Connect with us

Geral

Campinas inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico

Publicado

em

Com foco numa construção coletiva, a Prefeitura de Campinas deu início na tarde desta terça-feira, 12 de março, à elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Campinas.

O processo começou com evento realizado no Royal Palm Hall, onde cerca de 60 pessoas ligadas ao setor participaram de uma apresentação sobre como funcionará a capacitação para a elaboração do plano nos próximos seis meses.

O plano é um instrumento que tem por objetivo orientar o crescimento do turismo, coordenar e conduzir as decisões da política municipal do setor, permitindo a adequada sinergia entre o poder público, setor privado e sociedade. O lançamento nesta terça-feira foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac), que será o responsável pela capacitação para a construção do plano.

O encontro aconteceu durante a reunião ordinária do Comtur. Na abertura, o atual presidente do Conselho, Vanderlei Costa e Silva, destacou as várias atribuições do órgão, entre elas auxiliar na formulação da política municipal de turismo, propor e desenvolver programas visando fomentar o setor na cidade. Além dos conselheiros presentes, participaram do evento representantes das entidades de classe, empresários de vários segmentos turísticos, associações e instituições culturais ou sociais com atuação no setor.

Reconhecendo a força do turismo de eventos e negócios para Campinas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, reforçou o crescimento de vários outros segmentos turísticos na cidade e a necessidade de promover ainda mais o desenvolvimento de novos segmentos. “Estamos lançando hoje um plano que vai ouvir todos os atores do turismo de Campinas. É assim que tem que ser e para isso, além da capacitação nos próximos meses, faremos oficinas de diversos segmentos do setor. Assim, construiremos propostas para atender a diversidade da área de turismo, buscando dar uma diretriz para a cidade nos próximos anos”, destacou von Zuben, ressaltando ainda a importância do turismo na geração de empregos.

A Prefeitura de Campinas também esteve representada na apresentação pela diretora do departamento de Turismo, Alexandra Caprioli, e o coordenador de Planejamento e Informação do departamento, Eros Vizel, que destacaram a importância do projeto para Campinas. “Estamos buscando um plano para capacitar a cidade. Se nós não nos planejarmos, não chegaremos a lugar algum. Depois deste processo de elaboração, esperamos ver o plano aprovado como lei na Câmara e aplicado no dia a dia de Campinas”,projetou Alexandra Caprioli. Após sua conclusão, o projeto de lei do Plano de Desenvolvimento Turístico de Campinas será enviado para a aprovação na Câmara Municipal.

Capacitação
Parceiro do projeto, o Senac transmitirá sua expertise de capacitação. “O setor de turismo de Campinas tem tudo para crescer nos próximos anos e movimentar a economia da cidade. É preciso estar atento às tendências desse mercado, que mudam o tempo todo. Para isso, nós do Senac, como protagonistas de capacitação educacional, temos muito a contribuir com essa transformação que está por vir”, disse a gerente do Senac Campinas, Heloisa Vendramini.

O curso de capacitação para a elaboração do plano, promovido pelo Senac, terá início no dia 8 de abril com término previsto para 21 de outubro. Serão cerca de 110 horas de curso (uma aula por semana com quatro horas de duração) no Campus I da PUC-Campinas. Os detalhes sobre a capacitação foram apresentados nesta terça pelo gestor de desenvolvimento social do Senac-SP, Jorge Carlos Silveira Duarte, que tem coordenado este trabalho da instituição no Estado de São Paulo.

As inscrições para as oficinas e as aulas de capacitação deverão ser feitas até dia 5 de abril pelo e-mail comtur@campinas.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2116-0724/0749, do Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Calendário das oficinas setoriais
– 27/03, das 8h às 12h30 – Oficina 1: Turismo de Negócios e Eventos/Circuito Campinas Inovadora/Turismo de Saúde. Local: Expo D. Pedro.
– 02/04, das 8h às 12h30 – Oficina 2: Turismo Rural/Cicloturismo/Turismo de Aventura/Ecoturismo/Observação de Aves/Pesqueiro/Astroturismo. Local: Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio.
– 04/04 – das 8h às 12h30 – Oficina 3: Turismo Cultural e Histórico. Local: Estação Cultura.

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo

Geral

Reuniões virtuais mantêm servidores da SVDS atualizados

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover o alinhamento técnico entre as diversas áreas, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início na tarde desta terça-feira, 13 de abril, aos encontros virtuais com a presença de todas as equipes técnicas da pasta.



De acordo com o secretário Rogério Menezes, com o lema “Estamos separados pela pandemia, mas unidos pelo trabalho”, a ideia é que  os servidores possam  ter ciência  do que está sendo realizado em todos os setores, como nas áreas de planejamento,  gestão,  licenciamento, fiscalização,  proteção da fauna, entre outras. Até então, as reuniões ocorriam apenas com a participação dos servidores do próprio departamento.



Enquanto as equipes permanecerem em teletrabalho, os encontros serão quinzenais e abordarão dois temas de cada vez.  Na reunião desta terça, as discussões giraram em torno dos projetos “Pagamento por Serviços Ambientais-PSA”  e  “Reconecta RMC”.


“Neste momento de mais de um ano de pandemia, além de promover um alinhamento de conhecimentos, essas reuniões são uma ótima oportunidade para integrar e valorizar o trabalho das nossas equipes”, disse Menezes.

Continue Lendo

Geral

Data das provas do concurso da IMA é alterada para 16 de maio

Publicado

em

Por

A IMA (Informática de Municípios Associados) atualizou o cronograma do Concurso Público 01/2020 e alterou a data da aplicação das provas objetivas para 16 de maio.

A data prevista no edital anterior era 25 de abril. A mudança foi necessária para atender ao Decreto Municipal nº 21.438, de 9 de abril de 2021, que disciplina o retorno das atividades escolares no município de Campinas. Como as escolas permanecem fechadas, os prédios não poderão ser utilizados para a aplicação das provas do concurso.

O processo prevê o preenchimento de vagas distribuídas em cinco cargos. Serão selecionados profissionais para os cargos de Assistente I, na função de Teleatendimento/Atendimento e Informações, Técnico em Tecnologia da Informação I, para as funções de Teleatendimento, Atendimento ao Usuário e Desenvolvimento e Analista em Tecnologia da Informação, na função Sistemas. As remunerações variam de R$ 1.447,11 a R$ 5.823,23.

O concurso foi aberto no início do ano passado, mas sofreu adiamentos em função da pandemia de Covid-19 e outro para alterações no edital.

O cronograma atualizado pode ser consultado no site da empresa Consesp, organizadora do concurso, em www.consesp.com.br ou no site da IMA, em www.ima.sp.gov.br. O edital de convocação para as provas objetivas será publicado no dia 6 de maio.

Continue Lendo







Populares