Connect with us

Geral

Campinas participa de encontro virtual com embaixador da China e FNP

imagem 194

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou nesta quinta-feira, 29 de abril, de encontro virtual com representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. No encontro, os prefeitos pediram suporte nas relações comerciais com os laboratórios Sinovac e Sinopharm para a aquisição de imunizantes contra a Covid-19.

O consórcio, que integra 1.938 cidades brasileiras, já formalizou a intenção de compra de 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório chinês Sinopharm. Também pediu apoio da embaixada para acelerar a importação de um lote de seis milhões de doses ainda neste semestre, para a imunização dos profissionais de educação básica.

O consórcio Conectar já está em tratativas com o Instituto Butantan, representante do laboratório Sinovac no Brasil. A dificuldade é que a capacidade de produção está comprometida até setembro, com 100 milhões de doses para o governo federal e 30 milhões para o governo do Estado de São Paulo. “Gostaríamos de formalizar, através do Butantan, interesse na importação da Coronavac produzida na China. Contamos com o apoio da embaixada nesse contato”, afirmou o presidente do consórcio, Gean Loureiro.

Advertisement

“Nesse momento em que o mundo busca por vacinas, o apoio da embaixada da China à FNP e ao Conectar é fundamental”, disse Dário, que lembrou as relações comerciais e culturais de Campinas com o país, existentes há muitos anos. Ele citou a visita a Campinas, em 1996, do então governador da província de Fujian, e atual presidente da China, Xi Jiping, em razão do acordo de cidade irmã entre Campinas e Fuzhou. O prefeito citou também a presença de empresas chinesas na cidade, como a BYD e a State Grid Brazil Power Participações S.A. (SGBP) que detém o controle acionário da CPFL Energia.

O embaixador falou sobre a importância da cooperação entre entes subnacionais brasileiros e chineses. “O mundo está cheio de incertezas, porém a parceria sino-brasileira continua sendo promissora. A parte chinesa se dedica a ser parceira estratégica consistente e confiável do Brasil e também está disposta a aprofundar a confiança mútua na cooperação com todos os níveis e em todos os setores”, afirmou.

Além do apoio da embaixada na interlocução com laboratórios chineses, o Conectar pactuou a construção de uma câmara junto à embaixada para a negociação de compras, com preços mais baixos a partir do grande volume, de insumos, equipamentos e medicamentos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare