Connect with us

Geral

Campinas participa de vídeo sobre alterações climáticas em projeto da ONU

imagem 41

A cidade de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), foi convidada para participar do Grown Green – projeto internacional de intercâmbio de experiências financiado pela União Europeia para pesquisa e inovação e combate às alterações climáticas, que ajuda a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O convite surgiu por conta do investimento do município em parques lineares. A participação no projeto incluiu a gravação de um vídeo para a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), organização civil filiada à ONU.

 

 

Advertisement

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, gravou um depoimento no vídeo que foi lançado virtualmente em todo o mundo nesta semana na página oficial da IUCN no YouTube. “Nós temos um plano ousado de parque lineares na cidade. No total são 49. Temos investimentos através de financiamentos de órgãos internacionais e através de bancos públicos como Caixa Econômica e Banco do Brasil. Há também as contrapartidas de empreendimentos imobiliários como foi o caso do Parque Linear do Piçarrão”, disse o prefeito no vídeo.

 

 

Advertisement

“No desenvolvimento dos projetos básicos dos parques lineares em Campinas fizemos consultas a população de cada localidade, de cada bairro onde o projeto foi concebido. E também tivemos a participação em audiência pública, oficinas por toda a cidade – trazendo a população para opinar no que seriam os projetos dos parques lineares”, explicou o secretário do Verde, Rogério Menezes.

 

 

Advertisement

O vídeo

 

 

Advertisement

O vídeo mostra o que Campinas está fazendo diante do evidente cenário mundial das mudanças climáticas. Aborda, por exemplo, a ampliação de esforços para integrar a natureza ao ambiente urbano e a adoção de soluções baseadas na natureza parte de seu planejamento, desenvolvimento e gestão da cidade.

 

 

Advertisement

A gravação enfatiza que mesmo com toda a sua dimensão urbana, econômica e mundial, que se destaca por suas universidades, centros de pesquisa tecnológicos, rede de logística e inovação, Campinas conserva grandes ‘manchas de áreas verdes’. Também salienta que através de seu plano de implementação de Parques Lineares pretende conectar as áreas verdes às urbanas, e propiciar um enriquecimento da biodiversidade, o desenvolvimento econômico local e a melhora na qualidade de vida para a população.

 

A diretora de Desenvolvimento Sustentável, Angela Guirao e o engenheiro ambiental da SVDS Gabriel Dias Mangolini Neves também gravaram depoimentos no vídeo e contribuíram para a realização do projeto.

Advertisement

 

Confira o vídeo no link www.youtube.com/watch?v=yHry2ejjPN8&t=9s

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare