Connect with us

Geral

Campinas é primeira cidade do Brasil a se associar ao WCCD, site mundial

Publicado

em

A adesão de Campinas à plataforma World Council on City Data (WCCD), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette no final da tarde desta quinta-feira, dia 18 de junho. Ao ser o primeiro município do Brasil a associar-se à WCCD, Campinas passa a fazer parte de um time que reúne cerca de cem cidades do porte de Toronto, Dubai e Barcelona.
O próximo passo será o trabalho para certificar Campinas pela norma ISO 37 120, que trata da gestão estratégica para consolidação dos dados e de indicadores do município. A divulgação da inclusão de Campinas aconteceu no Hotel Vitória durante evento da Fundação Urbe 9 – entidade sem fins lucrativos formada por profissionais de diversas áreas para fomentar iniciativas, desenvolver o município e empoderar a sociedade, entre outros objetivos.
O prefeito de Campinas foi conferencista do evento e, na ocasião, destacou a importância da transparência dos dados em sua Administração. Lembrou, ainda, que vários projetos já foram desenvolvidos justamente para ampliar a coleta das informações e deixar o material acessível para a comunidade.
A nova parceria vai permitir expandir as informações sobre a cidade. Possibilitará, também, que esses dados sejam disponibilizados a nível mundial por meio da plataforma da WCCD, segundo os padrões da norma ISO 37 120.
Eu me comprometo a dar uma orientação retilínea para a participação de todas as secretarias”, frisou o prefeito sobre o compromisso com a certificação. E adiantou que na manhã desta terça-feira, dia 19 de junho, haverá uma reunião de trabalho com todo o secretariado e assessores sobre o processo que será realizado com a WCCD para a construção da certificação em Campinas.
As diretrizes da norma ISO 37 120 estabelecem definições e metodologias para a elaboração de um conjunto de indicadores municipais que orienta e mede vários fatores. Entre estes, estão a prestação de serviços, o ambiente de negócios, a qualidade de vida e o potencial de desenvolvimento sustentável da cidade. Os indicadores estão relacionados, entre outros, a setores como economia, educação, energia, meio ambiente, governança, finanças, saúde, esportes e lazer, transportes, telecomunicações e inovação e planejamento urbano.
Inovação e qualidade de vida
Inovação aplicada à realidade melhora a vida das pessoas”, destacou o prefeito Jonas Donizette durante o evento. Para ele, a tecnologia deve se traduzir no dia a dia das pessoas, no futuro, mas também com reflexos que melhorem o presente. “É preciso explicar para as pessoas o que a tecnologia vai trazer para a vida delas. A cidade marca a vida das pessoas e as pessoas marcam a vida das cidades. A Campinas que eu quero é a cidade onde as pessoas possam ter as oportunidades para desenvolver suas potencialidades”, afirmou, lembrando que a vocação de Campinas na área tecnológica deve ser utilizada para melhorar a qualidade de vida.
Um dos aspectos do levantamento proposto na parceria entre Campinas e a WCCD é organizar as informações de forma a que possam servir para atrair investimentos. Outro aspecto é reconhecer iniciativas e dados da própria cidade que podem levar a soluções locais para questões que precisam ser equacionadas.
Um dos diretores da Fundação Urbe 9, que fez a gestão para trazer a parceria para Campinas, o médico Eduardo Sancho destacou que ter indicadores com a chancela de organismos internacionais reconhecidos potencializará a possibilidade de trazer investimentos e iniciativas positivas para a cidade. Ele também elogiou o prefeito Jonas Donizette por ter “uma visão generosa e abrangente da cidade”, permitindo a associação ao WCCD.
Na reunião de trabalho desta terça-feira, o prefeito Jonas Donizette terá como convidadas a diretora da WCCD, Patricia McCarney, e a diretora da Toronto Foundation, Rosalyn Morrison, cidade que já desenvolve há cerca de trinta anos projetos de gestão diferenciada, que inspiraram a criação da Fundação Urbe 9 no Brasil.

Geral

Mata Santa Genebra abre inscrições para curso de condutores de visitantes

Publicado

em

Por

A Fundação José Pedro de Oliveira abre nesta segunda-feira, 25 de janeiro, inscrições para o curso de Formação Básica de Condutores de Visitantes da ARIE Mata de Santa Gebra. O curso será semipresencial e gratuito.

 

 

Para esta capacitação estão previstas 50 vagas. Os interessados podem se inscrever até 4 de fevereiro, no site da Fundação (www.fjposantagenebra.sp.gov.br), onde encontrarão, também, o edital com todas as informações sobre o curso.

 

A lista com os selecionados será divulgada até 10 de fevereiro no site e nas redes sociais da Fundação.

 

Moradores de áreas próximas à ARIE Mata de Santa Genebra e candidatos que tenham atuado como voluntários em Unidades de Conservação terão preferência na seleção para o curso. Serão priorizados, ainda, candidatos que manifestem o interesse em atuar como condutor de visitantes na ARIE Mata de Santa Genebra.

 

Certificados

 

Para ter direito ao certificado é preciso ter 100% de presença nas atividades do curso. Antes de fazer sua inscrição não esqueça conferir sua agenda e verificar a disponibilidade para as seguintes datas e horários: De 17 a 19 de fevereiro, das 19h às 22h – atividades a distância. Dia 20 de fevereiro, das 8h às 17h – Atividade presencial a ser realizada na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.

 

Edital de credenciamento

 

O lançamento do edital para credenciamento de condutores está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2021. A formação é um dos pré-requisitos para interessados em habilitar-se para atuar como condutor de visitantes na ARIE Mata de Santa Genebra.

 

O credenciamento de condutores visa atender ao crescente interesse pela visitação pública à Mata, garantir a oferta de uma experiência de visitação de elevada qualidade para a população e assegurar a conservação desse patrimônio ambiental que é a ARIE Mata de Santa Genebra.

 

O modelo proposto, além de possibilitar o aumento de oferta e variedade de atividades na área, presta uma importante contribuição para a sociedade em um momento de desemprego e crise econômica, uma vez que proporciona uma alternativa para geração de renda aos interessados em prestar os serviços de condução de visitantes.

 

Segundo a Portaria ICMBio 769/19, o condutor de visitantes é a pessoa física autorizada pelo ICMBio a atuar na condução de visitantes na unidade de conservação, desenvolvendo atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos nas áreas de visitação.

 

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br

 

SERVIÇO

 

Curso de Formação Básica de Condutores de Visitantes

 

Inscrições: 25 de janeiro a 4 de fevereiro

 

Como se inscrever: www.fjposantagenebra.sp.gov.br

 

Vagas: 50 vagas

 

Datas e horários: De 17 a 19/02/2021, das 19h às 22h – Atividades a distância. Dia 20/02/2021, das 8h às 17h – Atividade presencial na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.

 

Local: Sede Fundação José Pedro de Oliveira/Mata de Santa Genebra

 

(Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo – Campinas-SP)

 

Mais informações: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Seplurb promove palestra sobre Análise Automatizada de Projetos Verticais

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplurb) realiza nesta segunda-feira, 25 de janeiro, uma palestra para os técnicos da Prefeitura de Campinas que atuam nas áreas de análise de projetos urbanísticos. Os profissionais estão reunidos no Salão Vermelho do Paço Municipal para conhecer o sistema BIM (Building Information Modeling), um modelo de informações de construção que possibilita transformar as análises de projetos físicos em digitais.  

 

 

A exposição “BIM, cidades, impactos e oportunidades”  é do gerente da empresa GV BIM, Guilherme Valente, que atua na área de projetos, treinamentos e consultoria. Na palestra, Valente vai explicar como a Prefeitura poderá usar a tecnologia BIM para licenciar projetos arquitetônicos.

 

 

De acordo com o secretário da Seplurb, Renato Mesquita, para compatibilizar o Sistema BIM para aprovação de projetos será preciso usar os parâmetros da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPOUS) e do Plano Diretor Estratégico do município. 

 

 

“Com os parâmetros legais inseridos na plataforma BIM, o sistema compara as informações disponíveis na plataforma com o projeto enviado pelo profissional de arquitetura. Além disso, automaticamente, faz o cruzamento entre os dados dos projetos com a nossa base de dados inserida no programa BIM, identificando possíveis erros nos projetos,“ explica. 

 

 

 

Em linhas gerais o sistema BIM é a virtualização da construção. Um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o processo de construção de um edifício desde o planejamento até a fase de construção, operação e/ou manutenção dessa edificação. 

 

Oficina

 

Após a palestra, os técnicos da Prefeitura que atuam na aprovação de projetos vão participar de uma Oficina de Diagnóstico. O objetivo é analisar os fluxos atuais para identificar as dificuldades que geram lacunas no desempenho de análise de projetos. 

 

A partir desse levantamento será possível definir novos objetivos e metas, identificar os problemas de capacitação e construir estratégias capazes de preencher essas lacunas para garantir cada vez mais celeridade e transparência na aprovação de projetos pela Seplurb.

Continue Lendo

Geral

Spello Burger expande e ganha filial na cidade de Campinas/SP

Publicado

em

Por

O que já era bom, ficou ainda melhor! Em setembro do ano passado, a cidade de Valinhos, localizada no interior do Estado de São Paulo, ganhou uma deliciosa, saborosa e variedade opções de hambúrgueres. Inspirada em ingredientes e receitas da cidade italiana de Spello, a Spello Burger conquistou clientes, potencializou a sua marca, duplicou suas vendas, e atingiu toda a Região Metropolitana de Campinas.

Tamanho sucesso e credibilidade, resultou em um aumento significativo de novos clientes em várias cidades do interior paulista. A partir desta quinta-feira (28), a cidade de Campinas vai ganhar uma filial da hamburgueria que mais cresce na região. A Spello Burger Campinas irá funcionar apenas de forma delivery de quinta-feira à domingo, das 18h30 às 22h.

Para mais informações, entre em contato pelo WhasApp (19) 3296 4449 ou pelo site https://app.menudino.com/spellocps. Para solicitar o seu pedido, o cliente também tem a opção pelo Ifood, ou aplicativo próprio.

VALINHOS

Em Valinhos, o Food Truck Spello Burger funciona de quinta-feira à domingo, das 18h às 22h. O empreendimento fica na Rua Vico Levrero, 370 – Jardim dos Manacás. Para mais informações, através do WhasApp (19) 9 8203 3960 ou pelo site https://app.menudino.com/spello.

SPELLO BURGER

Viajar sempre foi e será uma das melhores terapias a se praticar durante a vida. Conhecer, explorar e desbravar novos horizontes enriquece nossa cultura e abre possibilidade para o novo. Em julho de 2019, a agitada rotina do casal Henrique Iasbech, fisioterapeuta, e de Maria Peralva, produtora de eventos, foi quebrada graças a uma inesquecível e prazerosa viagem pela Itália.

E foi durante essa enriquecedora experiência que entre as várias cidades italianas que eles conheceram, estava a pequena e acolhedora Spello, localizada na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de oito mil habitantes. Com lindas varandas florais e espetaculares vitrais, as ruas estreitas da acolhedora cidade escondem deliciosas cantinas e hamburguerias. Sim, hamburguerias!

Apaixonado por gastronomia, logo Henrique ficou encantado com a qualidade e sabor do molho dos hambúrgueres. Isso foi o gatilho para recriar, com o toque brasileiro, uma nova experiência. Assim que retornou ao Brasil, e durante um ano, ele resolveu experimentar várias combinações de ingredientes, até chegar o mais próximo possível do molho italiano. E, chegou!

Suspeita em opinar e apaixonada pelo marido e suas receitas, Maria foi a cobaia de sua experiência, que tão logo aprovou, resolveu chamar parentes e amigos para degustar os hambúrgueres com o molho artesanal. Extasiados com a novidade, Henrique deu a oportunidade para que seus amigos tivessem a oportunidade de conhecer Spello, apenas através do paladar.

Localizado em Valinhos, cidade do interior do Estado de São Paulo, o Food Truck – matriz – do casal, traz não apenas as cores italianas, mas, todo o sabor e especiarias do melhor hambúrguer italiano, agora no Brasil.

Continue Lendo









<





Populares