Connect with us

Geral

Campinas conquista 4º lugar no Desafio Lideranças Públicas Negras

imagem 65

Com o projeto “Ações Afirmativas no Serviço Público: Uma Urgência”, Campinas conquistou o 4º lugar no “Desafio Liderança Públicas Negras”, organizado pela Catálise Social, em parceria com Arapyaú, Humanize, Fundação Lemann e República.org . A escolha foi por voto popular.

O Desafio visa evidenciar iniciativas no País que estão gerando oportunidades em posições de liderança para profissionais negros no setor público e também propor soluções governamentais com recorte racial para o combate efetivo das desigualdades e do racismo estrutural. 

A cidade foi representada por Eliane Jocelaine Pereira, que atualmente é secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, mas que esteve, também, à frente da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. 

Advertisement

A iniciativa apresentada por Campinas foi o processo de ampliação e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial, que envolveu a instituição da Lei de Cotas para negros, a Elaboração do Plano Municipal de Igualdade Racial e a implementação do Museu da Paz. 

De acordo com Eliane Jocelaine, o projeto “Ações Afirmativas no Serviço Público: Uma Urgência” foi desenvolvido com a participação de várias secretarias e parcerias e engloba uma série de programas e políticas implementadas na Prefeitura de Campinas nos últimos anos. 

“Agradeço imensamente às centenas de pessoas que concederam seu voto e auxiliaram na ampliação da visibilidade do trabalho realizado em Campinas nos últimos anos. Inúmeras pessoas fizeram parte, direta ou indiretamente, deste processo, e devem sentir-se parte deste reconhecimento que é feito à política pública de igualdade racial em Campinas.” disse.

Advertisement

“Para a continuidade deste trabalho, a meta é a aplicabilidade ampla da Lei de Cotas nos próximos concursos públicos do município e também a criação de um Comitê Permanente de Políticas Afirmativas no âmbito da Administração Municipal, com o objetivo de implementar políticas de inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo aos servidores negros, mulheres e pessoas com deficiência e elaboração de estratégicas que estimulem a maior participação desses servidores em cargos de liderança.” completou a secretária.

As cinco iniciativas finalistas podem ser conhecidas no endereço www.catalise.social/banco-de-ideias/categories/desafio-liderancas-publicas-negras .

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare