Connect with us

Geral

Campinas dá início a terceira etapa da vacinação contra a Influenza

imagem 54

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta quarta-feira, dia 9 de junho, e vai até 9 de julho, em todos os centros de saúde de Campinas. Essa fase incluirá pessoas com comorbidades (doenças crônicas), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. O público-alvo estimado é de 88,5 mil pessoas. 

 

Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar relatório médico ou receita de medicamento que comprove a condição. Os trabalhadores precisam levar um comprovante de que atuam nas categorias incluídas na Campanha. Importante levar também a carteira de vacinação, se tiver, e um documento de identidade com foto. 

Advertisement

 

Segundo a enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Patrícia Rigo, a Campanha é extremamente importante porque a vacina previne quadros respiratórios graves que podem evoluir a óbito. “A imunização também colabora no diagnóstico diferenciado da Covid-19 e tem reflexo na redução da sobrecarga no sistema de saúde, já impactado pela pandemia do novo coronavírus.”

 

Advertisement

A vacina é em dose única e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. 

 

A Secretaria de Saúde alerta que as pessoas devem priorizar a imunização contra a Covid-19, aguardar 14 dias, para só depois se vacinar contra a gripe. 

Advertisement

 

 

Sobre a Campanha

Advertisement

 

A Campanha teve início em 12 de abril e até agora já foram vacinadas 139.650 pessoas. Foram 1.119 puérperas (62,2% do público-alvo que é de 1.798 pessoas), 41.299 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (51,8% de 79.705), 5.264 gestantes (48,1% de 10.937), 25.516 trabalhadores da saúde (48,6% de 52.454), 62.728 idosos (30,5% de 205.802) e 3.724 professores (27,9% de 13.336). 

 

Advertisement

Pessoas dos demais grupos prioritários que ainda não tenham se vacinado, podem procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência para se imunizar. As diferentes etapas são cumulativas e a entrada de grupos novos não exclui os anteriores. 

 

Para encontrar o posto de vacinação mais próximo de casa, as pessoas devem acessar o endereço https://zoneamento.campinas.sp.gov.br/saude.php?nome_campanha=Campanha%20Influenza%202021 e informar a localização da residência. Aparecerá uma janela na tela, com informações dos centros mais próximos, horários de vacinação e se possuem ou não vacina. Não é necessário fazer agendamento.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare