportiva Inclusiva, um dos principais encontros do esporte adaptado do Interior de São Paulo. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e será realizada na Estação Cultura, das 8h às 12h. O campeonato reunirá cerca de 300 atletas, entre crianças e jovens de Campinas e da região para disputar dez modalidades esportivas. O piloto da Virada Esportiva Inclusiva também foi realizado em dezembro de 2017 no município, junto com a 1ª edição da Virada Sustentável.

O objetivo do evento é fomentar a prática esportiva inclusiva e a acessibilidade social, criando um ambiente de convívio entre pessoas com e sem deficiência. A Virada Esportiva Inclusiva também visa recuperar a autoestima dos participantes, promover saúde e qualidade de vida, oferecer opções de esporte para pessoas com deficiência, ensinar modalidades paraolímpicas, incentivar o uso dos espaços públicos para a prática esportiva, além de difundir as modalidades inclusivas e diminuir a reclusão das pessoas com deficiência em projetos paradesportivos.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Dário Saadi, é uma honra para Campinas receber a Virada Esportiva Inclusiva e poder proporcionar essa experiência em um espaço público, principalmente para crianças de escolas da Rede Municipal de Ensino. “Tenho certeza que será um ensinamento que elas guardarão para o resto da vida”, afirma Dario.

Advertisement

Haverá disputa nas modalidades de Atletismo, Handebol em Cadeira de Rodas, Rugby em Cadeira de Rodas, Basquete em Cadeira de Rodas, Parabadminton, Goalball, Voleibol Sentad, Bocha, entre outros.

Circuito

O formato da Virada será em circuito. O público, com e sem deficiência, poderá vivenciar e experimentar dez modalidades paraolímpicas por meia hora cada. Todas terão um coordenador qualificado específico e três instrutores especializados na apresentação do esporte.

Advertisement

O projeto, idealizado e organizado pelo Instituto Incentivar Esporte e Cultura, tem o patrocínio da WestRock, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania de Campinas.

A organização geral é do Instituto Incentivar Esporte e Cultura. Criado em 2013, na cidade de São Paulo, por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, o Instituto tem o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a sociedade.

Serviço:

Advertisement

1ª Virada Esportiva Inclusiva

8h30 – Início das atividades esportivas

11h30 – Finalização das atividades

Advertisement

11h30 às 12h – Despedida dos participantes

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare