Connect with us

Geral

Campinas participa de ação coletiva para marcar o Mês da Primeira Infância

imagem 164

 

 

 

Advertisement

 

O município de Campinas está entre as dez cidades brasileiras que participarão, a partir deste domingo, 22 de agosto, de um projeto de intervenção urbana visando chamar atenção da sociedade para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores.

 

Advertisement

 

A ação, organizada pela Rede Urban95, marca o Mês da Primeira Infância, celebrado pela primeira vez no Brasil. A escolha de um mês específico para retratar o assunto reforça a mobilização da sociedade civil, a criação de políticas públicas e a visibilidade do tema.

 

Advertisement

 

Na segunda-feira, dia 23 de agosto, a partir das 19 horas, serão projetadas mensagens relacionadas à primeira infância na fachada do Paço Municipal. O engajamento do município nesta iniciativa está atrelado ao Plano Primeira Infância Campineira (PIC).

 

Advertisement

 

O prefeito Dário Saadi elogia a Rede Urban95 pela iniciativa inédita e reforça a necessidade desse engajamento com a primeira infância. “A integração com as nossas ferramentas é fundamental para tratarmos desse assunto, de extrema importância, com políticas públicas pertinentes”, afirma.

 

Advertisement

 

“O Comitê do PIC vem atuando para implementar as ações que foram definidas no Plano. Nossa parceria com a Rede Urban95 é mais um passo nesta direção, o que fortalece o nosso trabalho”, comenta o coordenador do comitê, Thiago Ferrari.

 

Advertisement

 

De acordo com os organizadores das projeções urbanas, o objetivo é promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.

 

Advertisement

 

Para a Rede, pensar na infância é atender pais e cuidadores com serviços públicos de qualidade, é preservar os espaços públicos limpos e iluminados, é pensar em intervenções urbanas lúdicas como parte de todas as ruas, com o objetivo de dar pleno atendimento aos direitos dos bebês e crianças pequenas.

 

Advertisement

 

Sobre a Urban95

 

Advertisement

 

A Urban95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Para isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95 cm de altura.

 

Advertisement

 

O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas para a primeira infância mais assertivas e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

 

Advertisement

 

A Rede é composta pela Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis. Sua secretaria estratégica oferece apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade, com foco em crianças pequenas e seus cuidadores, além de uma consultoria para o aprimoramento de ações e políticas públicas na área.

 

Advertisement

 

Agenda de projeções nos municípios envolvidos:

 

Advertisement

 

22/08 – Brasília (DF) | Congresso Nacional
23/08 – Campinas (SP) | Paço Municipal
24/08 – Jundiaí (SP) | Ponte Torta
25/08 – Caruaru (PE) | sede da Via Parque
26/08 – Aracaju (SE) | Arcos do Atalaia
27/08 – Fortaleza (CE) | Centro Cultural Belchior
28/08 – Crato (CE) | Museu Histórico do Crato
29/08 – Niterói (RJ) | MAC
30/08 – Pelotas (RS) | Praça Cel. Pedro Osório
31/08 – Brasiléia (AC) | Praça Hugo Poli

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare