Connect with us

Geral

Campinas está entre as 10 melhores propostas em Políticas para a Juventude

Publicado

em

O Programa Municipal Juventude Conectada da Prefeitura de Campinas foi classificado pelo Prêmio Inovação em Políticas Públicas de Juventude entre as 10 melhores propostas da Região Sudeste do País. Além de receber essa certificação, a iniciativa do município ficará disponível no repositório virtual do Centro de Documentação em Políticas Públicas de Juventude (Cedoc) e será  publicado em periódico criado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

 

Iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH),  o prêmio reconhece  experiências exitosas na implementação de inovações em políticas públicas voltadas aos jovens nos municípios brasileiros. A premiação tem, ainda, a proposta de incentivar e impulsionar os projetos que deram certo e estimular a sua replicação em outras regiões do Brasil.

 

De acordo com o documento enviado pela Secretaria Nacional de Juventude ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o trabalho desenvolvido pelo Juventude Conectada “(…) se mostra espelho efetivo para diversos gestores do Brasil considerando o impacto positivo em uma geração de jovens com sonhos, metas e esperanças distintas”. 

 

O prêmio contempla os vários eixos existentes no Estatuto da Juventude, possibilitando que ocorram, de maneira integral e intersetorial, as articulações e disseminações das políticas governamentais.

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, receber esse Certificado de Classificação do Governo Federal pelo Programa Juventude Conectada demonstra o quanto o trabalho que vem sendo realizado no município está alinhado ao que preconiza o Estatuto da Juventude. 

 

“Entendemos que a política da juventude é uma agenda urgente para o desenvolvimento social e econômico, e por isso temos buscado adotar práticas que auxiliem na qualificação e inserção do jovem no mercado de trabalho.  O Juventude Conectada conjuga todos os fatores necessários para isso: a qualificação profissional, a ampliação da visão de mundo, a distribuição de renda e a valorização do jovem na sociedade, e por isso é tão importante este reconhecimento por meio da certificação dessa política também como uma prática potencial de escala,” comentou. 

 

O Juventude Conectada foi inscrito na categoria “Inovações na implementação de políticas públicas para juventude que envolvam tecnologias sociais”. Além dessa, o prêmio incluiu outras seis categorias de inovações: em empreendedorismo juvenil; relacionadas à Indústria 4.0;  combate ao suicídio e automutilação de jovens;  controle social de políticas públicas de juventude; voltadas para as comunidades tradicionais; e relacionadas à educação, esporte e saúde.

 

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo

Geral

Reuniões virtuais mantêm servidores da SVDS atualizados

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover o alinhamento técnico entre as diversas áreas, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início na tarde desta terça-feira, 13 de abril, aos encontros virtuais com a presença de todas as equipes técnicas da pasta.



De acordo com o secretário Rogério Menezes, com o lema “Estamos separados pela pandemia, mas unidos pelo trabalho”, a ideia é que  os servidores possam  ter ciência  do que está sendo realizado em todos os setores, como nas áreas de planejamento,  gestão,  licenciamento, fiscalização,  proteção da fauna, entre outras. Até então, as reuniões ocorriam apenas com a participação dos servidores do próprio departamento.



Enquanto as equipes permanecerem em teletrabalho, os encontros serão quinzenais e abordarão dois temas de cada vez.  Na reunião desta terça, as discussões giraram em torno dos projetos “Pagamento por Serviços Ambientais-PSA”  e  “Reconecta RMC”.


“Neste momento de mais de um ano de pandemia, além de promover um alinhamento de conhecimentos, essas reuniões são uma ótima oportunidade para integrar e valorizar o trabalho das nossas equipes”, disse Menezes.

Continue Lendo

Geral

Data das provas do concurso da IMA é alterada para 16 de maio

Publicado

em

Por

A IMA (Informática de Municípios Associados) atualizou o cronograma do Concurso Público 01/2020 e alterou a data da aplicação das provas objetivas para 16 de maio.

A data prevista no edital anterior era 25 de abril. A mudança foi necessária para atender ao Decreto Municipal nº 21.438, de 9 de abril de 2021, que disciplina o retorno das atividades escolares no município de Campinas. Como as escolas permanecem fechadas, os prédios não poderão ser utilizados para a aplicação das provas do concurso.

O processo prevê o preenchimento de vagas distribuídas em cinco cargos. Serão selecionados profissionais para os cargos de Assistente I, na função de Teleatendimento/Atendimento e Informações, Técnico em Tecnologia da Informação I, para as funções de Teleatendimento, Atendimento ao Usuário e Desenvolvimento e Analista em Tecnologia da Informação, na função Sistemas. As remunerações variam de R$ 1.447,11 a R$ 5.823,23.

O concurso foi aberto no início do ano passado, mas sofreu adiamentos em função da pandemia de Covid-19 e outro para alterações no edital.

O cronograma atualizado pode ser consultado no site da empresa Consesp, organizadora do concurso, em www.consesp.com.br ou no site da IMA, em www.ima.sp.gov.br. O edital de convocação para as provas objetivas será publicado no dia 6 de maio.

Continue Lendo







Populares