Connect with us

Geral

Campinas começa a vacinar novo grupo contra a gripe nesta segunda-feira

imagem 88

A partir desta segunda-feira, 9 de maio, um novo grupo formado por indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades passa a receber a vacina contra a gripe (Influenza) nos centros de saúde da cidade. O imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

 

Por pessoa com comorbidade entende-se aquela portadora de doença respiratória crônica, como pessoa com asma que faz uso de medicamento; doença cardíaca crônica, como pessoa com hipertensão arterial sistêmica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes em uso de medicamentos; obesidade grau 3; transplantados; e portadores de trissomias. 

Advertisement

 

Grupo anterior

 

Advertisement

Pessoas a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; além de gestantes e puérperas (mulheres no período de pelo menos 45 dias após o parto), pertencentes ao primeiro grupo contemplado e que ainda não receberam a imunização, também podem procurar as unidades de saúde para receber a dose contra a gripe.

 

Gestantes

Advertisement

 

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a gripe em gestantes no município. Até o momento, 1.308 grávidas se vacinaram. A expectativa é vacinar em torno de 11 mil.

 

Advertisement

“A gripe pode evoluir com maior gravidade em gestantes e levar à morte. Por isto é muito importante que elas se vacinem. Inclusive a vacina também protege o bebê”, afirma a articuladora do Programa de Imunização, Chaula Vizelli.

 

Ela reforça que a vacina da gripe usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença causada pelos três tipos de vírus contidos na vacina.

Advertisement

 

Sarampo

 

Advertisement

E Campinas dá continuidade, ainda, à campanha de prevenção do sarampo, com a vacinação direcionada às crianças menores de cinco anos de idade e aos  profissionais da saúde.

 

“Importante reforçar que as vacinas de sarampo e influenza podem ser aplicadas simultaneamente. Muitos pais estão receosos e acabam aplicando apenas influenza”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Campinas, Chaula Vizelli, em relação aos grupos incluídos para tomar as duas vacinas.

Advertisement

 

Balanço

 

Advertisement

Até a última sexta-feira, 6 de maio , a Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 139.095 pessoas contra a gripe e o sarampo. Foram imunizadas 130.923 pessoas contra a gripe e 8.172 para a prevenção ao sarampo.

 

Números

Advertisement

 

Gripe

 

Advertisement

97332 idosos

22920 trabalhadores de saúde

9032 crianças

Advertisement

1308 gestantes

331 puérperas

 

Advertisement

Sarampo

 

816 profissionais de saúde

Advertisement

7896 crianças

 

Mais informações: https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare