Connect with us

Geral

Campinas focará sequelas da Covid e demanda reprimida de outras doenças

imagem 137

O prefeito Dário Saadi anunciou em live nesta segunda-feira, 19 de julho, que Campinas terá um centro de atendimento a pacientes com sequelas deixadas pela Covid-19. Além disso, está sendo formada uma comissão com representantes dos hospitais que formam o SUS Municipal, para atender as demandas que ficaram reprimidas nesta pandemia.
Esse centro, informou o secretário de Saúde Lair Zambom, será multidisciplinar e provavelmente será instalado no Hospital Ouro Verde, assim que as internações por Covid diminuírem. “Nós já estamos atendendo pacientes com sequelas nos centros de saúde, e montaremos um centro multidisciplinar no Ouro Verde”, afirmou.
Segundo o prefeito, está sendo feito um levantamento detalhado dos procedimentos represados de cirurgias eletivas, consultas com especialistas, exames de imagem e outros procedimentos que deixaram de ser feitos na SUS Municipal. “Estamos nos preparando para atender a demanda reprimida”, disse.
No início do mês, Dário, que é vice-presidente de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apresentou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, proposta de iniciar um programa para atender a demanda de casos não Covid represada no País.
Segundo ele, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) estima que a pandemia já gerou, no País, uma demanda reprimida de um bilhão de procedimentos médicos. Entre estes, estão cirurgias eletivas e procedimentos diversos como endoscopia, colonoscopia, consultas com especialistas e exames por imagem.
A Frente Nacional de Prefeitos e o Conasems farão estudo para a implementação de um programa de enfrentamento a essa demanda não atendida, para apresentar ao Ministério da Saúde.
Em Campinas, disse o secretário de Saúde, Lair Zambom, haverá uma grande ação para retomar o diagnóstico precoce na área de oncologia e outras patologias, e também para amenizar sequelas resultantes da Covid.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare