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Campinas é selecionada para rede de cidades comprometidas com trânsito

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Campinas foi selecionada para integrar a Ruas Completas SP, uma rede de cidades paulistas comprometidas com ações para reduzir mortes e lesões no trânsito. Anunciada nesta sexta-feira (14), a iniciativa vai oferecer, nos próximos cinco anos, apoio técnico a projetos, ações e estratégias de segurança viária de 20 cidades no estado de São Paulo.

 

Ao entrar na rede, o município assume o compromisso com o aumento da segurança viária. Para tanto, contará com apoio específico e capacitações oferecidas pelas organizações que lideram a rede – WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

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O secretário de Transportes de Campinas, Vinícius Riverete, destaca que “a união de esforços e a troca de experiências entre municípios favorecem a construção de políticas públicas de mobilidade que priorizem o pedestre e o transporte público coletivo”.

 

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“A evolução da mobilidade trouxe a necessidade de repensar o sistema viário, com foco no transporte não motorizado, ênfase no pedestre e na visão integral que contempla o urbanismo, a mobilidade, a segurança viária e a educação de trânsito”, destaca o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva. Em Campinas, as ações realizadas no contexto desta rede integrarão o projeto batizado de “Se essa rua fosse minha”.

 

A rede é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que de 2021 a 2025 apoiará ações para a segurança viária no estado de São Paulo. Realizado em reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, o anúncio ocorre em pleno Maio Amarelo, mês que chama atenção para a urgência de ações pela segurança no trânsito em todo o mundo.

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Vinte cidades juntas pela segurança viária

 

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Campinas integra a rede ao lado de outros centros urbanos médios e grandes. São eles: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

 

“São cidades com diferentes perfis, mas com desafios em comum. Ao trabalharem em rede por um mesmo objetivo, podem compartilhar processos e aprendizados e avançar juntas, gerando resultados positivos e influenciando outras cidades no estado de São Paulo e no restante do país”, explica Diogo Lemos, analista sênior de mobilidade ativa do WRI Brasil, organização responsável pela formação e coordenação da rede.

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As cidades contarão com capacitações e apoio técnico a projetos com base na abordagem de sistemas seguros, que parte da premissa de que lesões e mortes no trânsito são evitáveis – e de que a responsabilidade é compartilhada entre quem utiliza as vias e quem projeta e implementa o espaço viário.

 

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“A rede de cidades paulistas chega para fortalecer o sistema viário, com ações práticas e objetivas para que as gestões municipais possam avançar com base em dados e evidências internacionais do que traz resultados efetivos para a segurança no trânsito. A velocidade é o principal fator de risco para ocorrência de sinistros de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde, e o desenho das vias é uma das formas de se fazer a gestão das velocidades para a segurança”, reforça o diretor executivo da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula.

 

Desenho seguro e prioridade ao transporte ativo

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É neste aspecto que a rede Ruas Completas SP vai concentrar sua atuação. O conceito de ruas completas foi criado para mostrar a importância de se projetar as ruas com foco na segurança e no conforto de todas as pessoas, priorizando usuários de modos ativos como caminhada e bicicleta. Entre 2017 e 2020, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) trabalharam com uma rede de ruas completas que envolveu 21 cidades brasileiras e realizou intervenções de ruas completas em nove cidades.

 

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Agora, a boa experiência da rede nacional soma novas organizações parceiras, com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, para trabalhar especificamente com cidades paulistas. Um dos estados mais motorizados do Brasil, São Paulo tem conseguido reduzir as mortes no trânsito de forma progressiva desde 2015, quando deu-se início a um esforço do Governo do Estado de SP, representado hoje pelo programa Respeito à Vida, gerido pelo Detran-SP e dedicado exclusivamente à coordenação de iniciativas voltadas à redução de sinistros e mortes relacionadas ao trânsito. Mas ainda há muitas vidas a serem salvas.

 

“Atualmente, o índice de mortes no estado de São Paulo está em 10,9 mortes por 100 mil habitantes. Compromissos internacionais, como a Declaração de Estocolmo, miram em redução de 50% das mortes e feridos no trânsito ao longo da década. Temos convicção de que o apoio técnico e as trocas que a rede vai proporcionar a estas cidades contribuirão positivamente rumo a este objetivo”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.

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Além do apoio específico às 20 cidades selecionadas, haverá atividades de capacitação abertas às mais de 300 cidades onde o Respeito à Vida está presente.

 

A seleção das cidades se baseou em critérios como o compromisso com redução de mortes e lesões no trânsito e com a redução das velocidades máximas em vias urbanas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Também foram consideradas a priorização dos modos ativos e coletivos e a disponibilidade de dados para o diagnóstico, entre outros fatores.

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A Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS) apoia o Ruas Completas SP como parte de seu compromisso de salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025. “Esta rede, focada em mobilidade e ruas seguras, está alinhada com outras atividades da Iniciativa Bloomberg no estado de São Paulo e em outras cidades do Brasil, voltadas à coleta e análise de dados, fiscalização e comunicação” avalia o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito no Brasil, Dante Rosado.

 

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Sobre as organizações parceiras

 

Frente Nacional de Prefeitos: Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Suprapartidária, tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

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Instituto Cordial: Think and do tank (centro de articulação e pesquisa) independente e apartidário que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.

 

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Respeito à Vida: Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Também é responsável pela gestão do Infosiga SP, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado de SP. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor e, em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

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Vital Strategies: A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Trabalhamos com governos e a sociedade civil em 73 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que abordam seus problemas de saúde pública mais prementes. Nosso objetivo é ver os governos adotarem intervenções promissoras em escala o mais rápido possível. Para saber mais, visite vitalstrategies.org ou no Twitter siga @VitalStrat.

 

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WRI Brasil: Instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 60 países. Para saber mais, acesse wribrasil.org.br.

 

Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito: A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/public-health/improving-road-safety/ (em inglês).

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